Ir ao conteúdo

Dúvida em cartucho HP recarregado

Posts recomendados

Postado

Ocorreu nesses últimos dois meses um fato que eu queria saber com quem tem experiencia em cartuchos HP recarregados o que pode ter acontecido.

Recarreguei um cartucho HP 17 novo e original( similar ao HP23,que funciona na Deskjet 810C) colorido em uma loja perto de casa, já tinha recarregado antes lá, mas apenas o preto (HP 15).

Na primeira vez que carreguei, após 30 dias o cartucho parou de imprimir o amarelo, levei na loja e a atendente disse que a cor estava vazia. Eu imprimo muito pouco em colorido, então questionei e ela me disse que a cabeça de impressão "injetou" a tinta no processo de limpeza automáticamente no recipiente de retorno ( fica no lado direito da impressora ). Eu achei um absurdo, mas mesmo assim verifiquei e constatei que o recipiente estava "melado de tinta" já meio pastosa, mas de cor preta.

Queria saber se houve algum erro na recarga pois não deveria ser tanta quantidade de tinta descartada nesse processo.

Postado

Comprei um kit de recarga e já estou apanhando. Sei que os dois cartuchos HP 17 que eu tenho devem estar ruins, mas mesmo assim fui tirar a prova recarregando eu mesmo.

Para quem nunca recarregou: esteja preparado ! Montes de papel higienico e jornal cobrindo tudo pois a chance de acontecer sujeira é grande. É bom ter na mão também: palito de dente,papel toalha, água destilada e dois copos descartáveis. Se tiver Veja uso geral é bom pois limpa bem a tinta das mãos.

Recarreguei o primeiro e atá que foi fácil, pois já tinha sido remanufaturado e aí veio a primeira dúvida: alguns tutoriais mandam fechar bem esses buracos e eles estavam abertos, sem nada protegendo, só um selinho indicando a data da recarga anterior.

Limpei a cabeça com o Cleaner que veio no kit e comecei.

Para ver a cor a tática do palito funciona bem, é só colocar e ver. Depois de encher deu prá ver um erro fundamental: mesmo tendo colocado pouca tinta em cada cor (3 ml ) não dá para saber se é muito ou pouco. Como não saiu nada, coloquei mais 3ml em cada cor e aí deu prá ver o desastre: vazamento de tinta total na cabeça. Fui tentar remediar usando o snapfill ( que é uma seringa adaptada com suporte vedando para fazer vácuo na cabeça) mas simplesmente não funcionou. Mandaram seringas pequenas de 5 ml e aí não teve jeito: virei o cartucho e a tinta saiu pelo furo de entrada. Tirei tudo até parar, mas mesmo assim continuou vazando: pergunto: qual o motivo ? Pois eu ví em uma tabela que nesse cartucho cabem 24 ml ! ( devem ser 3x8ml ) e a tinta não transbordou quando enchí.

O outro cartucho HP 17 estava só com o vermelho falhando e eu coloquei 3ml só dessa cor.

Passando no papel saem as 3 cores, mas na impressora não sai vermelho, só amarelo e azul.Queimou o circuito ?

Bom foi essa minha experiencia com a recarga de cartuchos. Acho que com a Black não deve ter tantos problemas. E quanto ao snapfill é só comprar uma seringa maior ? Precisa ser muito grande ?

Postado

Acho que voce não fez o processo de acordo ou seu cartucho está ruim, voce viu a video aula do cara? Rapidinho né e sem sujar nada.

Quanto a capacidade, está é em ml, e as seringas tem graduação, basta aspirar tinta de acordo com o seu cartucho, como é dito lá, não pode encostar no fundo (faça um ensaio antes pelo lado de fora do cartucho para ver quanto entra de agulha) e a medida que vai injetando tem que ir puxando para fora a agulha.

Postado

Comprei uma seringa maior, de 20 ml e aí deu certo a manobra de despressurizar o cartucho usando o snapfil , Inclusive ( por coincidência acabou o cartucho black HP 15 ) enchí esse cartucho que tem um problema, pois o furo de carrregamento a fica abaixo do nível de enchimento. Nesse caso fui orientado a vedar o furo de enchimento com cola quente. Comprei um equipamento desses baratinhol e aí fiz o processo de despressurização com o snap fill e eststá funcionando sem vazar. Na pressurização é quase impossível não sujar nada pois a borracha do snapfill não veda 100%. Ah, os copos descartáveis são para ajudar a limpar as seringas depois do uso.

Postado

Só para fechar o tópico vou passar minhas conclusões:

1) é vantajoso sim ter um kit de recarga de boa qualidade, pois mesmo um kit completão como o que eu comprei ( 60ml, cyano,magenta,yellow, 100 ml black, 5 seringas 5ml, 2 snapfill-para 15/17/23 e 901, 250 ml cleaner) paguei R$ 66,00, com desconto, R$ 62,00, mais R$ 3,60 uma seringa de 20 ml e R$ 15,00 em uma pistola de cola quente=total de R$ 80,60.

Poderei fazer pelo menos 15 recargas color e 10 recargas black. Compensa de longe o gasto todo

2) para quem usa pouco como é meu caso e para não passar a validade dos produtos ( dois anos segundo o fornecedor), mas prefiro não considerar mais que 6 meses que é o prazo de produtos consumíveis depois de abertos, por isso é bom comprar um kit com pouca tinta

3) os vídeos não mostram, mas é impossível não vazar nenhuma tinta. Tem que ter um lugar apropriado para trabalhar.

4) uma dica que meu fornecedor passou e eu achei muito boa é ter um tipo de morça ( aqueles de apertar peças). Serve para dar uma ligeira "espremida" no cartucho, assim forma o vácuo necessário, talvez com isso não precise do snapfill

5) a última dica é guardar tudo bem limpo e seco e em lugar inacessível para crianças e curiosos

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
ela me disse que a cabeça de impressão "injetou" a tinta no processo de limpeza automáticamente no recipiente de retorno ( fica no lado direito da impressora ).

Eu nunca tinha observado tal recipiente numa impressora HP. Aqui é uma Deskjet 710C, que também usa cartuchos HP 15 e HP 23.

Imagino que, nas limpezas de cabeças de impressão, as impressoras HP economizam muito mais tinta do que as Epson. Talvez parte da tinta usada evapore logo, devido à quentura do dispositivo termoelétrico. Eu nunca ouvi falar de travamentos de impressoras HP, como acontece com as Epson para alertar o usuário da necessidade de trocar a almofada (espuma) coletora de resíduos e impedir um funcionamento inadequado.

verifiquei e constatei que o recipiente estava "melado de tinta" já meio pastosa, mas de cor preta.

Provavelmente a cor preta que você viu é o resultado de uma mistura das quatro cores CMYK.

Postado

Ok. Agradeço a resposta e a afirmativa da atendente de que o processo é normal lógicamente não deve ser verdade, não ao ponto de acabar com a tinta de um cartucho recarregado HP17, que tem um volume de tinta muito maior que os cartuchos atuais e , como eu afirmei, uso muito pouca impressão colorida ( umas 10, 15 páginas naquele mes que acabou a tinta, depois de uma recarga, o normal é imprimir pelo menos 300 pg com uma carga completa).

A conclusão é que a recarga não deve ter sido feita de forma correta, devemos tomar cuidado onde recarregamos .

PS: a loja se prontificou a recarregar novamente e sem cobrar, mas menos de um mês depois o cartucho parou de vez, foi quando fiz a recarca que eu fiz no HP 17.

• Membro VIP
Postado
Sei que os dois cartuchos HP 17 que eu tenho devem estar ruins,

Ruins em que sentido? Até agora eu só consegui perceber dois problemas para cartuchos HP: ou ele está queimado ou ele está entupido. Apesar de que é verdade que alguém já falou que um cartucho pode ir queimando ao poucos.

Para quem nunca recarregou: esteja preparado ! Montes de papel higienico e jornal cobrindo tudo pois a chance de acontecer sujeira é grande.

Fazer o trabalho em cima de um plástico grosso (de cobrir mesa) ajuda bastante. Ou em cima de um vidro. Pois nessas superfícies a tinta não penetra e não adere, sendo facilmente removível com água.

É bom ter na mão também: palito de dente,papel toalha, água destilada e dois copos descartáveis.

É a primeira vez que estou ouvindo recomendarem "água destilada". Não sei o quanto tem a ver, se tem a ver, mas eu sabia de ser sugerida a aplicação de "água de-ionizada".

Se tiver Veja uso geral é bom pois limpa bem a tinta das mãos.

Vi pessoas amedrontarem outros quanto à toxidade dessas tintas para impressoras jato de tinta. Algo como: "se não está no papel, se estiver na pele, por exemplo, é o bicho papão!".

Limpei a cabeça com o Cleaner que veio no kit e comecei.

Na falta do Cleanner, sugerem Veja "multi-uso" para isso também.

Mandaram seringas pequenas de 5 ml e aí não teve jeito: virei o cartucho e a tinta saiu pelo furo de entrada. Tirei tudo até parar, mas mesmo assim continuou vazando: pergunto: qual o motivo ? Pois eu ví em uma tabela que nesse cartucho cabem 24 ml ! ( devem ser 3x8ml ) e a tinta não transbordou quando enchí.

Aqui aconteceu parecido, com um cartucho preto HP 15. Aconteceu que eu quebrei a peça que tampava o buraco da parte traseira do cartucho. A peça entrou lá, no cartucho, e ficou. O cartucho ficou vazando pela cabeça de impressão também. Como se os bicos injeção tivessem perdido a capacidade de se fecharem.

O outro cartucho HP 17 estava só com o vermelho falhando e eu coloquei 3ml só dessa cor.

Passando no papel saem as 3 cores, mas na impressora não sai vermelho, só amarelo e azul.Queimou o circuito ?

Aqui tem um HP 23 que estava se comportando assim, e hoje ainda está com o vermelho muito mais falho do que as outras duas cores, depois que eu investi mais de uma tarde em tentar melhorá-lo. Além de eu fazer sucção na cabeça de impressão com um pé de borracha, o que adiantou praticamente nada, pressurizei o ar que há sobre a tinta no interior do cartucho, através de sopro (com a seringa) no orifício superior pelo qual se carrega a tinta.

Acho que voce não fez o processo de acordo ou seu cartucho está ruim, voce viu a video aula do cara? Rapidinho né e sem sujar nada.

Estou entendendo "ruim" no sentido de "sujo" (dentro, tinta etc) ou "entupido" (bicos). Segundo penso que tenho aprendido, pode colaborar para esse estado "ruim" uma tinta de má qualidade, a espuma corroída pela tinta, e o filtro interno danificado. E também pode ser o caso de se ter apenas bolhas de ar, espuma (ar) na tinta e já nas vias da cabeça de impressão.

Na pressurização é quase impossível não sujar nada pois a borracha do snapfill não veda 100%.

Que pressurização?

Ah, os copos descartáveis são para ajudar a limpar as seringas depois do uso.

Copos de vidro podem ser úteis para manter os cartuchos em pé dentro deles, sem tombarem. E os contatos elétricos da cabeça de impressão do cartucho não tocam a parece do copo.

Após a utilização de um copo de vidro (de cozinha) nesse trabalho, é recomendado se fazer uma higiene cautelosa, escaldar o copo etc. Por causa do meladeiro de tinta (tóxica, até aonde eu sei).

Postado

A água destilada era uma sobra que eu tinha de um tratamento médico, como não tinha a de-ionizada ( imagino que vendam em lojas de auto peças também) usei ela mesmo.

Ainda continuo com o cartucho falhando o vermelho.Uso o outro que ficou bom depois de muita sucção com o snapfill. Um dos cartuchos era recarregado na loja, ainda funcionava, mas o outro tinha ficado encostado uns 6 meses e achava que estava ressecado. Quanto ao cartucho preto tive uma situação bem estranha. Após o cartucho ficar com impressão fraca ( cartucho HP 15 novo original, daquele que vem na caixinha com dois), enchí com duas cargas de 5ml e fechei. Tive problema com vazamento e depois de comprar a pistola de cola quente, fiz a sucção mas ainda continuou vazando. Trabalhou uns 3 dias e numa manhã , ao tentar imprimir uma página, sentí um forte cheiro de queimado, parei tudo e imaginei que a impressora tivesse queimado devido ao vazamento de tinta. Fui ver e era o cartucho que tinha queimado. Perguntei ao fornecedor e ele me disse que nunca tinha ouvido falar de um caso desses. Limpei a impressora e partí para outro cartucho HP15, só que bem mais instruído pelo fornecedor. Falou para colocar 43 ml de tinta !

Peguei um dos cartuchos ressecados e recarreguei 20ml, tampei o furo de enchimento com cola quente e coloquei ainda uma fita isolante ( de elétrica) por cima e fiz a despressurização com o snapfill. Dessa vez deu certo e estou usando sem problemas.

• Membro VIP
Postado
Poderei fazer pelo menos 15 recargas color e 10 recargas black. Compensa de longe o gasto todo

Parece-me que firmas especializadas cobram R$ 25,00 por 1 recarga. Você poderá chegar a fazer aproximadamente 7 recargas com o mesmo valor!

4) uma dica que meu fornecedor passou e eu achei muito boa é ter um tipo de morça ( aqueles de apertar peças). Serve para dar uma ligeira "espremida" no cartucho, assim forma o vácuo necessário, talvez com isso não precise do snapfill

Não sei o que é isso. Tem como nos mostrar uma imagem? Experimente o Google Imagens. Eu não sei nem como procurar, o que procurar!

Postado

he,he, bom isso foi o que meu fornecedor falou. Eu até tentei "espremer" o cartucho HP15 com uma ferramenta( alicate de pressão) mas não deu muito certo. Essa morça voce encontra mais em serralherias, é aquele equipamento que voce prende uma peça de ferro para trabalhar nela ( serrar, esmerilhar, etc). Coisa parecida são aqules parafusos de prender a rede de pigue-pongue . Bom, mas também não tenho isso e tenho que fazer a despressurização com o snap fill. tem umas imagens:

http://www.google.com.br/search?q=mor%C3%A7a&hl=pt-BR&prmd=imvns&também=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=Qm7OT4KnMsmZ6QHcyuGfDA&ved=0CFkQsAQ&biw=1258&bih=615

• Membro VIP
Postado
Ainda continuo com o cartucho falhando o vermelho.Uso o outro que ficou bom depois de muita sucção com o snapfill.

O snap fill consegue puxar só uma cor bem vedadinho mesmo? Se esse pedaço de latex trabalhado for tudo que a teoria diz que é, são R$ 15,00 muito bem aproveitados!

Quanto ao cartucho preto tive uma situação bem estranha. Após o cartucho ficar com impressão fraca ( cartucho HP 15 novo original, daquele que vem na caixinha com dois), enchí com duas cargas de 5ml e fechei. Tive problema com vazamento e depois de comprar a pistola de cola quente, fiz a sucção mas ainda continuou vazando. Trabalhou uns 3 dias e numa manhã , ao tentar imprimir uma página, sentí um forte cheiro de queimado, parei tudo e imaginei que a impressora tivesse queimado devido ao vazamento de tinta. Fui ver e era o cartucho que tinha queimado. Perguntei ao fornecedor e ele me disse que nunca tinha ouvido falar de um caso desses. Limpei a impressora e partí para outro cartucho HP15, só que bem mais instruído pelo fornecedor. Falou para colocar 43 ml de tinta !

E vazou tinta? Pelo que eu entendi, sua vedação forçou um vácuo em cima da tinta e essa não conseguiu mais sair do cartucho. Daí a cabeça trabalhou muito seca "num de repente", super aqueceu e queimou. As cabeças de impressão HP, termoelétricas, esquentam a 400 °C para abrir os bicos de injeção, sendo resfriados pela própria tinta. Pelo que entendi, a alta temperatura abriu os bicos mas a tinta não veio, porque além dela ser pouca e por isso estar leve naquele momento, havia o vácuo em cima dela para segurá-la.

Quando o vendedor lhe recomendou encher o cartucho com muita tinta, a que cabe, isso só mascarou o problema, se eu estiver certo. A maior quantidade de tinta dá menos ocasião dela ficar leve e ser retida por vácuo que haja acima dela. Ou seja, o suposto erro de se ter esse vácuo pode continuar existindo nessa nova experiência que você tem feito; o problema só apareceria quando a tinta chegasse perto de acabar, e nem sempre. Cuidado! Avalie se o que eu lhe digo faz sentido aí!

Peguei um dos cartuchos ressecados e recarreguei 20ml, tampei o furo de enchimento com cola quente e coloquei ainda uma fita isolante ( de elétrica) por cima e fiz a despressurização com o snapfill. Dessa vez deu certo e estou usando sem problemas.

Se meus raciocínios (acima) estiverem corretos, é exatamente uma despressurização exagerada, sem um repressurização posterior que "equilibre as coisas", que poderá fazer você perder todos esses outros cartuchos, tal como perdeu o primeiro.

Postado

entendi, mas eu estava com o problema do cartucho não parar de vazar tinta. Tá certo o HP17 colorido foi excesso da tinta, mas no caso do cartucho HP15 a tinta vazava ( a vedação de cola quente não estava boa) no caso do cartucho que queimou. Mesmo esse último cartucho, que eu caprichei na vedação , com bastante cola quente e a fita isolante por cima,"melejou" por uns tres dias seguidos até parar. voce não despressuriza com o snap fill ?

• Membro VIP
Postado
he,he, bom isso foi o que meu fornecedor falou. Eu até tentei "espremer" o cartucho HP15 com uma ferramenta( alicate de pressão) mas não deu muito certo.

Não acredito que isso funcione. Está mais é para estragar o cartucho, que é feito de um plástico rígido. Eu não aproveitaria essa dica desse fornecedor... Muito mais efeito faz a seringa e borrachas de vedação. Pelo contrário, prensar o cartucho poderá facilmente acabar com a vedação de ar que ele tem e que é tão importante. Um dica é fazer um bico para a seringa, de borracha de liga (amarela) de enfermeiro.

Só por curiosidade. Achei na Wikipédia: Morsa (ferramenta). Eu não usaria...

Postado

Também achei o plástico dos HP15 e HP17 muito rígidos, quando apertei deformou um pouco, mas parei quando as junções dos cantos pareceu querer quebrar. Parece que o cartucho HP901 é mais mole, mas esse não precisa da despressurização como o HP15. Vou então ficar atento para que a cabeça de impressão do HP15 não trabalhe vazia.

• Membro VIP
Postado
voce não despressuriza com o snap fill ?

Eu não tenho experiência com recargas de cartuchos. Apenas andei teimando com um HP 23 anteontem. Ele tem vários bicos e tinha muito mais. Nunca usei um snap fill. Com um pé de borracha eu consegui fazer alguma despressurização naquele cartucho. Eu não disse que é o caso de não despressurizar. Eu quis dizer que é o caso de, após todo o processo de manutenção, antes de por o cartucho para funcionar na impressora, diminuir a tal despressurização (pressão negativa), em busca de um equilíbrio. Talvez seja o caso de se fazer um furo de agulha, bem pequenino, na cola quente. Posso estar viajando... Se você vir sentido no que eu estou falando, tente. Melhor do que arriscar queimar esses cartuchos como eu penso que aconteceu com o outro.

Também achei o plástico dos HP15 e HP17 muito rígidos, quando apertei deformou um pouco, mas parei quando as junções dos cantos pareceu querer quebrar.

Se o cartucho for danificado nesse sentido, perde a capacidade de ser pressurizado ou despressurizado, porque perde a vedação de ar. Isso implica que ele também perde a capacidade de ser desentupido, e aí tchau!

Postado

ok. Mas os cartuchos coloridos não tem uma despressurização tão grande. Pelo menos segundo as intruções do fornecedor. Inclusive a loja onde eu carregava não vedava nada ! Esses cartuchos coloridos HP17 não recebem cola quente, apenas o cartucho HP15, pois o furo de enchimento fica bem abaixo do nível de enchimento, perto da cabeça de impressão. Por isso a vedação por completa. voce deve notar também que perto do circuito tem um furinho que imagino ser um respiro, poi já ví vazar tinta lá.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!