Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformador Nobreak


RogerLoko

Posts recomendados

A ligação está certinha mesmo. Pela foto não dá pra ver direito qual é seu multímetro, mas se for igual ao meu (e parece muito) só tem amperímetro DC. Como a tensão, também a corrente que o transformador fornece é alternada. Isso justifica a leitura do seu aparelho. você tem de usar um amperímetro AC nesse teste.

Certissimo amigo passoswell, verifiquei o multimetro e realmente o danado só aceita corrente em DC, achei um relógio de painel aqui e fiz a ligação, com as garras jacaré nos extremos da resistência o ponteiro chegou onde está marcado com pontos vermelhos e quando diminuí para os polos mais perto o ponteiro clipou e o trafo roncou que é uma beleza.

AMPERIMETRO.jpg

Agora tenho que achar um multimetro que aceite AC ou um amperimetro pois esse meu parece que vai até 5A só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jovem, você seguiu todos os passos do Faller?

Medir a tensão AC sobre o fio enrolado para essa corrente que você mostrou na foto?

Com certeza o seu multímetro tem a escala para medir tensão alternada (V AC), e depois de feitos os calculos indicados pelo Faller você terá um amperímetro com um fundo de escala maior.

Ainda mais uma coisa: Fiz umas mudanças no circuito, só clicar no mesmo link lá em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jovem, você seguiu todos os passos do Faller?

Medir a tensão AC sobre o fio enrolado para essa corrente que você mostrou na foto?

Com certeza o seu multímetro tem a escala para medir tensão alternada (V AC), e depois de feitos os calculos indicados pelo Faller você terá um amperímetro com um fundo de escala maior.

Ainda mais uma coisa: Fiz umas mudanças no circuito, só clicar no mesmo link lá em cima.

Fiz as leituras mas tem algo estranho:

Tensão entrada do trafo=223V :lol:

Tensão saída do trafo=25,8V :lol:

Tensão na bobina =0V :eek:

Nessa medição apenas o ponteiro subiu um ponto a mais na escala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão deve ter ficado pequena demais para a menor escala do voltímetro. Tente fazer o teste novamente com uma corrente maior. Pelos exemplos que o Faller deu, você terá uma leitura boa na tensão da bobina se tiver marcando entre 3A e 5A no amperímetro. É só reduzir a distância entre as garras na resistência de chuveiro, com cuidado para não ultrapassar os 5A e torrar o amperímetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que massa, eu estava crente que isso ia dar certo. Tensão (V) = corrente(I) * resistência ®. Se aumentar apenas a corrente não trouxe aumento de tensão, tens de aumentar agora a resistência dessa sua bobina. Se estás usando 1m de fio, talvez dois, três metros TALVEZ dê resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complicado, a precisão na medida não está muito boa. O multimetro deveria ter uma escala de medida AC para tensões menores. Só vejo duas alternativas: ou aumenta um pouco mais o comprimento do fio (mais 0,5 metro) e segue, ou segue sem alterar nada.

Apesar de tudo, melhor mesmo seria conseguir um voltímetro AC para tensões pequenas.

Mandei esta resposta antes de ler a resposta anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Lembrem-se de que tensões AC tem de ser retificadas antes de ser medidas. Lembrem-se de que diodos necessitam uma determinada tensão para romper sua barreira de potencial.. Em baixas tensões esa barreira de potencial dos diodos atrapalha muito e distorce as medidas. Equipamentos de medida melhores, tem amplificadores e compensadores para isso.. Esses pequenos e simples não..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Entendo... mas neste caso, por serem muito pequenas as tensões (0,1mV a cada 5A), colocar os diodos e usar o multimetro em DC vai ajudar? Justamente pela barreira de potencial da ponte?

Cada grandeza em seu lugar.. Os diodos da ponte vão tirar de 0,6 Volts de uma tensão de 25 Volts, (0,6 em 25Volts é um desvio de 2,5%) Agora, 0,3 Volts (típico de diodo de germânio que é usado geralmente na retificação em multímetros) numa tensão da ordem de 0,3 Volts (queda na bobina) é 100%...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde, fiz como orientado e coloquei a ponte retificadora kbpc3510 que foi a unica que achei disponível nas lojas, diminui a bobina para +- 1 metro de fio AWG20 e consegui as seguintes medições:

Tensão entrada trafo:227V AC

Tensão saída trafo : 25,1V AC

Tensão retificada : 21,3 V DC

Corrente no amperimetro :9,6 A

Tensão entre os polos da bobina : 0,50 V DC

Acho que agora é possível determinar corrente do trafo e qual projeto se encaixa melhor né?

Obrigado pela ajuda de todos e um grande abraço.Quem puder dar alguma sugestão fico agradecido e gostaria que alguém calculasse a capacidade de corrente deste trafo porque eu tentei segundo as explicações do faller mas acho que tem algo errado em minhas contas porque dá 9A somente mas quando eu estava calibrando as garras na carga o multimetro acusou até 13A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Explica melhor o que você fez com o circuito e como fez os cálculos.

Ola passoswell, montei a ponte retificadora no trafo e medi as tensões AC de entrada e saída do trafo, depois medi a tensão DC na saída da ponte, coloquei o + da ponte no multimetro na escala de A saí dele e passei pela bobina e depois da bobina para carga, o - da ponte liguei direto à carga e medi no multimetro 9,6 A (chegou até 13 quando aumentei a resistência na carga) feito isso medi a tensão entre as pontas da bobina e deu 0,50 V.Acho que era isso que era para eu fazer só me perdi na hora de calcular qual seria a máxima corrente que o trafo pode fornecer.Obrigado por ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema era que seu amperímetro não suportaria medir a corrente máxima do trafo. Depois de medir a tensão na bobina, e de posse da leitura do amperimetro, você faz a relação Vbobina/Iamperimetro. No caso, se entendi bem, 0,5V/9,6A. Depois disso, pode tirar o amperímetro do circuito.

Digamos que em aberto a tensão de saída do trafo dá 25V (a tensão alternada nos terminais de saída do trafo). Você vai ligar a bobina e a resistência de chuveiro no transformador novamente, e vai reduzindo a resistência do chuveiro olhando a tensão de saída do trafo. Quando a tensão do trafo cair 10% da tensão em aberto, ou seja, 25-25*10/100 = 22,5V no meu exemplo (tensão alternada nos terminais de saída do trafo), você mede a tensão na bobina (a tensão da bobina é dc).

Com esse valor que acabamos de medir, achamos a corrente máxima : I = Vbobina/(0,5/9,6) . I será o valor da sua corrente máxima em ampéres.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei novamente o esquema mas sem a ponte, sabido que a saída do trafo é 26,6V -10%=23,94V, coloquei as garras na resistencia de chuveiro e consegui a tensão de 23,94V e tentei medir as pontas da bobina na escala DC do multimetro e ficava oscilando entre 0,3 e 0,8 isso em 2000m pois em 20V DC não dava leitura.Mudei o multimetro para 200V AC e deu a leitura 0,2.fazendo s calculos conforme proposto deu assim, medição em DC com ponte retificadora 0,50/9,6A=0,05208 e sem a ponte 0,2(bobina)/0,05208=3,84A tem algo errado aí :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok passos, remontada a ponte retificadora seguem as tensões abaixo:

AC entrada trafo=227V

AC saída trafo = 26,6V

AC saída trafo com carga = 23,9V =10% redução

Medição DC na bobina 0,70V

Pelos meus calculos 0,70/(0,50/9,6A)= ~13,44A correto?Agora qual seria um esquema ideal para montar uma fonte retificadora com corrente ajustável baseada em 12A que é pra dar uma folguinha para o trafo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ei colega RogerLoko.. Tu me lembraste, no ocorrido e no modo de operar, aquele cachorro que corre atrás do pneu do automóvel e quando o carro para, quando alcança o pneu, não sabe o que fazer...

Levaste mais de uma página para entender como fazer um amperímetro de maior capacidade, conseguistes entender, todo mundo ficou feliz... Na hora de usar, esquecestes tudo?? Assim eu não aguento!!!:D:D

PS: Agora sim... Estava redigindo essa tua resposta bem como outras e não havia visto esse teu último post..

Agora gostei.. Assim é que se faz amigo. Quando se aprende é para usar...

Viste como foi possível medir uma corrente maior sem o amperímetro alicate.. Só com um voltímetro e um metro de fio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue link: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/816-fonte-de-corrente-constante-para-banhos-quimicos-art105.html

A fonte que o Newton projetou é pra 3A. Se você fizer 4 dessas, terá os 12A máximos que desejas. Teria de fazer o circuito 4 vezes, exceto pelo transformador.

O Newton sempre tem tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Passos, foi essa fonte que postei quando postei o trafo, ela usa um trafo 18V+18V por 3A, meu trafo é apenas 25V por 14A, e esse lance de fazer 4 fontes eu não saquei seriam quatro circuitos separados?Não há como redimensionar os componentes para se ganhar espaço e economizar $ e mesmo que faça 4 modulos como seria o controle de corrente comum aos 4?e a saída?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!