Ir ao conteúdo

Dúvidas padrão novo de tomadas

El Kabum

Posts recomendados

Postado

Olá, recentemente adquiri um filtro de linha Clone F8 Plus 1087, e me ocorreram algumas duvidas, visitei o tópico de doenças elétricas e me surgiram mais algumas. São elas:

- Tem algum problema eu ligar isto no filtro de linha, a fim de poder conectar aparelhos com plugue de pinos achatados no filtro ?

dscn1632c.th.jpg

-Ligando um aparelho com plugue de 2 pinos no filtro de linha, ou seja, sem um terceiro para o aterrar, ele está protegido ?

-A cada aparelho que for ligar, tenho que conferir qual dos 2 furos do filtro(fase e neutro) é o fase ?

-Por quê na chave do filtro não há escrito on/off e sim off e reset ? O que seria um disjuntor rearmável ?

img2012072700056.th.jpg

-Como faço a substituição dessa tomada para o padrão novo(3 pinos), visto que só existem 2 fios ? O aterramento, ligo onde ?

dscn1630g.th.jpg

• Membro VIP
Postado
Olá, recentemente adquiri um filtro de linha Clone F8 Plus 1087, e me ocorreram algumas duvidas, visitei o tópico de doenças elétricas e me surgiram mais algumas. São elas:

- Tem algum problema eu ligar isto no filtro de linha, a fim de poder conectar aparelhos com plugue de pinos achatados no filtro ?

dscn1632c.th.jpg

Não, para equipamentos com plug de dois pinos (que não necessitam de aterramento)

-Ligando um aparelho com plugue de 2 pinos no filtro de linha, ou seja, sem um terceiro para o aterrar, ele está protegido ?

O aterramento visa proteção do operador. Equipamentos com plug de dois pinos não necessitam de aterramento..

-A cada aparelho que for ligar, tenho que conferir qual dos 2 furos do filtro(fase e neutro) é o fase ?

Teoricamente sim se o plug desse equipamento tiver 3 pinos

-Por quê na chave do filtro não há escrito on/off e sim off e reset ? O que seria um disjuntor rearmável ?

img2012072700056.th.jpg

Exatamente, além da função liga/desliga, ela é um Circuit Breaker (disjuntor rearmável)

-Como faço a substituição dessa tomada para o padrão novo(3 pinos), visto que só existem 2 fios ? O aterramento, ligo onde ?

dscn1630g.th.jpg

Não liga.Se o equipamento tem seu cordão de alimentação com dois fios é porque ele não necessita de aterramento..

Postado

Tá um pouco estranho isso... Se seu equipamento só tem 2 pinos, não tem como saber qual deve ir no fase e qual no neutro, tendo a tomada 2 ou 3 pinos. Se seu equipamento tem 3 pinos, então só dá pra encaixar de uma forma no filtro de linha. O que você tem que conferir é se a tomada na qual o filtro foi plugado foi montada corretamente.

Um disjuntor funciona como um fusível, mas ao invés de queimar quando o aparelho é submetido a uma corrente muito alta, uma chave abre o circuito. Ao invés de trocar o disjuntor, você o rearma, fechando o circuito de novo.

Liga em lugar nenhum, vai ficar sem aterramento. Mesmo equipamentos de 3 pinos funcionarão sem aterramento.

Postado

Obrigado pelas respostas, mas quanto a ultima pergunta, ja que nao vou ligar o pino de aterramento em lugar nenhum, não há necessidade de troca da tomada, vou resolver só com o uso de adaptadores.

Só mais uma coisa. Como o plugue do filtro de linha tem 3 pinos, e vou ligá-lo numa tomada de 2, terei que conferir qual "furo" na tomada é o neutro e qual é o fase. O que preciso saber pra ligar do jeito certo é saber, no plugue de 3 pinos, qual é o fase e qual é o neutro.

Poderiam, por favor, resolver mais essa dúvida ?

Grato.

Postado
Obrigado pelas respostas, mas quanto a ultima pergunta, ja que nao vou ligar o pino de aterramento em lugar nenhum, não há necessidade de troca da tomada, vou resolver só com o uso de adaptadores.

Só mais uma coisa. Como o plugue do filtro de linha tem 3 pinos, e vou ligá-lo numa tomada de 2, terei que conferir qual "furo" na tomada é o neutro e qual é o fase. O que preciso saber pra ligar do jeito certo é saber, no plugue de 3 pinos, qual é o fase e qual é o neutro.

Poderiam, por favor, resolver mais essa dúvida ?

Grato.

Tomadas%2B3.jpg

Coloque o cabo na frente da tela e pronto, você sabe em qual pino deve ir a fase e em qual deve ir o neutro. (obviamente que a parte de por na tela é só até você entender a lógica)

Postado

Mas ele desistiu da ideia de mudar a tomada, ela vai continuar com 2 pinos. Você pode descobrir qual o fase com uma chave teste, aí vai ter que memorizar a posição sempre que quiser conectar o plugue. Mas essa é outra vantagem de trocar a tomada para o novo padrão, você não precisa se preocupar com isso, porque só existe uma forma de encaixar.

Postado

Não lotuss, mesmo assim eu precisava dessa imagem que o Jorno postou pra ligar o filtro na tomada, afinal, mesmo sem ter aterramento, é melhor ligar do jeito certo do que ao contrario :)

Isso de trocar a tomada é verdade, porque ai vou sempre ligar do lado certo, mas como vou me mudar agora no fim do ano, nem vou trocar :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...