Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ideias em desenvolvimento de jogos


Gabriel Sussumu

Posts recomendados

Primeiramente, não sei se isso tem muito a ver com o fórum. Até acredito que não, mas na sessão de Jogos isso pareceria ainda mais diferente.

É o seguinte, eu tenho uma ideia para jogo, que ainda não foi utilizada, pelo que pesquisei e não gostaria de perdê-la, só que não sei como fazer isso. Eu queria ter algo meu, para que me ajudasse antes de entrar na faculdade e para ter como currículo de vida também.

Eu pensei em toda a parte da dinâmica do jogo, que seria baseado em cima de um FPS. A parte ruim é que programação, level design, edição de texturas, imagens e esses pontos principais do desenvolvimento de jogos eu não conheço ou conheço muito pouco.

É uma ideia diferente e seria muito ruim se alguém a botasse em prática antes de mim, então eu gostaria de saber se existe alguma forma de registrar isso legalmente.

Valeu aí pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode criar um projeto elaborado, que defina a ideia e o jogo, como funciona, linguagem a ser usada, tempo para elaboração, o que será necessario, titulo original do projeto, orçamento previsto para criação do jogo, roteiro e tudo que possa definir o projeto.

Para desevolver o projeto você precisa pensar que é o mesmo que apresentar uma Planta de um apartamento ou predio antes de construir.

Com o projeto feito, você pode dar entrada nos registro de patentes. O projeto sendo aceito todos os direitos da ideia serão legalmente seus, sendo assim ninguem de forma legal poderá criar o jogo sem sua autorização e/ou licença e terá de pagar para reproduzir de forma comercial.

O projeto precisa ser aceito para ser patenteado, inscrito como software pago legal e você ganhar o direitos legais, por isso o projeto precisa ser bem elaborado bem como você pode dar entrada no cartorio com o documento do projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o projeto feito, você pode dar entrada nos registro de patentes. O projeto sendo aceito todos os direitos da ideia serão legalmente seus, sendo assim ninguem de forma legal poderá criar o jogo sem sua autorização e/ou licença e terá de pagar para reproduzir de forma comercial.

Se eu fizer outro jogo similar free ou open-source não tem problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, dei uma pesquisada sobre isso e ideias não podem ser patenteadas...

Eu tenho que produzir o jogo em si, mas pelo que eu planejei, é uma ideia grande demais, que ia precisar além da equipe de desenvolvimento, servidores e um banco de dados bem grande (ainda não sei muito bem como funciona isso, mas o jogo ia precisar de uma série de informações de um servidor para a história do jogo prosseguir).

As coisas no tamanho que eu pensei não tem solução mesmo. Verei se pode ser algo menor, porque assim eu posso colocar o projeto em funcionamento mais cedo (um futuro distante).

Valeu pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara no registro de patentes realmente é preciso apresentar um proto-tico para sair o registro.

Mas se acredita que sua ideia realmente é diferenciada você pode elaborar o projeto e registar o papeis do projeto no cartório, para provar que a ideia é sua.

E então apresentar a ideia para uma empresa interessada em produzir.

Vai ser como um roteiro de filme, vai precisar de um estúdio interessado na ideia e em produzir.

A ideia de fazer esse jogo de forma independente é complicada, principalmente porque você vai precisar confiar em outras pessoas para fazer o que você não tem conhecimento, e assim o jogo fica fácil de ser "roubado".

Se acredita realmente na sua ideia vale tentar seguir.

Se eu fizer outro jogo similar free ou open-source não tem problema?

Pode caracterizar plagio, mas acho que se for uma parodia ou mudando personagens e textura, e sendo sem fim comercial, não da em nada e pode ser feito;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ruim do projeto é que envolve uma equipe grande, eu acredito. Não daria para fazer tudo sozinho. Aí eu teria que arranjar uma equipe e com isso, ia acabar falando a ideia para outras pessoas. Como ninguém nesse mundo é confiável, achei que seria melhor patentear.

Como o regisf8 disse também, é uma boa apresentar a ideia para empresas que possam se interessar. É mais simples também e se eu puder, ainda consigo trabalhar no desenvolvimento da minha ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!