Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HDMI de PC para TV: Áudio 5.1 com variações de volume


Posts recomendados

Olá, pessoal do Clube do Hardware. Há várias áreas do site em que esta dúvida pode ser colocada. Caso algum dos moderadores saiba de uma melhor para meu problema, agradeço se puder mover o tópico.

Tentei fazer o título já bastante explicativo. Liguei meu PC (GeForce 9800GT) à minha TV LCD (Sony Bravia 40EX405) por um cabo HDMI. Após 1 dia inteiro de tentativas frustradas pra fazer sair som, consegui depois de ligar a placa de vídeo à mobo pela saída SPDIF OUT e atualizar todos os drivers e mais alguns da minha máquina.

Mas quando fui feliz assistir a um filme com 5.1 canais de áudio, percebi que tenho alguns problemas com o áudio. Com conteúdo em até 2 canais (vídeos do Youtube, músicas em MP3, vídeos em stereo...) tudo funciona normalmente, mas com conteúdo com mais canais de áudio, parece que a TV não interpreta todos corretamente, fazendo algumas trilhas e efeitos sonoros ficarem ensurdecedoramente altos, enquanto os diálogos mal são ouvidos. Tentei seguir instruções de outro fórum, que pedia para modificar alguns parâmetros no codec ffdshow audio, mas isso só fez o som, de um modo geral, ficar mais alto, mas não resolveu o problema da variação. Não é um problema do cabo, já testado, nem do vídeo. Esse último funciona normalmente pelo blu-ray player de mesa, pela entrada USB. Também não é o único vídeo com mais de 2 canais a apresentar o problema. Em todos isso acontece. E o problema se repete em todos os players de vídeo que tenho no computador (Windows Media Player 12, Media Player Cassic Homecinema, Real Player, VLC Media Player...).

Alguém sabe o que posso fazer, sem precisar converter o áudio dos vídeos? Afinal, foi justamente para não precisar disso que comprei o bendito cabo HDMI. Espero que alguma configuração nos codecs ou mesmo na TV resolva isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se eu entendi bem o seu problema, mas se o som é reproduzido pela sua TV, acredito que seja stéreo, seria bom verificar nas configurações de áudio do windows, se a saída está definida para stéreo também.

Nas propriedades da opção, em "Formatos aceitos", aparece como máximo de 2 canais de áudio aceitos. O que parece acontecer é o áudio chegar para a saída em 5.1 e o downmix ser feito de maneira errada, deixando pra trás informações de áudio que deveriam ser redistribuídas pelos 2 canais. Imagino como um rio tentando passar por um cano. Água demais pra pouco espaço. O que quero é uma maneira de já chegar em 2.0 na saída ou ainda que o downmix seja feito da maneira correta, sem que certos canais sejam ignorados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!