Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor De Arquivos C/ Raid: O Q Comprar?


Birkoff

Posts recomendados

Pessoal!!!! Estou planejando montar um servidor de arquivos aqui pra rede... VOu falar um pouquinho da rede pra vocês terem uma dimensão do negócio pra ajudar melhor ;-)...

É uma rede de um laboratório de mecânica da universidade aqui. Temos cerca de 30 computadores, e cerca de 70 usuários, mas somente 30 acessos simultâneos no máximo, portanto.

Cada usuário tem sua pasta pessoal, pastas q atualmente estão distribuidas em várias maquinas do laboratório, o que causa MUITOS problemas. É ruim de controlar backup, computadores são desligados enquanto alguem está lendo ou escrevendo em arquivos gerando vários arquivos corrompidos, e assim vai.

Além disso, existe uma pasta pública para troca de informações, várias pastas semi-públicas (abertas para um grupo de usuários do dominio, cadagrupo equivalendo a um grupo de trabalho do laboratório) e as pastas de projetos, onde pessoas especificas tem acesso. Bom, isso aí não interessa muito mas só falei pra dar mesmo uma dimensão da coisa. A rede aqui é um domínio NT 4.0.

A ideia é arrumar esa bagunça. Queria montar um servidor de arquivos bom, estável, confiável e futuramente implementar um esquema bom de backup e migrar essa rede pra algo mais confiável q NT 4.0. Mas uma coisa de cada vez, vamos primeiro ao servidor de arquivos.

Pretendo usar FreeBSD ou algum Linux, com samba. Neste computador devem ficar todas estas pastas. Pra dar confiabilidade, penso em usar RAID 1. Daí vem as questões que vou listar abaixo... As respostas que espero são relacionadas a que marca/tipo é mais recomendável, qual tem melhor custo x benefício, qual marca ou equipamento não devo pegar, em hipotese alguma... ;-)

Mais uma observação: Quero prever para um futuro não muito distante migrar o PDC pra esse servidor de arquivos, gerenciar a rede por samba. Mas não quero dar um salto no escuro, sair do q tá todo mundo acostumado pra algo q nunca usei como gerenciador de dominios... Mas de qualquer forma, já quero deixar isso +/- previsto. De fato, pretendo fazer um dominio extra, pra testes... Criar um dominio LAB2, tentar migrar usuarios e computadores pra esse dominio, e botar algumas estaçÕes nele pra testar como é... Mas isso depois que terminar o servidor de aruqivos ;-)... Voltando, portanto:

Aí vai as perguntas:

- Antes de mais nada... Pra uma rede dessas, q maquina preciso (pensando em 30 acessos simultâneos, RAID 1, um futuro gerenciamento de dominio, etc?). Q processador? E placa mãe?

- RAID... Uso da placa mãe ou uma placa externa? Q marca? Se for da placa mãe, q placa mãe é boa pra isso? Q placa não devo comprar em hipótese alguma? E se for placa externa, qual vocês indicam?

- HDs... SCSI, ou IDE? Q velocidade? q marca/modelo seria bom pra isso (custo x beneficio)?. Alias, quanto a HDs, desculpem a ignorância: mas o SO eun instalo no próprio HD com RAID, ou uso um HD separado pra isso e deixo os HDs com RAID só pra arquivos? O q é melhor?

Quantoa rede, temos um HUB gigabit aqui mas quanto a isso não preciso de dicas, já tá tudo acertado quanto a isso ;-)... E a maquina vai ficar no Gigabit, então não devo ter problemas om tráfego...

Agradeço respostas a qualquer uma das váaarias perguntas q fiz... qualquer coisa ajuda...

[]'s

Cristian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, pra começar, eu te indicaria um micro de marca, por causa da confiabilidade. Não adianta economizar pra depois ter que gastar resolvendo problemas de compatibilidade. No caso de um servidor, isso é muito importante. Claro que a questão custo também conta. Mas vou supor que você tenha alguma grana para investir.

Vou começar pelos componentes, pois fica fácil migrar de uma máquina pra outra.

RAID: escolha uma controladora slotada (PERC), pois fazer RAID via software, você vai perder performance, e muita. Experimente fazer RAID5 e para aproveitar a segurança e a velocidade. Apesar de perder um HD (pois ele fica para a paridade), você garante seus dados e continua com performance.

HD's: com toda a certeza escolha HD SCSI, pois são feitos para durar e têm velocidade de acesso bem maior. Não são mais caros por acaso, pois são feitos com material de melhor qualidade. Imagine uma camionete com motor a gasolina e a mesma, só que com motor a diesel. O preço da camionete a diesel é bem maior, porque o motor é bem mais resistente. Mesma coisa para o HD SCSI.

Dependendo da criticidade do trabalho, você pode também escolher HD's Hot Plug (ou Hot Swap), que você pode substituir com a máquina ligada. Os de 15K RPM têm uma performance de até 30% sobre os de 10K RPM, dependendo da aplicação, mas aí vai do seu bolso.

SISTEMA OPERACIONAL: vai do gosto. Se quiser instalar junto no RAID, você tem a segurança, mas, se der pau no SO, vai ter trabalho pra arrumar a casa depois. É bastante usado. O ideal seria mais dois HD's em RAID1 separados dos outros (em RAID5). Aí você instala o SO nele somente e garante a ingegridade do seu banco de dados. Veja se a PERC suporta isso. A maioria suporta.

MEMÓRIA: memórias ECC (com paridade) são mais confiáveis, pois, se a memória tem algum problema, ela é "consertada", sem que sejam perdidos os dados. Assim, seu sistema continua estável. 1Gb para seu sistema pode ser o suficiente, ainda mais com Linux.

PROCESSADOR: Para sistemas mais baratos, sugiro o novo P4 com 1Mb de memória cache, o Prescott. A Dell oferece o Power Edge 700, que é um P4 2.8 Ghz. Para um bolso mais forrado, escolha o Xeon, que suporta bi-processamento. A Dell tem o Power Edge 1600 SC, que suporta até dois Xeon. Compre com um processador e deixe para uma futura expansão, a compra do segundo. Todas as placas para Xeon do mercado de marcas, são, no mínimo, bi-processadas.

Claro que eu não sei o quanto você vai investir, mas espero ter lhe dado um norte a seguir.

BatAbraço!

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmmm... a sua solução é meu sonho, mas não, não estou podendo tanto aqui não ;-)... Acho q esqueci de dizer q é um laboratório de universidade pública, ou seja: quando vem verba, tem q ser muuuito bem gerenciada e usada da melhor maneira possível.

Certamente pro meu caso a solução proposta é utópica...

Eu tinha uma ideia +/- assim: Um pc comum, montado, não de marca... Eu compro os compontentes, e monto... Uma placa raid boa, ai eu pretendia investir mais pra não me incomodar.... HDs bons também, pra não incomodar também.. A principio eu estava pensando em 2 HDS de 120Gb em RAID 1, mais um pequeno pro SO... Mas se vocês me disserem "NÃAAOOO, não faça isso!!!" eu penso melhor hehehe...

Mas não preciso nada de hot swap, se eu precisar desligar o servidor, o pessoal aqui que tenha paciência ;-)...

Acho que agora dei uma noção melhor do q ocorre aqui. O principal q quero com o novo servidor é confiabilidade (no q eu incluo baixa probabilidade de perda de dados e poucos "crashes"), não precisa valorizar tanto a disponibilidade (desde q seja algo q possa ser avisado com antecedencia, não um crash, o servidsor pode ficar indisponivel até por um dia se for necessario sem stress ;-)...) resumindo: os alunos podem esperar um pouco desde que os seus dados estejam seguros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!