Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ao ligar meu computador abre uma tela preta com a seguinte mensagem:

"O windows não pode ser iniciado porque o seguinte arquivo está ausente ou corrompido: \WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM. Você pode tentar corrigir este arquivo executando o programa de instalação do windows por meio do CD-ROM ou disquete de instalação original. Selecione "r" na primeira tela para iniciar a correção".

Coloquei o CD com o windows XP no drive de CD e cliquei a tecla "R". Apareceu uma tela azul (Instalação do windows) com três opções. Optei pela segunda: "Para reparar uma instalação do Windws XP usando o console de recuperação, pressione R".

Abriu uma tela preta com a mensagem:"A qual instalação do Windows você deseja se conectar". Digitei "1", o qual corresponde a "C:\WINDOWS".

Abriu uma tela preta com a seguinte mensagem:"O Registro do sistema não parece ter uma chave ControlSet ativa. O Registro do sistema pode estar danificado. Se o sistema não estiver sendo iniciado corretamente,tente reiniciá-lo com a última configuração válida ou tente reparar a instalação do windows com as opções de reparo e restauração do Programa de Instalação.

C:WINDOWS>_"

Qual a opção de reparo ou restauração que devo adotar nesse caso?

Se alguém tem ciência desse caso, por favor me dê uma ajuda.

Obrigado, SiRBFilho.

Postado

digite o seguinte linhas, pressionando ENTER após digitar cada linha:

MD tmp

copy c:\windows\system32\config\system c:\windows\tmp\system.bak

copy c:\windows\system32\config\software c:\windows\tmp\software.bak

copy c:\windows\system32\config\sam c:\windows\tmp\sam.bak

copy c:\windows\system32\config\security c:\windows\tmp\security.bak

copy c:\windows\system32\config\default c:\windows\tmp\default.bak

del c:\windows\system32\config\system

del c:\windows\system32\config\software

del c:\windows\system32\config\sam

del c:\windows\system32\config\security

del c:\windows\system32\config\default

copy c:\windows\repair\system c:\windows\system32\config\system

copy c:\windows\repair\software c:\windows\system32\config\software

copy c:\windows\repair\sam c:\windows\system32\config\sam

copy c:\windows\repair\security c:\windows\system32\config\security

copy c:\windows\repair\default c:\windows\system32\config\default

exit

Reinicie o pc.

Postado

Caso a dica do amigo acima não funcione, tente fazer a reparação pelo CD, mas não pelo console, prossiga como se fosse reintalar o SO (ignore essa primeira opção de aperta "R" e escolha "Instalar Windows XP", mais ou menos isso), vá seguindo os passos até chegar na tela das partições e escolha a partições do seu SO, o programa de instalação vai detectar seu SO antigo e vai perguntar se quer instalar por cima ou reparar, então aperte "R" pra fazer a reparação, seu sistema vai ser reintalado, mas sem apgar seus dados pessoais como Videos, musica, fotos, etc... Pode que algum programa que utilize no Pc deixe de funcionar ou não funcione corretamente após a reaparação, nesse, nesse caso terá que reinstale o programa. Depois posta ai o resultado.

Postado

Obrigado, Djoni Filho, mas após digitar as linhas sugeridas, inclusive "exit", o computador voltou para a tela azul com as três opções.

CSTriffe, segui sua orientação, mas a tela de partições só apresenta as seguintes opções: 1) Para configurar o Windows XP no item selecionado, pressione ENTER.

2) Para criar uma partição no espaço não particionado, pressione C.

3) Para excluir a partição selecionada, pressione D.

OBS: O item selecionado na tela abaixo é: C: Partição 1 (NTFS) 476938 MB <448319 MB livres>

Nesse caso, qual o procedimento a ser adotado?

Obrigado pela cooperação de vocês.

Postado

SiRBFilho, se deu certo os comandos, o Windows foi restaurado. Continua informando que o system tá ausente ou corrompido?

Se sim, segue explicação sobre o procedimento que você perguntou, do CStriffe: Você vai clicar na primeira opção. Isso fará instalar o windows por cima.

Postado

Então amigo, pelo que entendi, o programa de instalação não está detectando seu antigo SO, ou seja, deve ter mais algum problema além do system corrompido ou ausente, nesse caso os arquivos faltantes ou corrompidos devem ser substituidos manualmente através do Console (o procedimento que o colega Djoni Filho passou), mas é bem provavel que o sistema não tenha reparo. Se fizer a instalação por cima, vai instalar o sistema em uma raiz diferente da já encontrada no disco, por exemplo, o padrão é C:\WINDOWS, no caso o SO vai instalar em um outro caminho, tipo C:\WINDOWS1, dessa forma vão ficar dois SOs instalados na máquina sendo que apenas o novo funcionará (se selecionar o antigo vai dar o mesmo erro), recomendo fazer isso apenas para tentar recuperar seus documentos e dados pessoais da instalação antiga, depois que tiver tudo salvo em um local seguro, formate tudo e reinstale do zero. Qualquer coisa poste novamente.

Postado

Meus amigos, Djoni Filho e CSTriff, com os comandos digitados consegui inicializar o XP, mas perdi todos os meus arquivos em Meus Documentos. Minha área de trabalho ficou com alguns atalhos que não levam a nada. Não restou nenhum programa instalado anteriormente. Estou sem acesso à internete.

Pelo visto vou ter de reinstalar tudo, não é isso?

Tem como recuperar meus arquivos?

Obrigado se puderem me ajudar. (sou um principiante nessa área)

Postado

Então amigo, quanto aos programas o mais certo é reinstalar mesmo, pois mesmo que não tenham sido "estragados" totalmente, pode ser que não funcionem do modo correto, pois nos arquivos de sistema existem informações sobres eles, no caso de subistituição para reparo, por exemplo, vai tudo embora. Quanto ao arquivos que perdeu, onde estavam salvos? Meus documentos? Se for, de uma olhada na pasta C:\Documents and Settings\nome do seu usuário , veja se encontra algo nessas pastas. Qualquer coisa posta novamente :joia:

• 4 anos depois...
  • Membro VIP
Postado

Bom dia.

Vou reviver aqui por um bom motivo.

Fiz o tutorial de um site e funcionou. É assim:

Usar um Live CD ou Hiren's boot com Mini XP.

Ir no HD do sistema e fazer o seguinte:

"copiar o arquivo C:\Windows\Repair\SYSTEM para C:\Windows\System32\Config\SYSTEM. A pasta \Windows\Repair tem um backup de alguns arquivos principais do Windows."

Dá pra fazer com o CD do Windows. Entre no modo de reparo. Ao abrir o prompt, digite:

delete c:\windows\system32\config\system

copy c:\windows\repair\system c:\windows\system32\config\system

Fonte: https://bruno9988.wordpress.com/2010/06/07/o-windows-xp-nao-pode-iniciar-porque-o-seguinte-arquivo-esta-ausente-ou-corrompido-windowssystem32configsystem/

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!