Ir ao conteúdo

Como evitar a pirataria?

poiuytre

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber qual é a melhor maneira para evitar que coloquem meu livro digital na internet para os outros baixarem.

Estava pensando em utilizar um sistema de login para ter acesso ao livro em que, basicamente, o comprador teria que usar uma senha somente válida para o seu IP (existe isso)?

O que indicam?

Postado

Olha, não tem muita coisa a se fazer para evitar a pirataria, ainda mais em livros digitais.

Alguém até pode comprar, mas copiar tudo pro bloco de notas e já era.

Faça o seu livro com o Acrobat, registre ele(pesquise sobre copyrights) e insira uma "identidade visual" nas páginas, além é claro, do seus créditos, no mínimo duas vezes ao longo do livro.

Esse negócio de login em livro, nem sei se é possível, só se você permitir apenas a leitura online dentro de um site. Há também a possibilidade de desabilitar o Ctrl-c, fazem isso em blogs inclusive.

Postado

Estava pensando em fazer exatamente isso...colocar o livro para as pessoas lerem no site. Assim, desabilitaria o ctrl c ctrl v e colocaria um sistema de login. Creio que seja o melhor que eu possa fazer, visto que nao tem como impedir 100% a pirataria sobre livros...

Postado
Estava pensando em fazer exatamente isso...colocar o livro para as pessoas lerem no site. Assim, desabilitaria o ctrl c ctrl v e colocaria um sistema de login. Creio que seja o melhor que eu possa fazer, visto que nao tem como impedir 100% a pirataria sobre livros...

Eu aconselharia a você a cria um blog exclusivo ao seu livro digital bloqueando o CTRL-C ou colocar num blog já existente seu que usa este sistema.

Eu havia pensado em você por somente em Adobe Reader, mas mesmo assim é possível copiar. Mas creio que exista uma extensão de texto somente de leitura que já bloqueie o CTRL-C especialmente para publicações de livros online. Vou procurar aqui, se achar eu posto. ;)

@EDIT: Após pesqusar vi que possui formas de evitar a cópia do arquivo usando seu livro em Adobe Reader e nas seleções especiais selecionando para evitar CTRL-C, mas também vi que há muito tempo já existem milhares de programas que desbloqueiam o seu livro no Adobe Reader mesmo selecionando esta opção. :(

Outra forma também seria você criar seu livro na linguagem JavaScript, ASP ou HTML, pois assim você usaria o código:

onselectstart="return false"(JAVASCRIPT E ASP)

ou

<body onselectstart="return false">(HTML)

e assim bloquearia a cópia. Mas é difícil...

Postado

Uma ideia que me passou e verifiquei que vocês não comentaram: dentre todas as dicas de ler o texto através de HTML, o que acontece se a pessoa pedir para exibir o código fonte da página? o texto não vai estar lá para ser copiado?

Abç, Cezar

Postado

Cara, a melhor maneira de você evitar a pirataria, é liberar o teu livro de graça pra todo mundo, aí quem quiser te ajudar compra, ou você posta uma boa parte e quam realmente gostar, compra o livro todo se a leitura for realmente interessante. Mas se colocar formas de proteção, sempre alguem vai burlar, talvez só pra fazer o mal...

• Moderador
Postado
Cara, a melhor maneira de você evitar a pirataria, é liberar o teu livro de graça pra todo mundo, aí quem quiser te ajudar compra, ou você posta uma boa parte e quam realmente gostar, compra o livro todo se a leitura for realmente interessante. Mas se colocar formas de proteção, sempre alguem vai burlar, talvez só pra fazer o mal...

É uma boa solução esta. Também concordo, que seria melhor você liberar uma parte do seu livro exatamente como google books faz. se apessoa gostar do conteudo.. ela compra o livro completo.

Mas lembre-se publicar na internet é inevitável.. é só olhar para os diversos blogs que contem os pdf de livros.. sempre vai ter um que vai por num 4shared da vida para compartilhar..

Minha sugestão é que você libere gratuitamente seu livro em pdf.. e peça uma contribuição( doação) como muitos programas freeware fazem

Postado

Uma outra ideia interessante que ouvi falar nos últimos dias foi a de colocar o nome e o CPF do comprador nas paginas do e-book (no caso em formato pdf). Assim, caso ele espalhasse o livro por aí, eu saberia de quem se trata...

Mas creio que deva existir alguma forma de desbloquear o livro e, assim, retirar o nome. Sempre tem um cracker fera pra fazer esse tipo de coisa

Postado

Sim já possuem formas de "burlar" isso e publicar seu livro a todos. Lendo e pesquisando sobre isso vi que existem programas que desbloqueiam o CTRL-C de blogs bloqueados e também dos PDF com segurança Anti CTRL-C também.

Postado

poiuytre, acho que o melhor jeito é você disponibilizar o primeiro capítulo do seu livro como cortesia para todos (você pode fazer um site de cadastro para isso ou não, mas sem campos de CPF, por exemplo) e cobrar um preço justo para seu livro, aí acredito eu, que as pessoas que gostarem de seu livro vão comprar.

Agora acabar com a pirataria acho muito difícil, se essas empresas "trilionárias" (como a indústria do cinema) não conseguem, nós ser humanos "normais" que não vamos conseguir...

É mais ou menos como essas empresas que fazem jogos independentes, distribuem a demo do jogo e cobram um valor justo pela obra.

• Moderador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...