Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formulario opçao select (DUVIDA)


sideraco

Posts recomendados

gostaria de saber como poderia fazer o seguinte: em um formulario tenho assim, cidade: ae vem um menu select com as cidades rio de janeiro, sao paulo e minas gerais(até aqui eu sei), o problema vem no seguinte: quando selecionasse a cidade rio de janeiro aparecesse um novo campo select abaixo com os bairros, e se selecionasse a cidade de sao paulo acontecesse a mesma cois só que com os bairros de sao paulo.

caso o ideal nao seja a tag select, por favor indique a melhor opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

nao, sem duvidas esta é a melhor opção. você precisa fazer isso com ajax. e o evento onchange.. onde quando você muda a opção, ele faz uma requisiçao assincrona e retorna um campo select com a resposta da consulta no seu banco de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

bom ate poderia fazer sem o banco de dados.. mas pretendes colocar no braço todas as cidades e bairros? acho meio inviável isso.. você pode baixar o banco de dados de ceps do correio e inserir no seu banco de dados. assim você ja aquire todos os estados, cidades, bairros e endereços alem de seus ceps. sao aproximadamente 47 mil registros. eu usei isso num trabalho onde necessitava de dois campos selects assim.

primeiro você faz uma consulta no banco para popular o primeiro select... com o evento onchange você dispara uma requisiçao ajax para um script php, que faz a segunda consulta dos bairros da determinada cidade.. e no retorno você ja popula o campo select.

de uma pesquisada no uso do ajax com jquery que deixa mais fácil de fazer atraves da funçao $.post() ou $.get() e se precisar ter mais de um callback você pode usar a funçao $.ajax()

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera consegui executar o que era necessario para resolver meu problema, porém encontrei outro, é que isso é um formulario e quando eu seleciono a opção lá no select, esta opção nao é enviada para o email e sim o value desta opção, tem como eu conseguir enviar o texto e nao o value?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

o formulario envia apenas o value para o script do php. o certo é você ter o texto do select em um banco de dados.. e faz uma consulta a partir do value assim podendo enviar o texto do select.

mas existe uma solucao que eu nao gosto muito alias.. nem deve ser usada.. mas é legal que você saiba que é possivel.. embora eu frisando aqui que nao é a maneira correta pois nao vai permitir acentos.

você pode definir o texto no value também por exemplo:


<select name="camposelect">
<option value="1|texto">texto</option>
</select>

e no php você resgata assim:


<?php
$select = $_POST["camposelect"];

$separaTexto = explode("|", $select);
$texto = $separatexto[1];

echo $texto;
?>

neste caso, o value e o texto sao inseridos em um array, sendo o indice zero o value, e o indice 1 o texto. lembrando que isso nao é o correto... ta mais pra GAMBIARRA do que solução.. então o melhor é você optar pela solução inicial que mencionei ali em cima.. usando o banco de dados.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...