Ir ao conteúdo

Quanto menor a capacidade melhor o desempenho?

wasdyn

Posts recomendados

Postado

Eu gostaria de saber se a capacidade de um HD interfere na velocidade de leitura e/ou gravação de dados nele. Por exemplo, se imaginarmos dois HDs idênticos, diferindo apenas pela capacidade de armazenamento (mesma taxa de RPM, cache, taxa de transferência, dados gravados, sistema em que está instalado e tudo o mais), o HD de menor capacidade terá melhor desempenho ou ambos apresentarão desempenho idêntico?

Desde já agradeço a ajuda.

Postado

Viny, entendi. Percebi as diferenças na aba de desempenhos. Agora, comparando o de 750GB com o de 500GB dessa lista que você postou, não é possível atribuir as diferenças de desempenho ao cache, tendo em vista que ambos possuem 2 cabeças e 1 disco, mas o de 750 possui 64MB de cache e o de 500 apenas 16MB? Pois, se compararmos o de 1TB com o de 750TB, que possuem a mesma quantidade de cabeças, discos e cache, os dados de desempenho são os mesmos.

Isso (tanto a minha teoria quanto os dados [com as devidas alterações] da tabela que você postou) se aplica também a SSDs ou apenas HDs?

Obrigado.

• Membro VIP
Postado
Viny, entendi. Percebi as diferenças na aba de desempenhos. Agora, comparando o de 750GB com o de 500GB dessa lista que você postou, não é possível atribuir as diferenças de desempenho ao cache, tendo em vista que ambos possuem 2 cabeças e 1 disco, mas o de 750 possui 64MB de cache e o de 500 apenas 16MB? Pois, se compararmos o de 1TB com o de 750TB, que possuem a mesma quantidade de cabeças, discos e cache, os dados de desempenho são os mesmos.

Amigo,

Pode ser que sim, mas também o HD de 750Gb apresenta recursos especiais do fabricante que o de 500Gb não.

Isso (tanto a minha teoria quanto os dados [com as devidas alterações] da tabela que você postou) se aplica também a SSDs ou apenas HDs?

Obrigado.

Amigo, se você estiver mesmo certo essa teoria se aplica a tudo que armazena dados. E se pensarmos logicamente, faz sentido!

Abraço!

Postado

valeu pela ajuda.

Realmente, pelo menos na teoria, faz sentido (se o espaço é pequeno perde-se menos tempo procurando algo nele do que num espaço maior).

Perguntei isso porque vejo muitos computadores sendo vendidos com HDs de 1TB e me pergunto quantas pessoas realmente precisam de algo com tamanha capacidade no HD do computador (gosto de deixar no HD apenas programas que precisam ser instalados, arquivos como fotos, vídeos, músicas e afins armazeno num HD externo, que aí sim vejo necessidade de possuir vários TB). Agora que desinstalei os jogos do meu notebook, estou usando apenas 48GB (com os jogos que tinha o espaço ocupado devia estar na faixa de 100GB), ou seja, para mim um HD de 120GB já estaria de ótimo tamanho.

Solicito que os moderadores mantenham o tópico aberto, tendo em vista que a dúvida ainda persiste.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!