Ir ao conteúdo

Um provedor de acesso via rádio (wireless) pode bloquear sites (IP/DNS) p/usuários?

Drusila

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos...

Seria possível a um provedor de conexões sem fio (via rádio) e utilizando gerenciador hot-spot, bloquear acesso a um determinado IP, DNS ou serviço para todos os usuários deste provedor?

Se positivo, alguém com bom conhecimento na área poderia explicar como isto poderia ser feito?

Explico: Sou desenvolvedor web e tenho uma modesta mas fiel clientela em pequena comunidade do interior. A localidade é servida por alguns poucos serviços de provimento via rádio e tem também acessos por provedores maiores, via ADSL.

Como forneço o desenvolvimento agregado a hospedagem e manutenção do site, tenho experimentado um problema curioso... vez por outra, usuários reclamam que não conseguem acessar seus sites. Vou verificar e isto estaria ocorrendo apenas para usuários de determinado provedor local via rádio.

Fica difícil determinar se isto seria acidental ou intencional, mas é óbvio que gera prejuízos à imagem dos serviços que prestamos... daí minha necessidade em estabelecer se isto seria ou não possível de ser feito. Se há como constatar intencionalidade, é ação judicial na certa; e das boas!

Agradeço alguma orientação a respeito.

• 2 semanas depois...
Postado

Drusila, sem muito conhecimento vou dar meu pitaco:

Possível é, claro, com toda certeza. Tanto que considero o pior serviço para acessar a internet são estes, o tal "provedor a rádio"

Se é Acidental ou intencional é mais difícil de saber, porém, antes de qualquer coisa, para não perder muito tempo, eu ligaria para o "provedor fundo de quintal" (se eles tiverem tel né?)e questionaria tal situação e cobraria soluções. Se eu estou pagando eu quero ter acesso a internet. Então oriente seus clientes primeiro quanto a isso. Se os seus clientes não tem tem outra alternativa para acessar internet, e você os incentiva ajuíza algo com o fundo de quintal eles correm o risco de ficar sem internet ou qualquer outro tipo de retaliação não declarada.

Então, eu acho que primeira coisa é tentar amigavelmente resolver o problema, se não der certo, aí rola fazer uns testes com servidores proxy para tentar acessar os sites e pensar em outras testes para descobrir se é algo intencional ou não.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!