Ir ao conteúdo

Dúvida Montagem NZXT Phantom (Ventoinhas)

_sLAdE_

Posts recomendados

Postado

Eu comprei um NZXT Phantom, ele vem por padrão com uma ventoinha no topo, duas laterais e uma traseira, além disso eu pretendo comprar mais ventoinhas num futuro próximo.

O problema é que minha placa mãe uma Gigabyte GA-Z68-UD3H-B3 possui apenas conectores para CPU_FAN, SYS_FAN1, SYS_FAN2 e PWR_FAN, logo eu só tenho dois conectores para as minhas ventoinhas.

Queria saber se existe algum modo usar todos.

Postado

Existem adaptadores de molex ( aquelas saídas da fonte que liga nos HD, sem controle de rotação ) . Acabei de ver um nesse outro post:

http://forum.clubedohardware.com.br/adaptador-7-fan/1061418?t=1061418

ou os controladores de FAN que permitem a utilização da PWM ( controle variável da rotação conforme a temperatura), tipo esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-429364604-controlador-de-fans-dual-bay-aerocool-touch-screen-2000-new-_JM

Postado

hmm então eu não posso usar o controle de fans que vem no meu gabinete para todas as ventoinhas nao é? pra isso eu teria que comprar um controlador de fans extra, como o que você me passou?

Postado

Bem, não conheço seu gabinete, tem quantos controles ? Na placa mãe costuma ter duas saídas de FAN controladas e esses controladores tem normalmente 3 saídas controladas.

Aí depende da quantidade que voce quer colocar no total .

Postado

Bom meu gabinete tem 5 controles de fans e espaco para 7 fans (3 de 200mm e o resto de 14mm)

segue imagem

nzxt_phantom_9.jpg

Os controladores ficam do lado direito nessa imagem.

Postado

é esse do teste ?

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/2050

Se for, note que o funcionamento não é exatamente automático, pois os potenciometros permitem a alteração das velocidades das ventoinhas, mas é um processo manual, diferente da proposta dos controladores automáticos que vem com sensores de temperatura que auto-regulam as velocidades.

Na minha opinião voce deve experimentar o funcionamento do PC montado e ver o comportamento das temperaturas, principalmente no verão ( que tá longe).

Só a partir daí voce vai ver se é necessário ou não a colocação de mais ventoinhas.

voce não falou nada, mas acho mais importante no momento a qualidade do cooler da CPU e se voce pretende utilizar com condições muito severas de processamento e o tamanho ( em dissipação de calor) da placa gráfica.

Postado

Se os fans que vem no gabinete tiverem mesmo a PWM ( o pino de controle-são 4 pinos), voce deve colocar os principais( os maiores) na placa mãe ( são 2 conforme você falou ?). O efeito do controle é muito importante pois conforme a temperatura ( que pode ser setada na BIOS da placa mãe), esses FAN's não precisam trabalhar na rotação máxima sempre, sendo mais silenciosos.

Postado

Ok entendi ,minha duvida foi sanada lobrigado pedrax, consegui resolver o problema dessas ventoinhas mas agora estou com outro problema com a ventoinha da fonte. Nao sei sedevo aproveitar esse topico mas vou aproveitar.

A ventoinha da minha fonte tem 4 pinos mas a pwr_fan da placa-mãe só tem 3, o que devo fazer?

Postado

??!! como assim a ventoinha do fonte ? Normalmente a ventoinha do fonte é interna e já está conectada internamente. Qual a marca e modelo do fonte ?

Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!