Ir ao conteúdo

Posso colocar um capacitor na saida do lm317

jhonalvez

Posts recomendados

Postado

Tenho visto esquemas, mas acho que seria melhor colocar um capacitor de 1000 uf 16V na saida da minha fonte com o lm317. isso faz alguma diferenca? ou estou fazendo errado? e ainda tenho bastante desses capacitores aqui. o que acham?

• Membro VIP
Postado

Podes desde que coloques os diodos de proteção, reversamente, sobre o LM317.. Veja no datasheet que ele explica a razão..

Um capacitor pequeno, de 10 uF no terminal Adj, vale, para a minimização do ripple, mais do que um desses de 1.000 uf na saída.. Mais uma vez, se colocar ai, tem de colocar diodo de proteção para o CI. Veja no datasheet ou nos esquemas de fonte ajustáveis minhas por ai no fórum..

Agora, colocar lá só porque tens muitos não chega a ser uma ótima decisão não..

• Membro VIP
Postado

O desvio típico de um cara desses dai é da ordem de 20 mili Volts..

É mais ou menos assim..

Se sua fonte estiver ajustada para oferecer 5,250 Volts a vazio e colocares uma carga que tome 1,5 Ampere dela, essa tensão dai haverá de variar para 5,235 Volts e não haverá capacitor que coloques ai na saída que melhore isso dai..

Desse modo pense bem e leia mais.. Muitas vezes é muito melhor prestares atenção na fiação, na distribuição de cargas, no lay-out usado para um regulador desse tipo do que tentar melhorar a coisa com capacitores...

Tenho feito fontes por muitos anos, já perdi a conta de quantas já fiz.. Acredite, a fiação e a realimentação curta direta nesse tipo de fonte é extremamente mais importante no resultado que outra coisa qualquer..

Vou te dar um exemplo que é definitivo, me parece:

Veja essa foto ai:

Regulaodecarga.jpg

Note que a tensão mudou somente 0,02 Volts entre a a fonte com zero Amperes de saída e com 10 Amperes de saída. Isso representa nesses 12,4 Volts dai uma variação da ordem de (0,02/12,4) x 100 = 0,16%, que é excelente.. O capacitor de saída dessa fonte é de 1 uF.. Veja ela ai: Fonte12a20V10A-Esquemticodafonte.jpg

E nem pense que se for trocado para 1.000 uF muda para melhor.. Bem provável mude para pior...

Postado

faller tenho uma fonte que fiz aqui, o esquematico seria igual a sua (na verdade foi baseado na sua) apenas mudando valor de resistores, e o capacitor de 1uf do adj eu coloquei um de 22uf eletrolitco (nao tenho o tantalo), e na saída coloquei um de 1000uf e um cerâmico de 100nf, ela tava funcionando beleza, coloquei uma carga de 4 amperes com 19v e ela caia pra 18... ai fui checar umas coisinhas e acabou que esqueci de recolocar os capacitores de saida e a fonte ja não aguentava mais nada, até um com um resistor de 1k e ela ja arriava, ai coloquei os capacitores e ela volto ao normal

• Membro VIP
Postado
faller tenho uma fonte que fiz aqui, o esquematico seria igual a sua (na verdade foi baseado na sua) apenas mudando valor de resistores, e o capacitor de 1uf do adj eu coloquei um de 22uf eletrolitco (nao tenho o tantalo), e na saída coloquei um de 1000uf e um cerâmico de 100nf, ela tava funcionando beleza, coloquei uma carga de 4 amperes com 19v e ela caia pra 18... ai fui checar umas coisinhas e acabou que esqueci de recolocar os capacitores de saida e a fonte ja não aguentava mais nada, até um com um resistor de 1k e ela ja arriava, ai coloquei os capacitores e ela volto ao normal

Uma queda de 1 Volts é totalmente anormal para uma fonte baseada nesse tipo de circuito. Tolera-se uma queda da ordem de 40 miliVolts no máximo (0,05 Volts)

Essa queda que estás tendo ai pode ter inúmeras causas, como tensão de entrada insuficiente, início da proteção por aquecimento ou por corrente, oscilação em alta frequência, etc...

Não dá para debitar ao uso ou não do capacitor de elevado valor (1000 uF) essa diferença, não tem a menor lógica. Fosse assim a minha fonte, com capacitor de 1 uF não deveria mostrar uma diferença de tão somente 0,02 Volts quando puxados 10 Amperes dela...

Fiação, oscilação do CI, são os principais problemas dai..

Postado

caro jhonalvez desculpe-me se estou atrapalhando seu topico.

Fiação, oscilação do CI, são os principais problemas dai..

FIAÇÃO... como nunca montei nada direto (sem placa) não ficou bonita digamos assim, igual a sua, vou refazer tudo aqui, acredito que o trafo aguente sim, quando enrolei ele enrolei pra 23v 7amperes.

sera que pode ser o cap de ajuste que coloquei de 22uf? se não me engano no datasheet ta falando pra usar um de 1uf tantalo ou 25uf eletrolitico.

obs: o ci nao ta esquentando a ponte de entrar em proteçao.

Postado

faller, você sabe me dizer por que quando coloco a fonte próximo à 12 volts (entre 9 e 15 +-), acontece um acréscimo de tensão, tipo se coloco em 12,00v e conforme vou aumentando a carga até uns 5 amperes, sobe para uns 12,04 por exemplo, ao invés de cair. Nas outras tensões acontece a queda normal 0,02 volts no máximo, como esperado. Minha dúvida é se isso é normal, subir ao invés de baixar, somente na faixa perto dos 12 volts?

Estou usando resistência de chuveiro como carga, e meço a tensão direto no terminal do lm317, meu esquema é semelhante ao seu, só que calculado para 24v5a.

• Membro VIP
Postado
caro jhonalvez desculpe-me se estou atrapalhando seu topico.

FIAÇÃO... como nunca montei nada direto (sem placa) não ficou bonita digamos assim, igual a sua, vou refazer tudo aqui, acredito que o trafo aguente sim, quando enrolei ele enrolei pra 23v 7amperes.

sera que pode ser o cap de ajuste que coloquei de 22uf? se não me engano no datasheet ta falando pra usar um de 1uf tantalo ou 25uf eletrolitico.

obs: o ci nao ta esquentando a ponte de entrar em proteçao.

Jamais abro mão de fazer as ligações da etapa de potência, e do próprio CI, e por onde passará alta corrente, com fio menor que 12 a 14 na antiga AWG ou de secçao de 2 a 3 mm quadrado..

Se der para ver ai repare o detalhe da montagem, tudo com ligações muito curtas, direto sobre o CI e sobre os transistores: DetalhedasligaesdoCItransistorresistor.jpg

Usar impresso para esse tipo de montagem não é esperto.. Só dá problema..

faller, você sabe me dizer por que quando coloco a fonte próximo à 12 volts (entre 9 e 15 +-), acontece um acréscimo de tensão, tipo se coloco em 12,00v e conforme vou aumentando a carga até uns 5 amperes, sobe para uns 12,04 por exemplo, ao invés de cair. Nas outras tensões acontece a queda normal 0,02 volts no máximo, como esperado. Minha dúvida é se isso é normal, subir ao invés de baixar, somente na faixa perto dos 12 volts?

Estou usando resistência de chuveiro como carga, e meço a tensão direto no terminal do lm317, meu esquema é semelhante ao seu, só que calculado para 24v5a.

No comportamento da minha fonte isso não acontece.. Eu não tenho nenhuma explicação altamente convincente para isso.. Pode sim ter razão de ser, até porque estás verificando isso, mas as razões podem passar até mesmo por questão de ruído, etc.. Variações da ordem de 20 a 50 miliVolts ai não fogem muito do normal não.. São esperadas

Postado

Antes, quando estava montando, ela dava queda de quase 1volt, mas... depois de trocar toda a fiação, não deu mais essa queda. Porém a única modificação que fiz foi trocar o lm317 por um novo, pois o antigo eu acabei quebrando uma perninha. Depois de tudo pronto é que fui notar esse efeito.

• Membro VIP
Postado
Antes, quando estava montando, ela dava queda de quase 1volt, mas... depois de trocar toda a fiação, não deu mais essa queda. Porém a única modificação que fiz foi trocar o lm317 por um novo, pois o antigo eu acabei quebrando uma perninha. Depois de tudo pronto é que fui notar esse efeito.

Isso mostra duas importantes verdades..

- A importância da fiação curta e generosa na bitola;

- O mercado de componentes carimbados..

Postado

O problema pra mim foi desenhar a placa. eu usei o eagle, mas ficou tudo errado, e nao conheco um programa que faca somente o desenho da placa.

Outra coisa, o terminal adj do ci esta 1,4v e nao 1,25. nao importa o que eu faca, so fica assim. e agora?

• Membro VIP
Postado
O problema pra mim foi desenhar a placa. eu usei o eagle, mas ficou tudo errado, e nao conheco um programa que faca somente o desenho da placa.

Outra coisa, o terminal adj do ci esta 1,4v e nao 1,25. nao importa o que eu faca, so fica assim. e agora?

A tensão desse terminal, com relação ao negativo, vai variar de zero a máxima tensão de saída - 1,25..

A tensão do pino de ajuste estará sempre 1,25 Volts abaixo da tensão de saída, dentro do funcionamento normal de uma fonte ajustável feita com algum desses CI's..

Ou tens ligações erradas ai ou su CI já era..

Seus 1,4 Volts estão medidos de onde para onde??

Postado

Jhonalvez, este tipo de fonte fica melhor sem placa. Use uma fiação bem curta e grossa que não terás perda de energia e a regulação será muito melhor. Na minha eu só usei placa para acomodar o banco de capacitores.

faller, o interessante é que nas outras voltagens não altera nada. Se eu colocar em 5,00v posso aumentar a carga até 5 amperes, que permanece em 5,00v. Se colocar em 20 a 24, aumentando a carga, cai 0,02 volts aproximadamente. Somente por volta dos 12v é que aumenta esses 0,4v. Depois vou ver se troco ele. O que está é da marca ST, o outro que tenho aqui é National, tem o ''N'' da national.

Postado

da 1,4v entre adj e GDN

outra coisa, nao sei porque acontece, mas a tensão esta caindo MESMO quando ligo um motor de 500 mA, tipo 3,4 volts, liguei capacitor na entrada e na saida

so que foi so na protoboard, que liguei 3300 uF, se eu ligar 10000 uf, para 1.5 A, da pra conseguir uma tensão estavel? ou pode ser problema em ootro lugar?

Meu trafo é 1.5A 12v

A outra coisa. devo colocar um resistor de alta potencia na saida como carga?

e por que isso?

• Membro VIP
Postado
da 1,4v entre adj e GDN

outra coisa, nao sei porque acontece, mas a tensão esta caindo MESMO quando ligo um motor de 500 mA, tipo 3,4 volts, liguei capacitor na entrada e na saida

so que foi so na protoboard, que liguei 3300 uF, se eu ligar 10000 uf, para 1.5 A, da pra conseguir uma tensão estavel? ou pode ser problema em ootro lugar?

Meu trafo é 1.5A 12v

A outra coisa. devo colocar um resistor de alta potencia na saida como carga?

e por que isso?

Não deu para entender muita coisa do que citaste ai. Que tal começar mostrando o esquemático que estás usando..

E, enquanto tiveres 1,4 Volts do adj ao terra, tem coisa errada ai.Pode ser o que quiseres, tudo, menos fonte...

Postado
Tenho visto esquemas, mas acho que seria melhor colocar um capacitor de 1000 uf 16V na saida da minha fonte com o lm317. isso faz alguma diferenca? ou estou fazendo errado? e ainda tenho bastante desses capacitores aqui. o que acham?

nao so pode como DEVE.

a) em determinads condiçoes de carga esses reguladores podem oscilar a sua saida.

um condensador de 1 uf de tantalo ou 25 uf elctr. eliminam esse problema.

( fonte National fig abaixo)

B) quanto ao valor da capacidade depnde ainda da carga a alimentar,pois esses circuitos tem um tempo de resposta.

para cargas "estaticas" ( exemplo resistencia ) nao se torna necessario.

no entnto para cargas "dinamjcas" (exemplo circuitos conversores dc-dc que podem ir a centenas de khz), pode ser necessario usar valores mais elevados.

pessalmente us0 1000 uf (baixo esr) em paralello com 100nf ,mas em vez de colocar na fonte coloco no propio circuito a testar.

assim tambem se evita os efeitos ds cabos entre fonte e o circuito.

Postado

valeu ''oceano'' nao sabia disso.

outra pergunta intrigante: Porque colocam um resistor como carga na saida da fonte? aqueles de alta potencia? como funciona?

Filtro capacitivo: Como dimensionar,

Bom, C=Q/V

C=capacitancia

Q=carga em coulombs

V=tensão em volts

mas convertendo a carga,seria assim

C=5*Isaida/Vpico*frequência

A outra coisa gente, colocar uma bobina toroidal na fonte serve pra que??

se colocar, como se coloca e como funcionaria?

Postado

outra pergunta intrigante: Porque colocam um resistor como carga na saida da fonte? aqueles de alta potencia? como funciona?

acredito que seja o seguinte, imagina ai que tem um transformador de sei la 5 amperes, e 12v ai voce queira testar ele pra ver se realmente ira entregar os 5 amperes, ai voce pensa "qual o circuito que eu tenho aqui que ira puxar 5 amperes" e a solução mais fácil seria um simples resistor de 2,4 ohms e de 60w, e ai na potencia que entra a resistência de chuveiro, que é muito barato, ou então é só você arrancar ai do seu chuveiro e deixar todo mundo tomando banho gelado kkkkk

Postado

kkk melhor nao mexer no chuveiro nao

nao mas eu me refiro ao circuito, que geralmente colocam um resistor na carga, dizem que é para balancear a carga, mas, como?

• Membro VIP
Postado
kkk melhor nao mexer no chuveiro nao

nao mas eu me refiro ao circuito, que geralmente colocam um resistor na carga, dizem que é para balancear a carga, mas, como?

Fácil de entender. Use a imaginaçao agora..

Imagine uma fonte regulada, comum, com um transistor NPN na saída, saída no emissor do transistor e logo, como você gosta, um capacitor de alto valor na saída.. Colocada uma carga pesada, que drena muita corrente, na saída, é fácil perceber que esse transistor estará agindo como um resistor de baixo valor, deixando passar da entrada para a saída da fonte, alta corrente para suprir a carga. Imagine agora que retires a carga, de um golpe só, rapidamente.. Ora, a tendência natural é de que essa tensão de saída, no emissor do transistor, suba, pois o transistor estava conduzindo muitos amperes e, do nada caiu a zero essa demanda..

Até que o circuito de realimentação detecte essa subida da tensão, visando cortar o transistor, passa-se um tempo, Curto, curtíssimo até, da ordem dos microsegundos, mas suficiente para que alguma energia se acumule no capacitor, além daquela necessária para manter a tensão estável, no valor selecionado.. Quem ou por onde vai se descarregar essa energia e baixar a tensão de saída, sem carga, sem nada para consumir.. Não vai, vai se manter pouco mais elevada.. É ai que entra os resistores de carga, que visam garantir uma carga mínima justo para dissipar essa energia envolvida nesse overshoot de tensão em uma variação brusca da corrente de saída..

Note que o transistor NPN da saída é ótimo para levantar a tensão, para segurar a tensão no valor correto, mesmo com altas correntes, mas nada pode fazer no sentido de baixar essa tensão de saída. Desse modo é absolutamente normal que ao sacar fora, desligar uma carga de uma fonte ocorra um overshoot. Os resistores de carga minimizam esses overshoot tanto em amplitude quanto em tempo..

Postado

Pessoal, tenho outra duvida, eu estou na fase de testes da minha fonte, ela ja esta montada, mas agora eu preciso fazer umas mudancas, se puder, amanha eu posto umas fotos.

O problema é o seguinte: quando eu ligo um motor de +- 500 mA de carga, a tensão cai de 12V para 3V!

Qual seria o problema?

eu so queria uma fonte que aguentasse 18v, 1.5A. Eu fiz o mesmo esquema do datasheet do lm317, coloquei uma ponte retificadora de 6A, capacitor de 10000uF x 50V, fios 0,5mm² na saida.

Eu nao tinha um trafo bom, então liguei um que me parece de 12v 1A, e nem isso, mas sera que é por isso que a tensão cai? eu vou arrumar um melhor, mas minha preocupacao é que a tensão caia a mesma coisa com outro trafo melhor. Eu fiz as trilhas de estanho bem grossas.

Alguem sabe porque esta caindo tanto por pouco? ou é por caisa do trafo mesmo?

Postado

posta o esquema exato, fica mais fácil pra ajudar.

se seu trafo guenta 12v 1A, não deve ser ele nao, ta caindo muito...

abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...