Ir ao conteúdo

Como um resistor realmente funciona no circuito

jhonalvez

Posts recomendados

Postado

Pessoal, eu andei pesquisando, e eu ainda tenho uma duvida sobre resistores, tipo, e claro que eles servem para impedir a passagem de corrente, mas o que eu nao entendo é porque algumas vezes ele e colocado com um valor baixo, e potencia alta perto de alguns transistores?

Eu nao sei se e isso mas o que seria flutuacao? ouvi falar que é para impedir a flutuacao de energia, enfim, alguem pode me dar um exemplo onde o resistor é usado de um modo mais difícil de entender? :wacko:

valeu

• Membro VIP
Postado

Veja ai..

Imagine que tenho de ligar um led, em uma bateria de 12 Volts e as características do led sejam as seguintes:

Vled = 2,7 Volts@20 mA

Se ligar direto nos 12 Volts rebenta, explode o led.. Uso então um resistor para limitar a corrente em 20 mA. Veja o cálculo:

Vcc = 12V

Vled = 2,7 V

Vr = 12-2,7 = 9,3 V

Se Iled tem de ser 0,020 Amperes, calcule pela fórmula R = V/I o valor desse resistor.

R = 9,3/0,020 = 465 Ohms. Use um valor comercial aproximado, por exemplo 470 ohms..

Ou use essa calculadora de resistor para led: http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,2.7,20,1,0〈=pt-BR

Veja ai uma outra aplicação do resistor, justo daqueles com valor baixo, muito baixo de resistência:

Peguei na internet esse diagrama de uma etapa final de um transmissor de RF. Veja ai e repare que os dois transistores estão em paralelo (os coletores unidos, as bases unidas e os emissores estariam unidos não fosses os resistores de 0,47 ohms, um em cada emissor)

Resistorescompensadoresdeganho-casadores.jpg

É justo esses resistores que perfazem a função de casador de ganho para os transistores..

Cada transistor tem um ganho diferente, mesmo sendo de uma mesma família, de um mesmo modelo, produzido na mesma "fornada". Se o ganho de cada um deles é diferente, será normal que cada um deles "carregue um pedaço diferente do piano", se comparado com o outro..

No caso a corrente em cada um dos transistores, não fossem os resistores, poderia ser diferente, em função de seus diferentes ganhos..

O resistor entra em ação como uma fonte de tensão reversa, se contrapondo a tensão de base, cujo valor dessa fonte é igual e IxR.. I é a corrente de emissor e R o valor desse resistor..

Repare que se a corrente em um dos transistores tendesse a ser maior que a corrente no outro, a queda de tensão no resistor (a tal de fonte que se contrapõe a tensão de base) aumentaria. Se contrapondo a tensão de base, esse aumento de tensão sobre o resistor tenderia a cortar esse transistor, ou seja, diminuindo a corrente de emissor do mesmo.. Se diminuir essa corrente, e ambos os resistores influindo um em cada transistor, eles perfazem a função de deixar os transistores operando muito perto do equilíbrio, dividindo por igual a corrente em cada um deles. Isso vai ser traduzido no melhor aproveitamento do conjunto de dois transistores..

Ou seja, outra função do resistor..

O resistor é um componente indispensável nos equipamentos eletrônicos. Ele vai estar presente desde o brinquedo até naquele satélite que, em órbita, permite a distribuição da TV via satélite..

Em diferentes valores, em diferentes tamanhos com diferentes dissipações, mas sempre um resistor.. Uns com função de causar queda de tensão outros limitação da corrente, outros para aquecimento (resistência do chuveiro, por exemplo) e assim vai..

Quanto a sua dúvida acerca da "flutuação" assim de modo genérico significa uma espécie de oscilação de alguma variável em torno de um valor pre-estabelecido.. Assim como um bote na água, que flutua em um nível sabido..

Essa variável pode ser a tensão por exemplo, no caso de uma bateria de automóvel, que após completada sua carga é mantida "em flutuação" que é com aquela tensão em que ela não vai se carregar nem descarregar. Igual ao bote, que em flutuação não vai afundar nem sair da água..

Pode ter outros contextos, vai depender do que queiras exprimir.. Desse modo, seja mais explícito e cite o contexto em que desejas entender a tal de flutuação..

Postado

Como se calcularia, no caso esse casador de ganho?

e esse ganho, seria a curva caracteristica IV? ou algo assim?

tipo, quais seriam as formulas usadas para calcular? as mesmas? v=r.i?

desculpe pelas perguntas, mas é que eu gosto de aprender tudo sobre eletronica e eletrica valeu

• Membro VIP
Postado
  jhonalvez disse:
Como se calcularia, no caso esse casador de ganho?

e esse ganho, seria a curva caracteristica IV? ou algo assim?

tipo, quais seriam as formulas usadas para calcular? as mesmas? v=r.i?

desculpe pelas perguntas, mas é que eu gosto de aprender tudo sobre eletronica e eletrica valeu

Casador de ganho se calcula usando muito bom senso..

- De um lado as correntes de coletor nesse tipo de estágio são elevadas;

- De outro lado a tensão de base, que se quer contrapor, é da ordem de 0,7 Volts, e sabemos que basta coisa de 0,1 Volts (em contraposição) para diminuir em muito a condução e até cortar o transistor..

- Sabe-se também que essa energia ai gasta nesse resistor de emissor, é pura perda e desse modo devemos fazer a mesma bem pequena..

Calcula-se usando de bom senso na mescla desse cenário ai visto, e da velha V = RI, sempre a mesma, quer para calcular o resistor do led, o resistor de emissor ou aquele da polarização de um transistor qualquer, lá no satélite.

O ganho de que falo é o hfe do transistor, a relação Ic/Ib, o ganho de corrente inerente aquele transistor..

Postado

hm.

e aqueles em circuitos de fonte de alimentacao, quando se liga um transistor em cima (acho que chama shunt), e liga um resistor de 1 ohm no coletor de um ic, i.e lm317, e um igual na base desse transistor?

como funcionaria?

e o que seria um resistor de pull up, na pratica?

valeu

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!