Ir ao conteúdo

Dúvida de Elétrica - Disjuntores de quadro de distribuição

maue

Posts recomendados

Postado

Olá, não achei onde postar sobre este assunto de Elétrica,

minha dúvida é no quadro de distribuição, eu gostaria de saber para qual lado os disjuntores devem ser instalados, dependendo da coluna que estão posicionados.

Por exemplo, na imagem abaixo temos disjuntores unipolares na coluna esquerda e direita, sendo que na coluna esquerda os disjuntores estão ligados quando a chave está para o lado direito, e na coluna direita os disjuntores estão ligados quando a chave está para o lado esquerdo.

Eu queria saber se existe algum padrão para posicionar os disjuntores deste modo, ou cabe ao eletricista escolher?

DSCN5823.JPG

Postado

Não sou eletricista , mas acho que nesse caso vale o bom senso. Nesse caso mostrado a caixa de distribuição é "genérica", estilo antigo, com fundo de madeira e o eletricista posicionou os disjuntores de modo a ter alto grau de aproveitamento dos barramentos e do espaço disponível. Nos quadros modernos os disjuntores normalmente estão todos voltados para a mesma direção, na maioria dos casos na vertical e com a posição "ligado" para cima e se for horizontal, da esquerda para a direita. Deve ter uma norma ABNT, mas nesse caso deixo para os profissionais opinarem.

Postado

A regrinha "da esquerda para direita" no caso horizontal eu também concordo, mas e se caso um eletricista fizer de um jeito, e depois for preciso colocar um novo quadro com outro eletricista, aplicando outro padrão, não necessariamente pior ou melhor que o anterior?

Neste caso os dois podem ter bom senso, mas é essencial seguir padrões.

Alguém que souber de alguma norma por favor...

Postado

Srs, bom dia.

Não temos regra de esquerda ou direita, o que temos de observar é a entrada da fase (através do barramento, fios ou cabos) e também a saída do disjuntor. A entrada sempre deve ser pela parte superior do disjuntor, inclusive este quadro está totalmente errado o disjuntor geral, percebam os srs. está com a entrada das fases pelo lado de baixo do disjuntor geral e a saída pela parte superior.

Vale lembrar que em época mais antiga não se tinha procedimentos de instalações elétricas e nem normalização rígidas como as de agora.

Valeu

JA

Postado

Esse Quadro ta todo errado e desorganizado(se meu prof. vise eu fazendo igual ele me matava na hora :D ), e ta mau feito a ligação das varetas, tem que estar na vertical ou horizontal mas nunca inclinado e os fios devem ser dotadas de conectores terminais de pressão adequados para conectar nas barras e não podem ser fixados na chapa da propiá caixa!!.(para que acha que serve esse 4 suportes que fica um em cada canto la dentro??. Quando as fases se cruzam, por preferência devem ser isoladas e cada uma tem a sua cor padrão, caso tenha problemas de espaço devem estar bem mais afastadas uma das outras ao cruzar(espaço minimo de um dedo por segurança) mas caso seja de tensão muito alta (acima de 380V) isole-os. A os fios de fase deve vir por cima e o neutro/terra por baixo, a fiação tem que passar por canaletas e sair logo em cima de seu terminal e deve ter também uma capa acrílica com abertura em cima das chaves dos disjuntores apenas para ter acesso as chaves para evitar contato acidental nas barras amigo.(isso faz parte da norma).

Aqui uns exemplos

http://www.instalainfra.com/img_serv/83c7c241bb.JPG

http://eletricidadeevida.blogspot.com.br/p/fotos.html

http://www.unitechms.com.br/painel-e-quadros-eletricos.php

Conetores para ligar fios na barra

http://www.7735.com/pt/sale/dt-copper-bar-lug-tubo-cabo-tal%C3%A3o-terminal-terminal-conector-terminal-de-cobre-friso-do-tal%C3%A3o-cg3304

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!