Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Interface serial entre PIC, GPS e GSM


Plateu

Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom dia, pessoal, tudo bem?

Estou montando um circuito que deverá ter uma interface de comunicação entre um PIC (provavelmente será o 18LF4550 ou o 18F4680), um módulo GPS (Fastrax UP501) e um módulo GSM (provavelmente será o Siemens TC35i ou o SIMCOM SIM900).

Fiz uma plaquinha para o módulo GPS e ele está funcionando perfeitamente. O led de PPS (pulse per second) está pulsando da forma correta indicando que há sincronismo com a gama de satélites disponíveis. Entretanto, ao tentar comunicar a serial do GPS com o PIC 18F4680 eu só tenho lixo que chega no serial. Fuçando um pouco, descobri que a serial do PIC trabalha com 5V TTL (Nivel lógico 0 para 0~0.8v e nível lógico 1 para 4~5.5) enquanto o GPS trabalha em TTL 3.3v

VIL: -0.3V…0.8V, VIH: 2.0V…3.6V,

VOL:-0.3V…0.4V, VOH: 2.4V…3.2V

Sendo assim, eu precisaria converter esse sinal usando um conversor de nível lógico (acho que o MAX3232 serviria, mas ele é fod@ de achar). Como tenho um PIC18LF4550 aqui em casa acho que se eu usá-lo com 3.3v (funciona de 2 até 5.5v) eu resolveria este problema, certo?

Um outro ponto que está pegando é o seguinte: O módulo GSM Siemens TC35i opera com os seguintes níveis na serial:

"TC35i offers an 8-wire, unbalanced, asynchronous serial interface conforming to ITU-T V.24

protocol DCE signaling. The electrical characteristics do not comply with ITU-T V.28. The

significant levels are 0V (for low data bit or ON condition) and 2.65V (for high data bit or OFF

condition). For electrical characteristics please refer to Table 23."

Na tabela 23, temos o seguinte:

Diante de tudo isso, se eu colocar o 18LF4550 para operar em 3.3v (tal como os Arduinos) eu poderia usar Siemens TC35i sem problemas, ou seja, conectando o TX do TC35i diretamente ao RX do PIC?

Caso alguém tenha alguma outra solução eu estou aberto a discussões.

Um grande abraço a todos,

Pedro Rosa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha o datasheet do PIC, se a range de tensão abranger os 3.3 volts, então pode alimentar o PIC com 3.3 e ligar diretamente no módulo SIM900 sem problemas (RX-TX). Eu só não utilizei assim porque a bateria backup seria de celular e não iria ter muita autonomia. Por isso usei um conversor de 5v pra 3v e vise-versa.

Um forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!