Ir ao conteúdo

Dúvida de Elétrica - Disjuntores de quadro de distribuição

maue

Posts recomendados

Postado

Olá, não achei onde postar sobre este assunto de Elétrica,

minha dúvida é no quadro de distribuição, eu gostaria de saber para qual lado os disjuntores devem ser instalados, dependendo da coluna que estão posicionados.

Por exemplo, na imagem abaixo temos disjuntores unipolares na coluna esquerda e direita, sendo que na coluna esquerda os disjuntores estão ligados quando a chave está para o lado direito, e na coluna direita os disjuntores estão ligados quando a chave está para o lado esquerdo.

Eu queria saber se existe algum padrão para posicionar os disjuntores deste modo, ou cabe ao eletricista escolher?

DSCN5823.JPG

Postado

Não sou eletricista , mas acho que nesse caso vale o bom senso. Nesse caso mostrado a caixa de distribuição é "genérica", estilo antigo, com fundo de madeira e o eletricista posicionou os disjuntores de modo a ter alto grau de aproveitamento dos barramentos e do espaço disponível. Nos quadros modernos os disjuntores normalmente estão todos voltados para a mesma direção, na maioria dos casos na vertical e com a posição "ligado" para cima e se for horizontal, da esquerda para a direita. Deve ter uma norma ABNT, mas nesse caso deixo para os profissionais opinarem.

Postado

A regrinha "da esquerda para direita" no caso horizontal eu também concordo, mas e se caso um eletricista fizer de um jeito, e depois for preciso colocar um novo quadro com outro eletricista, aplicando outro padrão, não necessariamente pior ou melhor que o anterior?

Neste caso os dois podem ter bom senso, mas é essencial seguir padrões.

Alguém que souber de alguma norma por favor...

Postado

Srs, bom dia.