Ir ao conteúdo

Meu notebook fica com a tela estranha com linux

Philipe Efrain

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos pessoal...

Hoje perdi minha madrugada inteira com um grande problema com meu notebook da Amazon (modelo a601).

O problema é que tentei instalar o Ubuntu nele e minha tela ficou estranha... com uns riscos e uns erros gráficos... pesados... dai tentei instalar o FEDORA17 e so consegui usando o básico do gráfico... alguém tem algo que possa me ajudar?

Ps minha placa de vídeo é da Nvidia so não sei o modelo:unsure:.

Postado

O ubuntu tem uma ferramenta chamada. “Drivers adicionais” que procura e instala drivers proprietários.

Use ele e poste aqui o resultado.

Postado

Já fiz isso ele simplesmente não muda... na minha opinião acho que ele ate piora as imagens ficam mais cortadas e distorcida... quando agente vai passando o mouse ele vai tentando corrigir...

Postado

agora você esta com o Fedora, né?

da uma olhada no /etc/X11/xorg.conf

da uma olhada nisto

http://www.fedora.org.br/article85.html

1- Baixe o driver correto para a sua placa

2- entre no modo init 3 ( digitando init 3 no konsole claro )

3- de o comando ./NVIDIA-Linux-x86-1.0-7667-pkg1.run , vai ser perguntado se você quer acessar a internet para baixar um driver mais novo, é so colocar não. Ele vai instalar e para na tela de finalização.

4- Vá ate seu arquivo ( vi /etc/X11/xorg.conf deixe dessa forma que esta aqui:

Section "Device"

Identifier "Videocard0"

Driver "nvidia" ( aqui geralmente tem escrito "nv" mude para nvidia )

VendorName "Videocard vendor"

BoardName "NVIDIA GeForce 6600 GT"

EndSection

5- Apague essa linha:

Load "dri" (no meu xorg nao tinha essa dri, se tiver no seu apague)

Load "GLCore" ( apague tb )

6- Salve o arquivo com o comando:

:wq ou SHIFT+zz

7- De o comando init 5 ( para ir para o modo grafico ) ou reinicio o pc.

8- Logue no sistema

9- Va ate uma protecao de tela que use o OPENGL e teste

antes disto tudo você tem q ter uns pacotes instalados para compilar, agora nao me lembro quais!

Postado

Eu consegui corrigir... dando uma olhada pela net... achei um tutorial mostrando que meu erra era no monitor...

"Abra o arquivo em um editor de texto, como por exemplo o gedit:

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

Procure no arquivo pela seção chamada "Section Monitor". Dentro desta seção encontre procure por HorizSync e VertRefresh (caso estas linhas não aparecam não se preocupe).

Agora é necessário obter informações sobre seu monitor. É preciso saber a frequência horizontal (horizontal sync frequency), geralmente medida em kHz, e a frequência vertical (vertical refresh rate), medida em Hz. Você pode encontrar estas informações no manual ou procurando no Google pelo modelo do seu monitor. Outra alternativa é utilizar o comando ddcprobe, que pode ser instalado e executado no terminal da seguinte forma:

sudo aptitude install xresprobe

sudo ddcprobe | grep monitorrange

Os dois primeiros valores são as taxas HorizSync e segundo par informa os valores de VertRefresh. Agora basta adicionar estes valores no seu arquivo xorg.conf. O procedimento consiste em adicionar duas linhas no arquivo na seção "Section "Monitor", que ficará da seguinte forma:

Section "Monitor"

Identifier "Monitor generico"

Option "DPMS"

HorizSync 30-96

VertRefresh 50-160

EndSection

obviamente trocando os valores de acordo com os que você encontrou anteriormente. Atenção: não altere os itens Identifier e Option.

Salve o arquivo e reinicie o X.

Aumentando a resolução

Se somente a resolução de 800x600 estiver disponível no menu Sistema > Preferências > Resolução de tela, modifique a seção Modes dentro de "Section "Monitor" adicionando o seguinte trecho ao arquivo:

SubSection "Display"

Depth 24

Modes "1024x768" "800x600" "640x480"

EndSubSection

Novamente salve o arquivo e reinicie o X."

Retirado do site: http://wiki.ubuntu-br.org/CorrigindoResolucaoMonitor

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!