Ir ao conteúdo

Como ligar fonte atx de pc em notebook

MJCastro

Posts recomendados

Postado

Estou a tentar recuperar uma placa mãe de um notebook hp g7000 (Ibl80 LA-3732P), já não tenho o carregador, mas tenho bateria (10,8v) e gostava de saber se posso ligar uma fonte de pc atx. Se ligar os fios +5v/-5v obtenho 10v. É possivel ligar o notebook directo, sem bateria, através deste processo? visto que tenho os 10V e não tenho 10,8v?

O minha idea era usar este notebook antigo como média center com fonte interna.

Postado

Não é aconselhável, pois os carregadores de bateria jogam uma tensão maior do que o nominal da bateria, algo semelhante ao que ocorre com bateria de carro. O alternador joga 14,3V para uma bateria de 12V. Aconselho o Senhor adquirir um carregador novo. Mais seguro e eficiente.

Postado

Não há maneira de saber a tensão que a placa mãe necessita para funcionar?

A idea era aproveitar a fonte para ligar outros perifericos (coolers ....)

aceito sugestões

Postado

Num notebook, as tensões são como numa mobo de PC. A diferença é que o controlador de tensão é um conjunto eletrônico integrado a partir do soquete de tensão da fonte. Logo, fica muito difícil voce tentar acertar as tensões, sendo isso ocorre dentro deste circuito. O trabalho e o risco que isso dá não compensa, a meu ver, o risco de queimar a mobo, para ter uma economia pífia ao comprar um carregador. A fonte pode ser reaproveitada num PC, num notebook, parece ser pouco prático.

Postado

Podia explicar melhor? Uma placa mãe de um pc ou note não funsionam da mesma forma?

os reguladores de tensão não estáo na fonte? qual a diferença entre elas? um carregador não é uma fonte?

Quanto ao trabalho e o risco estou disposto a arriscar...

O meu projecto é fazer um media center a partir desta placa mãe.

obrg

Postado

A fonte tem 2 tensões fixas a partir dos conectores: 5V e 12V. Logo, numa mobo de PC, tens facilidades para usar de forma objetiva, a aplicação da tensão, tanto por conectores, quanto por adaptações, até mesmo soldáveis em circuitos conhecidos. Num notebook, estas adaptações são mais dificeis, caso não disponha do diagrama elétrico da ligação do carregador. Um carregador não é uma fonte, como o próprio nome sugere. O carregador tem um regulador de tensão na mobo, a partir do plugue. A fonte tem tesão especifica que é separada na mobo. Esta não minha área de conhecimento especifico, logo, não tenho todos os recursos de conhecimento para lhe orientar com uma maior precisão. Nosso colega faller é uma sumidade no assunto. Mas, experiência adquirida, não estimulo estas praticas. O custo/beneficio nunca é favorável. Se conseguires estimular faller a lhe ajudar, terás uma mente privilegiada a lhe auxiliar no sseu intento.

Postado

Estive a fazer umas pesquisas e vi que era possivel adaptar uma fonte de pc para 19v que é o que a hp sugere (18.5v-19v) (3,5A ou 4,7A).

http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?/topic/296610-fonte-de-pc-para-notebook/

Só não sei se dá para notebook.

Existe outra forma?

Tenho material electronico para fazer a modificação, se alguem com mais experiência me pudesse orientar agradecia..

• Membro VIP
Postado

Por partes, desde lá no início:

Se usares a tensão de + 5Volts e de - 5 Volts de uma fonte sim vais ter no total, de ponta a ponta 10 Volts, mas limitado a parcos 0,5 Amperes, pouco mais ou pouco menos, que é a capacidade da fonte de -5 Volts. Somado a isso a maioria das fontes modernas para PC nem mais tem a tensão de -5 Volts..

Um notebook tem, do lado de fora, um carregador de sua bateria... Do lado de dentro tem um conversor que tem a responsabilidade de tomar dessa energia da bateria, cuja tensão varia, estando ela mais ou menos carregada, e transformar essa tensão nas tensões corretas e estáveie de que o note necessita..

A melhor solução sempre é adotar um carregador externo, como foi concebido o note. Por isso não invente. Procure ai o carregador ideal.. http://www.nodaji.com.br/categoria/fontes-fontes-para-notebooks

A bateria do note, mesmo sem ter muita capacidade, de ter perdido a mesma com o tempo, sempre é um bom elemento de filtragem, quase que isolando a energia da rede elétrica daquela que vai alimentar o conversor interno do note..

A ideia de transformar uma fonte de PC em um carregador para note definitivamente não é uma boa ideia não, pelo trambolho e pela tensão requerida. Esse tipo de fonte foi projetado para operar em 12 Volts e sim podes "puxar" a mesma para uma tensão diferente, pouco maior . Mas veja, 19 Volts é mais de 50% maior que a tensão de projeto..

Não é muito simples se modificar essas fontes chaveadas. Só como exemplo ela trabalha com tensões da ordem de 320 Volts em seu primário e isso não é pouca coisa para se brincar..

• Membro VIP
Postado
Veja este site:http://py2mao.qsl.br/artigos/projetos/font_chav_20a.php

não seria possivel? se colocar o Diodo Zener de 13 Volts..... não teriamos na saida

5+0,7+13=18,7 Volts

Estou certo??

Eu mesmo já fiz esse tipo de alteração, para conseguir 13,8 Volts, e de fato, enganas a fonte desse modo ai..

Mas veja se entende o que vou te explicar..

Fontes chaveadas tem uma alimentação primária de 320 volts DC que são chaveados em alta frequência de modo a induzir energia em um transformador de ferrite, com primário adequado a esses 320 Volts e secundário adequado (com a relação de espiras correta) para entregar 12 Volts, por exemplo, na saída...

Para ajuste da potência entregue esse sistema faz uso da modulação por largura do pulso desse chaveamento..

É desse modo que a fonte consegue manter 12 Volts mesmo com pouca carga e também manter os 12 Volts com muita carga...

A modulação em largura de pulso consegue portanto, em larga faixa de corrente de saída, compensar e manter estáveis esses 12 Volts.

Para conseguir dessa fonte que ela possa entragar 19 Volts ao invés de 12 Volts o correto seria mexer na relação de espiras do transformador e deixar a modulação PWM responsável pela establidade da fonte..

Podes sim usar da modulação PWM para algum ajuste de menor valor como é esse dai, que leva a tensão de 12 para 13,8 Volts (são somente 15% a maior de tensão)

Elevar de 12 para 19 Volts, como já lhe falei, é uma variação de mais de 58%.. Vais retirar da fonte toda e qualquer chance dela bem regular e, pior de tudo, se não cuidares poderás exigir mais tempo de condução dos transistores, do que aquele tempo limite que eles tem, para equilíbrio magnético desse sistema.. Tanto alargas o pulso, na busca de maior tensão (buscar 19 Volts em um enrolamento que foi calculado para 12 Volts) que ele pode levar ao colapso dos transistores chaveadores...

Podes tentar.. É bem possível que vá operar, mas existe uma ótima chance dos transistores fazerem fumaça..

Se operar é bem possível que eles, os transistores, não terão condições de bem manter estáveis esses 19 Volts, que cairão conforme a corrente exigida..

Pode acontecer também que ao exigir mais corrente, os transistores simplesmente abram as pernas...

Não sou eu que vou lhe desestimular a experimentação.. Experimente, mas sem seu note, trabalhe com alguma carga para simulação.. Meça todas as variáveis.. Esse tipo de enjambre poderá apresentar diferentes resultados em função da fonte que vais usar.. Diferentes fontes, diferentes resultados..

Postado

Ja pesquisei um pouco, encontrei gente com a mesma duvida, este assunto esta pouco explicado por isso agradecia que me ajudassem com este tópico

Obrigado pela explicação, ainda tenho pouca experiecia nesta parte da eletronica e este tipo de explicação ajuda um pouco a entrar no caminho certo.

Visto que o material que vou usar estava de facto parado a espera de ir para a sucata, vou tentar, mas antes vou dar uma pesquisa para ficar dentro do assunto.

Só vou necessitar de corrente na escala de 3,5A a 4,17A e como fonte esta preparada para 15A na saida +12v acho que vou tentar experimentar...

Ja agora pode me dar algum conselho ou alguns sites para me encaminhar?

Qual a melhor forma de testar a estabilidade da fonte? quer a nivel de tensão quer a nivel de corrente?

Obrigado pela paciência e ajuda

Temos que começar por algum lado...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!