Ir ao conteúdo

Dúvida sobre carregamento de bateria

zeluizbike

Posts recomendados

Postado

Sei que ja existem muitos topicos falando de carregamento de baterias 12v, mas o meu caso é bem diferente..

estou com uma bateria automotiva 12v 60Ah aqui... e preciso carrega-la.

Então peguei 2 fontes de pc, liguei em série 12v com os 3v de outra e a tensão final ficou em 15.5v (sem carga na linha).

Então peguei isso e liguei em paralelo na bateria, a tensão ficou a principio em 15v, uns minutos depois 15.10v, 15.20v, 15.28v (agora) e acho que vai continuar subindo..

Como saberei que a bateria está completamente carregada ? Eu liguei um multimetro em série com a bateria (função amperimetro) antes de ligar direto, e a corrente foi de 10A e foi abaixando devagar.. até que os fios esquentaram e então liguei as fontes direto na bateria.

Obs: A bateria não está completamente sem carga.. acredito que tenha uns 30~40% de carga ainda.

• Membro VIP
Postado

Estime a necessidade de energia.. Assim..

Se imaginas que a bateria esteja com 40% de sua capacidade final, lhe faltam 60% de 60 Ah ou seja 36 Ahora..

Se deixares carregar num rate de 10 Amperes, em 3,6 horas estaria carregada se não houvessem perdas.. Deixe carregando por 4 horas ou se a corrente baixar para 5 Amperes, por oito horas. Tudo isso na base do chute.. Se errar para mais ou para menos em cerca de 20% não terás problema nenhum..

Seria importante observar que na carga com alta corrente não se deve deixar que a temperatura suba muito. Um bom referencial de corrente de carga para uma bateria é cerca de 10% de sua capacidade, ou seja, a 6 Amperes ai nos eu caso..

Para se conseguir isso dai se pode agregar algum resistor, de baixo valor e boa potência, em série com a bateria até que se meça correntes dessa ordem..

Postado
e imaginas que a bateria esteja com 40% de sua capacidade final, lhe faltam 60% de 60 Ah ou seja 36 Ahora..

Se deixares carregar num rate de 10 Amperes, em 3,6 horas estaria carregada se não houvessem perdas.. Deixe carregando por 4 horas ou se a corrente baixar para 5 Amperes, por oito horas. Tudo isso na base do chute.. Se errar para mais ou para menos em cerca de 20% não terás problema nenhum..

O problema é: Como saberei quanto tem de carga a bateria ?, estimei esse valor pois a bateria é nova, nunca foi recarregada e eu usei só um pouco pra fazer uns testes.

A linha de 12v de uma das fontes é de no maixmo 7A, mas como é uma fonte generica etc, acredito que de apenas 5~6 ampéres.

Agora a tensão está 15.42v e a corrente 0.92A.

Quando a corrente chegar a 0.00A, significa que a bateria está completamente carregada, certo ?

OBS: A bateria NÃO está quente...

Tem algum problema carregar numa tensão tão alta assim ?..

Eu tava pensando em comprar diodos e colocar 2 em série.. Como cada um diminui 0.7 v, logo 2 vão diminuir 1.4v, fazendo a tensão ficar a 14.1v em vez de 15.5v

Postado

Boa noite zeluizbike!

Já confeccionei um carregador de baterias de chumbo-ácidas do tipo seladas mas não para baterias automotivas, mas acho que dá pra você tirar algum proveito a respeito do carregamento de baterias de chumbo:

No método de carga, nunca se deve ultrapassar 13.6V de carga; a corrente máxima para carga deve ser de 10% do valor de corrente nominal da bateria(no seu caso, a corrente deve ser de 6A pois 10% de 60Ah=6A) e o tempo de carga não deve ultrapassar 12Horas.

Mas como eu disse, esse carregador foi construido para baterias de chumbo-ácidas seladas, e acredito que baterias de chumbo-ácidas automotivas são mais robustas.

Mas o que vai te indicar se a bateria vai estar carregada é a corrente de carga, então quando a corrente de carga for insignificante para a capacidade de carga da bateria, sua bateria vai estar carregada.

Espero ter ajudado!

Abs.

Esqueci de falar, que tudo isso visando não sobreaquecer a bateria.

Postado
Boa noite zeluizbike!

Já confeccionei um carregador de baterias de chumbo-ácidas do tipo seladas mas não para baterias automotivas, mas acho que dá pra você tirar algum proveito a respeito do carregamento de baterias de chumbo:

No método de carga, nunca se deve ultrapassar 13.6V de carga; a corrente máxima para carga deve ser de 10% do valor de corrente nominal da bateria(no seu caso, a corrente deve ser de 6A pois 10% de 60Ah=6A) e o tempo de carga não deve ultrapassar 12Horas.

Mas como eu disse, esse carregador foi construido para baterias de chumbo-ácidas seladas, e acredito que baterias de chumbo-ácidas automotivas são mais robustas.

Mas o que vai te indicar se a bateria vai estar carregada é a corrente de carga, então quando a corrente de carga for insignificante para a capacidade de carga da bateria, sua bateria vai estar carregada.

Espero ter ajudado!

Desliguei o "carregador" com a tensão da bateria em 15.42v e corrente 0.80A.. (Desliguei na hora certa ou devia ter esperado mais ?)

2 horas depois de desligar o carregador, a tensão está a 12.89v (antes de carregar e quando peguei a bateria, tava a 12.67v)

Em momento algum a bateria esquentou ou coisa do tipo..

E como é esse carregador que você fez ?

Postado

Pessoal, tem mais um "probleminha".

Quando o amplificador está ligado a bateria, porém desligado, no multimetro é mostrada a tensão... Mas se eu ligo o amplificador, no multimetro mostra 0v... Por que acontece isso ?

Postado

Boa noite.

Antes de alguma coisa, aconselho que descarregue um pouquinho esta bateria com alguma lâmpada por uns 10minutos ou a deixe descansar por um dia e então faça o seguinte:

Sabendo-se que sua bateria é de 60Ah e que sua fonte consegue alcançar exatos 15,5V 7A, então vamos encontrar um resístor mais adequado a esta situação, e claro, terás de monitorar a tensão da bateria com o multímetro.

Usando a fórmula:

R = (Vfonte - Vbateria) ÷ Icarga

Vfonte = 15,5V

Vbateria = 14,4V

Icarga = 6A

R = (15,5 - 14,4) ÷ 6

R = 1,1 ÷ 6

R = 0,183 Ohms

Para se alcançar este valor, use 5 resístores em paralelo e assim terá um resístor de 0,2R e carregará a bateria com 5,5A.

Claro, monitore com o multímetro a bateria e assim que a tensão chegar aos 14,4V a bateria estará carregada. Não deixe a tensão da bateria passar disso, senão você estará estragando as placas internas da bateria e jamais conecte uma fonte diretamente à bateria.

É isso aí, espero ter ajudado.

-- Corrigindo --

Quando se vai carregar baterias descarregadas, elas nunca estarão com 14,4V, caso tenham essa tensão, possívelmente, já estarão com boa caraga.

Vamos supor que a bateria esteja com 11,5V, que é praticamente a tensão mínima para uma bateria dessas. O cálculo seria assim:

R = (Vfonte - Vbateria) ÷ Icarga

Vfonte = 15,5V (Vamos usar esta tensão já que ela pode diminuir conforme a carga)

Vbateria = 11,5V

Icarga = 6A

R = (15,5 - 11,5) ÷ 6

R = 1,1 ÷ 6

R = 0,666 Ohms a 24Watts

P = I² × R

P = 36 × 0,666

P = 23,9Watts

Aqui, veja que essa resistência toda já é um pouco bruta, já que 24Watts é o que o resístor irá dissipar e teremos que usar um de pelo menos 30W ou 50W.

Algo interessante aí seria usar um resistor de 2Ohms a 20W para se carregar essa bateria a mais ou menos 2A e com isso você chegaria aos 60A em 30Hrs, um dia e meio. Claro, não esqueça de monitorar a tensão com um multímetro. Chegou aos 14,4V, desligue.

Isso é uma solução simples para usar na correria. Se quiser algo mais definitivo, opte em montar um carregador apropriado. No CDH tem uma boa variedade desse equipamento.

Postado

Mas e se eu fizer como eu disse, usar 2 diodos em série ?

A tensão da fonte é de 15.8v, 2 diodos em série vão abaixar 1.4v, deixando assim a tensão em 14.4v

Postado

Ok.

Neste caso você terá de utilizar diodos de alta amperangem. Caso utilize 1n4007, terás apenas 1A que é a capacidade máxima dele.

Aliás, comi umas bolinhas nos cálculos acima:

Quando se vai carregar baterias enfraquecidas, elas nunca estarão com 14,4V. Vou refazer os cálculos postados acima.

Desculpe a falha.

Postado

Achei no mercado-livre diodos de 6A/800v

Posso usar 2 em séries em paralelo.

Ninguém sabe explicar o problema com os multimetros ?

Fiz um video demonstrando o que ocorre:

Demonstração problema multimetro - YouTube

Aqui, veja que essa resistência toda já é um pouco bruta, já que 24Watts é o que o resístor irá dissipar e teremos que usar um de pelo menos 30W ou 50W.

Algo interessante aí seria usar um resistor de 2Ohms a 20W para se carregar essa bateria a mais ou menos 2A e com isso você chegaria aos 60A em 30Hrs, um dia e meio. Claro, não esqueça de monitorar a tensão com um multímetro. Chegou aos 14,4V, desligue.

Peguei um pedaço de resistencia de chuveiro dando 1.8 homs e liguei em série com a fonte na bateria...

A corrente atual é de 1.50A (e diminuindo) e a tensão nos polos da bateria está 14.30v (e aumentando).

Acredito que nesse ritimo, vai chegar aos 14.4v e a corrente ainda vai ter corrente circulando

Edit: A tensão chegou a 14.6v e a corrente em 0.80A, então resolvi desligar. Uns minutos depois que desliguei a tensão da bateria estava a 13v... Vamos ver como ela estará daqui a umas 12 horas.

Dúvida: Posso usar a tensão como um "indicador de carga" ?

Postado

Quanto a esses problemas bizarros com o multímetro, podem estar acontecendo por alguma interferência vinda do amplificador. Enfrentei algo parecidamente similar com um Voltímetro/Amperímetro que mudava a sua leitura conforme eu me aproximava. O problema estava na fonte que eu usava, que transformava o meu projetinho num rádio.

Quanto a essa solução com o fio de níquel-cromo, essa já é uma boa solução e se quiser um resístor mais potente, basta usar outro fio em paralelo. E sobre a tensão, ela não ficará com 14,4, naturalmente, cairá para algo em torno dos 13,8. Caso estejais fissurado em mater a bateria sempre a 14,4V, coloque uma fonte de corrente de uns 200mA a 600mA para manter uma flutuação sobre ela.

Detalhe, se estiver usando a bateria para ouvir música, não deixe a bateria cair abaixo dos 11,5V.

Postado

Tocando musica na metade do volume, a tensão da bateria nos polos fica 12.40v.. Nos terminais do amplificador, fica entre 12.30 e 12.40v. estou usando um fio de 10mm e um disjuntor de 25A (provisorio) que nunca desarmou, hahaha.

O amplificador é de 1.6kw, segundo o fabricante consome 140A com sinal continuo de 1000hz

Quanto ao carregamento, fiz certo ao desligar a fonte com a tensão em 14.6v e corrente em 0.80A ?

Postado

você está usando um disjuntor de 25A comum. Né? Meça a tensão antes e depois dele e veja também o quanto esquenta. Pelo que você relatou, 140A é a corrente de pico dele e normalmente deve consumir uns 80A, isso em alta intensidade de som.

Tire esse disjuntor e ponha um fusível além de usar o cabo o mais curto possível. Quanto à bateria nesse ritmo, acho que você tem carga para uns 20 ou 30 minutos com a bateria de 60Ah, isso sem contar o consumo do rádio.

Postado

O disjuntor é de 25A, marca SANMEN.

Escutei o som bem alto (O maximo que dava, até os alto falantes federem) por 2 horas, até que em alguns casos a tensão caia pra 11.95v nos polos da bateria, mas na maioria do tempo ficava acima de 12v.

Agora estou escutando baixo e a tensão está estavel a 12.30v.

Quanto ao cabeamento, eu vi numa tabela dizendo que esse cabo de 10mm só conduz 50 Ampéres. Isso ta certo ?

http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/cabo-Tabela%20corrente.pdf

Postado

Não conheço essa marca de disjuntores, mas os dados que você achou na net estão certos, pois essa é uma tabela que segue a norma NBR5410/1997 e ela serve para instalações elétricas.

1 metro de cabo 10mm tem uma impedância aproximada de 0,0017 ohms, logo então, 2 metros terão 0,0034 ohms e significa que quando os teus 2 metros de cabo estiverem conduzindo os 1KHz a toda potência, a 140A você terá uma perda de 0,476Volts (R = I × V) e sua potência dissipada será de 34Watts (P = I² × R), então este cabo não é o mais adequado, visto que 25Watts já é suficiente pra derreter um fiozinho de solda, mas isso é o extremo. Monitore a temperatura do cabo e se estiver frio, tá adequado ao SEU uso.

Lembrando que a tensão mínima normal de trabalho para uma bateria de carro é de 11,5V, abaixo disso a bateria pode se danificar.

Postado

Ele não está esquentando, mas a queda de tensão nos polos do amplificador é bem maior que a nos polos da bateria, que indica que o cabo está tendo uma perda mesmo..

estou pensando em comprar cabos de 21mm... Isso ja está bom ou não ?

O disjuntor de 24A também nao pode tar causando essa queda ?

Postado

Amanha vou fazer essa medição, quando o som tiver ligado de novo.

Depois de ter tocado isso tudo, coloquei a bateria pra carregar agora.

Com a resistencia em série, ficou uma corrente de 3.8 ampéres e a tensão de 12.8v

Fiz um teste e liguei sem a resistencia, ficou uma corrente de 13 Ampéres e uma tensão de 13.5v.

Posso deixar sem a resistencia, pra carregar mais rápido, e quando chegar perto dos 14.4v, eu ligo a resistencia pra finalizar ?

E só mais uma dúvida; como um fio de 2,5mm esquenta ao conduzir 13 ampéres ?, achei que ele aguentasse até 21a

Postado

Não é muito recomendável que você faça isso.

FAzendo assim, estará forçando a fonte e correndo o risco de estourá-la e ainda, como disseste lá no início do tópico, esta fonte fornece apenas 7A.

Use esse fio de Niquel-Cromo de chuveiro. Experimente dobrá-lo ao meio, pois assim você terá aproximadamente 0,9R e a carga terá o dobro de corrente, mas tome cuidado pra essa carga não passar dos 6A.

Postado

Estou carregando a bateria novamente...

E de novo a tensão chegou a 14.4v e a corrente está a 1.5A.

Desligo o carregador ou deixo até zerar a corrente ?

Postado

Mas a bateria não está completamente carregada ainda... Ou está ?

E se eu colocar uma resistencia maior pra abaixar a tensão até a corrente zerar ?

Edit:

estou vendo que vou ter que comprar um carregador de baterias mesmo ou coisa do tipo, porque ficar desse jeito não da...

Dei uma procurada e acabei achando uma fonte Taramps de 50 Ampéres, 3 tensões selecionaveis: 12.6v, 13.8v e 14.4v.

Se caso eu usasse uma dessa, iria carregar a bateria a 50 Ampéres né... Tem algum problema ?

Postado

Caro Zé Luíz que anda de bike.

A sua real necessidade é a de uma fonte de 12V @ 1700W (140A). Com uma fonte dessas, você não precisará mais de baterias, mas se queres permanecer com a bateria, obtenha um carregador de 6A para baterias de 60A. Um carregador com corrente menor serve também, aí a carga será mais lenta apenas.

Postado

Bom, não comprei a fonte logo de cara porque vou por o som no carro mais ou menos daqui a uns 3~4 meses e eu teria que acabar comprando uma bateria.. Por isso que acabei comprando a bateria já..

Agora pelo visto vou ter que comprar um carregador de baterias mesmo..

Detalhe: posso usar o som com o carregador ligado a bateria e carregando ?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!