Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa dia a todos. Tenho um notebook DELL INSPIRON N5010 e de uma semana para cá ele está desligando sozinho depois de mais ou menos uma hora de uso e depois disso fica desligando direto. Só depois de algumas horas desligado eu consigo usa-lo de novo mas se passando uma hora começa tudo de novo. Tudo leva a crer que é super aquecimento. Acho que o cooler do processador está sujo. Ontem abri o micro mas não consegui tirar o dissipador e o cooler para a limpeza. Eles ficam debaixo da placa mãe e não consegui remove-los. Se alguem souber como faço pra limpar todo o sistema de refrigeração do processador deste modelo, peço que me enviem. O meu e-mail é [email protected]

Obrigado,

Postado
Boa dia a todos. Tenho um notebook DELL INSPIRON N5010 e de uma semana para cá ele está desligando sozinho depois de mais ou menos uma hora de uso e depois disso fica desligando direto. Só depois de algumas horas desligado eu consigo usa-lo de novo mas se passando uma hora começa tudo de novo. Tudo leva a crer que é super aquecimento. Acho que o cooler do processador está sujo. Ontem abri o micro mas não consegui tirar o dissipador e o cooler para a limpeza. Eles ficam debaixo da placa mãe e não consegui remove-los. Se alguem souber como faço pra limpar todo o sistema de refrigeração do processador deste modelo, peço que me enviem. O meu e-mail é [email protected]

Obrigado,

Bom dia,

Com certeza é super-aquecimento que está fazendo o note desligar.

Usa o Everest, e veja qual temperatura ele está chegando..

Agora como desmontar, vai ser difícil explicar..

Cada notebook tem um procedimento para ser desmontado ..

Mais antes de mais nada, veja qual é a temperatura que tá chegando a máquina usando o programa.

Postado
Bom dia,

Com certeza é super-aquecimento que está fazendo o note desligar.

Usa o Everest, e veja qual temperatura ele está chegando..

Agora como desmontar, vai ser difícil explicar..

Cada notebook tem um procedimento para ser desmontado ..

Mais antes de mais nada, veja qual é a temperatura que tá chegando a máquina usando o programa.

Boa tarde Rebello.

Verifiquei a temperatura que normalmente ficava por volta de 60 graus e chegou até 90, mas depois abaixou para 55 +ou-. Na hora que desligou mesmo eu não verifiquei porque ele desliga de repente. Mas nunca tinha visto uma temperatura tão alta assim nele. De qualquer forma eu consegui abri-lo. Mas tem que tirar toda a placa mãe pra ter acesso ao cooler, só que não consegui tirar o cooler nem o sistema de arrefecimento dele para limpar direito. Só consegui limpar alguma sujeira que estava no cooler mas não adiantou. Não achei nada na net explicando como retirar e limpa-lo.

De qualquer forma, obrigado.

• 9 meses depois...
Postado

Desenterrando.... heheheh

Avredito que você já tenha conseguido... Estou enfrentando esse problema - já tirei o cooler e estou procurando pela net... Por enquanto os preços estão relativamente altos...

Alguém sugere algum site ou loja???

• 3 semanas depois...
  • mês depois...
Postado

resolvido!! Era o cooler... Comprado instalado e funcionando legal!!!

Até que ao ligar o cabo hdmi na tv (ligada) deu m...!!!! Não reconhece o HD, no entanto consigo entrar no setup da bios - HD não reconhecido,,,,

Ah lembrando: o cooler tem 3 fios (vermelho, preto e amarelo). Aparentemente só necessitariam 2 - +VCC e GND, no entanto o amarelo (acredito) ser um sinal de "ok" para placa... Ou seja sem esse sinal ela, preventivamente desliga o note...

• 2 meses depois...
Postado

Tenho o mesmo note. Tenho um problema similar:

Sem_t_tulo.jpg

Já troquei a pasta térmica pela Thermal Tech TG-1. Passei uma leve quantia. Já fiz a limpeza do note e cooler.

O que é engraçado é que o cooler funciona a todo o vapor, mas só joga ar gelado para fora.... Não deveria ser ao contrário? Realmente acredito que o micro desligue devido à temperatura e não ao defeito do cooler. O que posso fazer?

Postado

Bom, esta noite fiz a instalação de um driver do chipset intel contido no site da Dell: http://www.dell.com/support/drivers/br/pt/19/Product/inspiron-15-intel-n5010#

Após a instalação o note reiniciou. Após vejam como ficaram as temperaturas na imagem em anexo.

Sem_t_tulo.jpg

Daqui uns dias a pasta térmica irar completar a sua cura. Caso não ocorra a melhora, eu posto aqui. Caso contrário irei abrir o note e reduzir a quantidade de pasta térmica adicionada ao processador, para verificar se a mesma, ao invés de melhorar o dissipamento do calor está funcionando como um isolante térmico.

post-1062664-13884966750095_thumb.jpg

Postado

Se ele está jogando ar GELADO pra fora, é porque algo está errado! era pra sair pelo menos um vento morno de lá.

Pode ser que a pasta térmica seja ruim, ou você exagerou, ou não encaixou bem o dissipador no processador.

Se você pensar pela lógica, o cobre não está recebendo o calor do processador pra dissipar

Postado
Se ele está jogando ar GELADO pra fora, é porque algo está errado! era pra sair pelo menos um vento morno de lá.

Pode ser que a pasta térmica seja ruim, ou você exagerou, ou não encaixou bem o dissipador no processador.

Se você pensar pela lógica, o cobre não está recebendo o calor do processador pra dissipar

Entendo. Verifiquei e o dissipador fica em contato com os núcleos. Reduzi a pasta térmica, mas o problema continuou. A pasta TG-1 da Thermalteck é muito elogiada e cara.

No entanto, percebi que, próximo ao processador existem 4 capacitores que ficam sob uma haste sem cobre do dissipador. Nesta haste há uma fita adesiva que fica sobre os capacitores. Percebo que, no notebook fica muito quente próximo da região destes capacitores e não do processador. Da forma que está será que posso passar pasta térmica neles?

Fora isso há mais o que se fazer? Estes problemas aconteceram pouco depois de atualizar para a bios A15. A atualização foi um sucesso, mas....tudo começou depois disso.

Postado
Entendo. Verifiquei e o dissipador fica em contato com os núcleos. Reduzi a pasta térmica, mas o problema continuou. A pasta TG-1 da Thermalteck é muito elogiada e cara.

No entanto, percebi que, próximo ao processador existem 4 capacitores que ficam sob uma haste sem cobre do dissipador. Nesta haste há uma fita adesiva que fica sobre os capacitores. Percebo que, no notebook fica muito quente próximo da região destes capacitores e não do processador. Da forma que está será que posso passar pasta térmica neles?

Fora isso há mais o que se fazer? Estes problemas aconteceram pouco depois de atualizar para a bios A15. A atualização foi um sucesso, mas....tudo começou depois disso.

Fiz novos testes.

Ao que tudo indica, o problema é o dissipador. Obstruí a saída de ar. Segundo o manual da DELL, a temperatura deveria aumentar. Ela não aumentou, continuou no mesmo patamar que já é alto 75 - 80º C.

Após o micro desligar-se abruptamente, peguei o termômetro e medi a temp do processador e confere com o retornado pelo sensor do sistema. Medi também no corpo do dissipador e a tem também estava alta, porém, não consegui medir a temp. do dissipador mais próximo do cooler.

O ar que sai do mesmo está morno. Mas, pela temperatura, deveria sair muito mais ar quente. Quando eu o comprei o ar que saía dele era bem quente.

Quanto ao cooler, o mesmo tem boa atividade. Aumenta a velocidade e reduz de acordo com a utilização do processador.

Vi no site da DELL que o dissipador é oco. Pelo o que eu analisei o mesmo é todo lacrado, não há como entrar poeira neste.

Interessante que, não há alteração na velocidade do micro, mesmo quando o processador atinge altas temperaturas.

É possível que o dissipador passe a não dissipar mais o calor com o passar do tempo?

Acredito que terei de trocar o mesmo que está na faixa de R$120,00.

O preço para manutenção da DELL ultrapassa R$ 500,00 reais. Há a garantia, mas acredito que muitos têm o mesmo problema e não é justo pagar mais por este. Vi alguns tópicos no site da DELL que a mesma apenas troca a peça e não se manifesta sobre o âmago da questão.

Bom se houver solução postarei aqui. até.

Postado
Fiz novos testes.

Ao que tudo indica, o problema é o dissipador. Obstruí a saída de ar. Segundo o manual da DELL, a temperatura deveria aumentar. Ela não aumentou, continuou no mesmo patamar que já é alto 75 - 80º C.

Após o micro desligar-se abruptamente, peguei o termômetro e medi a temp do processador e confere com o retornado pelo sensor do sistema. Medi também no corpo do dissipador e a tem também estava alta, porém, não consegui medir a temp. do dissipador mais próximo do cooler.

O ar que sai do mesmo está morno. Mas, pela temperatura, deveria sair muito mais ar quente. Quando eu o comprei o ar que saía dele era bem quente.

Quanto ao cooler, o mesmo tem boa atividade. Aumenta a velocidade e reduz de acordo com a utilização do processador.

Vi no site da DELL que o dissipador é oco. Pelo o que eu analisei o mesmo é todo lacrado, não há como entrar poeira neste.

Interessante que, não há alteração na velocidade do micro, mesmo quando o processador atinge altas temperaturas.

É possível que o dissipador passe a não dissipar mais o calor com o passar do tempo?

Acredito que terei de trocar o mesmo que está na faixa de R$120,00.

O preço para manutenção da DELL ultrapassa R$ 500,00 reais. Há a garantia, mas acredito que muitos têm o mesmo problema e não é justo pagar mais por este. Vi alguns tópicos no site da DELL que a mesma apenas troca a peça e não se manifesta sobre o âmago da questão.

Bom se houver solução postarei aqui. até.

Desmontei o notebook e o liguei em uma sala refrigerada com ar condicionado. Realizei todos os testes de diagnóstico da Dell.

Não há problemas com o cooler, processador, placa mãe ou fonte.

Não há como montar o dissipador de calor de forma incorreta. Só há uma forma de encaixe. Os parafusos possuem molas. Ao apertá-los, a mola empurra o dissipador para junto do processador.

Instalei no micro o SPEED FAN.

Ele detectou todos os sensores e o fan do notebook.

Fiz um teste: desliguei através do speed fan o cooler. A temperatura não sobe. É como se o cooler estivesse rodando em vão. Ele não faz diferença. Se ele roda, a temperatura não abaixa. Se ele não roda, a temperatura não aumenta.

Com certeza é um problema! E em nenhum tópico a Dell se manifesta.

Postado

Fiz um teste final.

Desmontei o notebook. liguei ele desmontado. Assim que ele desligou, aferi as temperaturas ao longo do dissipador de calor.

Ao fazer a curva para chegar ao cooler, o mesmo encontra-se com temperatura bem mais baixa em relação ao ponto anterior à esta.

O problema do aquecimento se deu devido a um estreitamento no tubo de cobre próximo a referida curva.

Comprando um novo DISSIPADOR.

Att.

FÁBIO

• 11 meses depois...
Postado

Tenho esse mesmo note... Acredito que seja o grande problema dele com o passar do tempo, estou procurando também uma maneira de reparar, pois é um excelente equipamento. fiz o pedido do kit cooler+dissipador, assim que realizar os testes postarei o resultado

• 3 meses depois...
Postado

O meu estava super aquecendo mas desligava raramente. Paguei um amigo para limpar (4 anos de uso) e veio o diagnóstico: meu dissipador já era!

Problema relativamente comum nesses notebooks.

Alguém me indica um site onde eu possa encontrar um novo? Já procurei em vários lugares e nada! Só achei usado por R$70,00. Acham um bom negócio?

Valeu!

• 2 anos depois...
Postado

Pessoal Tive o mesmo problema que vocês, ontem, apos ler o tópico e realizar todos os testes realmente detectei que é o dissipador de calor, o notebook estava desligando  direto não ficava 5 minutos ligado e ja desligava, notei que ele jogava ar frio pra fora ao invés do ar quente, Resumindo, troquei o dissipador, apos isso a maquina nao desligou mais sozinha e voltou a jogar o ar quente pra fora, 

obs.: botei uma trinca no dissipador com defeito provavelmente vazou o gás por isso não conduzia o ar quente.

Pessoal Tive o mesmo problema que vocês, ontem, apos ler o tópico e realizar todos os testes realmente detectei que é o dissipador de calor, o notebook estava desligando  direto não ficava 5 minutos ligado e ja desligava, notei que ele jogava ar frio pra fora ao invés do ar quente, Resumindo, troquei o dissipador, apos isso a maquina nao desligou mais sozinha e voltou a jogar o ar quente pra fora, 

obs.: botei uma trinca no dissipador com defeito provavelmente vazou o gás por isso não conduzia o ar quente.

adicionado 1 minuto depois

obs.: notei uma trinca no dissipador com defeito provavelmente vazou o gás por isso não conduzia o ar quente.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!