Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como configurar Pickit2 para gravar PIC 12F629


Posts recomendados

Boa noite pessoal, estou iniciando com programação de microcontroladores PIC e estou apanhando para programar o 12F629.

Estou escrevendo em C - CCS e uso gravador PICKit2.

Meu objetivo no momento é apenas fazer piscar um led num determinado tempo, o que está acontecendo é que escrevi o programa, compilei e não deu erro, mas quando tento gravá-lo com o PicKit2 sempre dá um erro. Estou lendo o pic antes para anotar o valor de OSC mas não sei se precisa alguma configuração no gravador ou se meu programa precisa de algum ajuste.

Segue meu programa, grato por qualquer informação.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

#include<12F629.h>

#use delay(clock=4000000) // Oscilador interno

#fuses intrc_io,nomclr,nowdt

void main()

{

while(true)

{

output_high(pin_a2);

delay_ms(200);

output_low(pin_a2);

delay_ms(1700);

}

}

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que erro ele está dando ?

se é de "oscal" procure no menu (do soft pickit2 não do mplab) algo como "re-calibrate" e mande ele fazer

qualquer cois poste aí

abrçao,

Marcelo

//------------Programming failed at Program Memor address 0x000003

mas é possível perder a calibração apenas para um tipo de PIC?

Por que eu já gravo com o 16F84A, 16F628, 16F877A,18F4520 os unicos que eu não consigo gravar são: 12F629/675

Mesmo assim você acha necessário recalibrar?

Obrigado pelas dicas por enquanto, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

//------------Programming failed at Program Memor address 0x000003

mas é possível perder a calibração apenas para um tipo de PIC?

Por que eu já gravo com o 16F84A, 16F628, 16F877A,18F4520 os unicos que eu não consigo gravar são: 12F629/675

Mesmo assim você acha necessário recalibrar?

Obrigado pelas dicas por enquanto, abraço.

Olá,

Os 12f são os mais chatos com o oscal pois um dos motivos é que guardam o valor de calibração no último adr de memória.

mas o seu erro é no endereço 3 ! muito estralho.. nem no 1o nem no último mas no 3o !!???

se eu fosse você antes de mais nada colocaria um novo / de outro lote

abraço,

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha sinceramente não sei o que fazer, pois eu havia comprado 4 peças (12F629) pela internet, e estava tentando gravar em dois deles, como eu não tive sucesso, resolvi comprar mais dois aqui em minha cidade(comprei cada um em uma loja diferente),e sempre que eu coloco o pic no gravador, eu faço uma leitura antes de qualquer coisa. Fazendo isso notei que cada um tem um valor pre-calibrado de osc na ultima posição da memória, então eu sempre anoto esse valor, para que eu escreva -o na hora de gravar o programa e não entendo o por que nao grava.

O programa compila legal, mas sempre da erro na hora de gravar o hex, o que me deixa encabulado é que, o mesmo programa funciona sem erros em outros pics trocando apenas o cabecalho e respectivos FUSES, mas na familia 12F não consigo.

.

.

.

Será que alguém poderia tentar gravar meu arquivo hex pra fazer um teste???

Olá,

Os 12f são os mais chatos com o oscal pois um dos motivos é que guardam o valor de calibração no último adr de memória.

mas o seu erro é no endereço 3 ! muito estralho.. nem no 1o nem no último mas no 3o !!???

se eu fosse você antes de mais nada colocaria um novo / de outro lote

abraço,

Marcelo

Se não for muito encomodo, voce poderia tentar gravar meu arquivo HEX pra ver se grava???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse código você escreve normalmente usando o mouse e o teclado. É só dar um click em cima de cada valor e mudar com o teclado.

Tenta aí e vê se resolve. Apenas para o 12F629.

Veja a figura:

3460.jpg

Agricio

Boa noite amigo, fiz exatamente assim, o erro que deu agora foi: 0x00002

. . . . você tem ideia o que pode ser?

Abraço.

Esse código você escreve normalmente usando o mouse e o teclado. É só dar um click em cima de cada valor e mudar com o teclado.

Tenta aí e vê se resolve. Apenas para o 12F629.

Veja a figura:

3460.jpg

Agricio

Boa noite amigo, fiz exatamente assim, o erro que deu agora foi: 0x00002

as vezes da erro: 0x00009 as vezes aparece: 0x0000A

. . . . você tem ideia o que pode ser? Será que estou fazendo algo de errado???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de programar o PIC12F629; nada de errado. Tem problema aí no seu gravador.

Aqui está a compilação. A gravação eu faço em outro PC.

12F6291.jpg

Agricio

É acho que você tem razão, ja recalibrei, reescrevi o codigo e não grava de jeito nenhum, também estou achando que pode ser meu gravador.

O que eu não entendo é por que grava os outros PIC e só esse que não grava, você acha normal acontecer isso?

Mesmo assim obrigado pelas informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1º) Você joga o seu HEX no ICPROG.

2º) Você escreve (usando o mouse e o teclado) o código 3460 no último endereço conforme a figura que já postei acima.

3º) Só depois disso feito você grava o PIC.

///////Tenta novamente. Aqui gravou na primeira tentativa.//////

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1º) Você joga o seu HEX no ICPROG.

2º) Você escreve (usando o mouse e o teclado) o código 3460 no último endereço conforme a figura que já postei acima.

3º) Só depois disso feito você grava o PIC.

///////Tenta novamente. Aqui gravou na primeira tentativa.//////

Agricio

Tudo bem, eu tenho aqui o IC-Prog, mas como eu configuro ele para funcionar meu gravador (hardware -> PicKit2) ?

Eu não achei opção desse gravador no IC-Prog. "Settings/Hardware/Programmers"

. . . como devo proceder quanto a isso???

Desculpe minha falta de conhecimento, mas é que não conheço bem esse software.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem um tutorial + esquema. Vê se ajuda. Não foi eu quem fêz, mas é bem explicativo.

No soquete correspondente ao PIC12Cxxx você pode gravar o PIC12Fxxx.

Baixe o arquivo do link abaixo.

http://www.4shared.com/rar/GV4Lq9D9/Configurando_o_ICPROG__JDM.html

Agricio

Agricio muito obrigado mesmo pelo seu empenho em me ajudar, mas me corrija se estiver enganado. O "JDM" só possui comunicação serial não é?

O problema é que eu não tenho PC Desktop para comunicação SERIAL, apenas um Notebook, por isso adquiri o software + hardware "PicKit2" com USB.

Dentro dessa possibilidade, você teria mais alguma dica pra me dar ?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você teria mais alguma dica pra me dar ?

Tenho!!

Monte um gravador serial que não dá trabalho nenhum; arrume um PC velho que tenha o WINDOWS 98 (isso você consegue em qualquer sucata de graça); baixe e use o ICPROG e grave tudo que você precisar. Aproveita e mande os propagandistas de tudo que é USB p/ alguma padaria comprar carne que é o que eles merecem.

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho!!

Monte um gravador serial que não dá trabalho nenhum; arrume um PC velho que tenha o WINDOWS 98 (isso você consegue em qualquer sucata de graça); baixe e use o ICPROG e grave tudo que você precisar. Aproveita e mande os propagandistas de tudo que é USB p/ alguma padaria comprar carne que é o que eles merecem.

Agricio

Ok, muito brigado mesmo por enquanto vou procurar fazer isso, grande abraço.

Curioso, eu uso software + hardware "PicKit2" , pra gravar pics 12fxx e nunca tive problemas.

Mas o no propio software PicKit2 tem os recursos pra calibrar o oscilador interno , tanto no modo manual com automatico, vejam as imagens.

Jeliciano

Como você faz as etapas?

Por exemplo:

1º Ler o valor do OSC do pic

2º Importar arquivo HEX

3º Escrever o valor lido(OSC) na ulima posição e efetuar a gravação ?????

É isso mesmo ou me esqueci de algo??

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, muito brigado mesmo por enquanto vou procurar fazer isso, grande abraço.

Como você faz as etapas?

Por exemplo:

1º Ler o valor do OSC do pic

2º Importar arquivo HEX

3º Escrever o valor lido(OSC) na ulima posição e efetuar a gravação ?????

É isso mesmo ou me esqueci de algo??

Abraço.

Como você faz as etapas?

Por exemplo:

1º Ler o valor do OSC do pic

2º Importar arquivo HEX

3º Escrever o valor lido(OSC) na ulima posição e efetuar a gravação ?????

É isso mesmo ou me esqueci de algo??

Sim, este seria o procedimento ,eu nunca precisei fazer isto, porque sempre que carrego o arquivo .hex a ultima posiçao nao se altera mantendo o valor do OSC,indepedente do resto do arquivo carregado.

Abraço

jfeliciano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, este seria o procedimento ,eu nunca precisei fazer isto, porque sempre que carrego o arquivo .hex a ultima posiçao nao se altera mantendo o valor do OSC,indepedente do resto do arquivo carregado.

Abraço

jfeliciano

O seu funciona certinho né ? Podemos trocar os arquivos?

voce poderia tentar gravar meu arquivo HEX pra ver se funciona?

E voce pode me mandar seu arquivo HEX pra eu tentar gravar aqui ?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu funciona certinho né ? Podemos trocar os arquivos?

voce poderia tentar gravar meu arquivo HEX pra ver se funciona?

E voce pode me mandar seu arquivo HEX pra eu tentar gravar aqui ?

Abraço.

Sim o meu arquivo funciona, podemos trocar os arquivos para teste, no nao sei como vamos fazer esta troca de arquivos.

jfeliciano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho!!

Monte um gravador serial que não dá trabalho nenhum; arrume um PC velho que tenha o WINDOWS 98 (isso você consegue em qualquer sucata de graça); baixe e use o ICPROG e grave tudo que você precisar. Aproveita e mande os propagandistas de tudo que é USB p/ alguma padaria comprar carne que é o que eles merecem.

Agricio

Já estou montando um gravador de PIC pra mim ver se é isso, mas só pra falar uma coisa que eu tentei. Eu arranjei um PC emprestado para tentar gravar alguns códigos, utilizei o gravador JDM em um PENTIUM 4 utilizando o IC-PROG ele gravou sem erros, porém quando testo ele no protoboard nada de oscilar.

Devo estar pecando em mais alguma coisa, mas logo eu descubro com a ajuda de vocês, valeu mesmo por enquanto, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

utilizei o gravador JDM em um PENTIUM 4 utilizando o IC-PROG ele gravou sem erros

Resolvido o problema de gravação então!?

porém quando testo ele no protoboard nada de oscilar.

Erro seu aí no protoboard. Você não inverteu as ligações não? Olhando o C.I. por cima a contagem dos pinos é num sentido e por baixo é noutro. Alimentação tem que ser muito bem filtrada e estável.

Já testou no Proteus?

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvido o problema de gravação então!?

Erro seu aí no protoboard. Você não inverteu as ligações não? Olhando o C.I. por cima a contagem dos pinos é num sentido e por baixo é noutro. Alimentação tem que ser muito bem filtrada e estável.

Já testou no Proteus?

Agricio

Sempre que vou fazer algum teste eu deixo aberto o Datasheet no PC ao lado e sempre confiro a pinagem, quanto à pinagem está ok, mas como seria uma alimentação bem filtrada?

Seria 7805+Capacitores e diodos na entrada do circuito?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bem pessoal acho que o tópico já pode ser fechado, pois consegui gravá-lo pelo JDM em uma comunicação serial, só que ele não funciona na prática então devo verificar outras coisas, o que me incomoda é que várias pessoas conseguem utilizando o PicKit2, então por que eu não consigo?

Mas valeu pelo esforço e agradeço à todos que colaboraram tentando ajudar, um grande abraço à todos.

Ainda não testei com o Proteus, testei apenas com o "REAL PIC SIMULATOR" e funcionou certinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!