Ir ao conteúdo

Dá pra usar um módulo de som automotivo em um som profissional?

Raphael Bastos

Posts recomendados

Postado

Olá, eu tenho uma dúvida: é possivel usar aqueles módulos amplificadores em um som profissional?

Minha ideia é ligar os intrumentos numa mesa de som,

conectar a mesa no módulo amplificador,

e conectar o módulo amplificador em duas caixas de som (acho q 16" cada)

o módulo é esse Pioneer GM-6500F

http://www.pioneer.eu/pt/products/25/29/182/GM-6500F/specs.html

na guia [Descrição] é possivel ver as fotos

minha dúvida é se da pra fazer essa "gambiarra" e tipo usar um adaptador de tensão pra ligar na tomada...

valeu ae

• Membro VIP
Postado

o grande drama é....

1 - a fonte tem de estar muito bem estabilizada para não dar ronco

2 - Em geral, os módulos de carro tem 4 entradas pré-amplificadas. Os mais recentes trabalham até com 4,8V. Porém, alguns módulos trabalham com negativo comum nos RCAs. Muito cuidado. SE tua mesa não suportar negativo comum, e teu módulo for um assim, tu podes queimar a mesa. Veja o manual da mesa de som se pode ser usado o negativo do RCA em comum. vi algumas mesas em que isso era proibido fazer.

3 - A grande manha é que os módulos automotivos trabalham com impedâncias mais baixas que seus amigos maiores, daí PODERÁ valer a pena.

4 - Mas acho que no fim das contas, tu terás o mesmo peso. Um amplificador profissional vem pronto. Um módulo de carro, do mais fraco que já vi, tinha de ter um "senhor" trafo, ou usar fonte de computador, que daí tem outro problema. Tem de ter bons capacitores, e a fonte ser boa, se não dá corte nos graves.

Agora, se for para economizar, sei não.... acho que empata o preço, dentre trafo, fonte universal, e outros.

Postado

Minha intenção é economizar por enquanto...

o amplificador q ta "baleado" era o de uma caixinha Cowattsom Clone 100, e dava conta das duas caixas de 16", só que um lá queimou esse amplificador pois ligou a saida de audio na tomada de luz.

Alguem ae sabe quantos watts tem esse amplificador? .. só pra eu ter uma base pra comprar um pra fazer o meio-campo pra compra de um bom mesmo. Eu penso q um amplificador de 200w rms de conta do serviço, será que um de 100w rms cumpre o papel ?

Postado

Ligar a saida de som na tomada:wacko:

Vai precisar de uma boa Fonte como essas como faller postou e se um de 100w faz um papel de 200W é obvio que não, agora se vai dar para esse-meio campo vai depender do tamanho desse campo que estar falando....

Postado

Boa noite.

Dar... dá sim. Isso seria uma solução definitiva?

Veja só. Com esse amplificador, você terá um sistema de...

...240Watts se utilizar quatro caixas de 60Watts a 4Ohms cada...

...ou 360Watts com as duas caixas de 180Watts a 4Ohms cada em bridge...

...ou 340Watts com quatro caixas de 86Watts a 2Ohms cada.

Tudo isso em RMS contínuo e não com a potência de pico e observando que a potência-limite de cada caixa acústica devem ser uns 50% a mais, por medida de segurança.

Tais informações foram retiradas da página que forneceste. Veja:

caracteristicasgm6500fp.jpg

Para esse amplificador terás de utilizar uma boa fonte que lhe forneça 14.4V a 32A (460Watts de saída) e muitíssimo bem filtrada com generosos capacitores na fonte afim de se evitar roncos e também perda de força durante os graves.

Ainda assim o desempenho não será tão bom quanto os equipamentos profissionais que respeitam normas de segurança e que devem fornecer realmente aquilo que prometem além de serem feitos para trabalhar a toda potência durante o tempo que precisar sem perda de rendimento.

Observe esta comparação do seu módulo de 360WRMS (760W de pico)...

gm-6500f-inside_large.jpg

...e um de 400WRMS a 4Ohms da ARAGON 4004 MKII, mas por dentro de um Ciclotron de potência similar é tudo bastante similar.

MkIIinternalsmall.jpg

...agora... só por curiosidade, o interior de um amplificador 1U da PowerSoft de 18.000Watts reais (é difícil de acreditar que essa coisinha aí entregue mesmo toda essa potência, mas eles têm rígidas normas internacionais a respeitar):

P9120705.jpg

http://www.powersoft-audio.com/en/products/k-series/k-series.html

Se quiser tornar esse sistema improvisado num sistema de respeito, use uma fonte de boa qualidade bem filtrada, use cabos de grossa bitola, sendo que para essa grandeza de potência deve-se utilizar cabos 10mm para a fonte e para a saída use 2,5mm. Não se esqueça de utilizar também bons terminais para cada conexão. Tomando-se essas medidas você tornará o seu sistema num sistema profissionalizado.

Postado

Na realidade o de 100w RMS que eu pensava era esse:

http://www.milsons.com.br/amplificadorfrahmslim2000,product,SLIM2000-,257.aspx e não um módulo de som automotivo

E o de 200w RMS é esse:http://www.milsons.com.br/amplificadormarkaudio200wrms,product,MK1200,257.aspx

Pois o custo da fonte iria encarecer a "saída econômica" que seria o módulo da Pionner

Dae eu queria saber se algum destes dois modelos citados acima pode fazer o meio campo, por no máximo uns 8 meses, colocando em duas caixas de som de 16".

?

Postado

Às vezes uma saída temporária se torna uma saída permanente. Então force ao máximo para conseguir algo melhor. No setor profissional as falhas não são bem-vindas nem para experiência.

Para que a gente determinar a potência de um som adequado a um ambiente é preciso uma série de cálculos, assim como um equipamento bem ajustado tendo o equalizador ajustado via ruído rosa, branco e outras cores como também via músicas de alta qualidade sem compressão e também ao som de instrumentos naturais afim de se ter um som o mais natural possível. Qualidade é imprescindível para um sistema profissional.

[Abrindo um colchetes...

A pergunta não foi essa, mas eis um material bom de testes para te ajudar a chegar lá...

(...1...), (...2...(Este é em mp3 de alta qualidade)), (...3...).

...fechando o colchetes]

Ainda assim uma medida interessante é que se tenha pelo menos 1W/pessoa em ambiente fechado. Já em ambientes abertos o calculo seria mais complexo já que nas ruas não ouvimos direito nem o som do megafone da Ricardo Eletro.

Esse daqui não acharia interessante para som profissional, mais para karaokê e festas:

slim2000-_215.gif

http://www.milsons.com.br/amplificad...2000-,257.aspx

Esse outro...

mk1200_TR-215.jpg

http://www.milsons.com.br/amplificad...K1200,257.aspx

...é devidamente profissional e deve cumprir o que promete, mas é uma marca controversa que muitos não gostam, mas como solução econômica tá ok. Só não exija muito dele.

Recomendo marcas como a Ciclotron e StudioR que são nacionais. A primeira que citei possui produtos desde econômicos como produtos mais sofisticados, mas são produtos que 'guentam' o tranco e é uma boa marca, já a StudioR possui ampli's um pouco mais completos e até mais sofisticados e até pouquinho tempo atrás era a detentora do recorde do amplificador mais potente do mundo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...