Ir ao conteúdo

Um provedor de acesso via rádio (wireless) pode bloquear sites (IP/DNS) p/usuários?

Drusila

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos...

Seria possível a um provedor de conexões sem fio (via rádio) e utilizando gerenciador hot-spot, bloquear acesso a um determinado IP, DNS ou serviço para todos os usuários deste provedor?

Se positivo, alguém com bom conhecimento na área poderia explicar como isto poderia ser feito?

Explico: Sou desenvolvedor web e tenho uma modesta mas fiel clientela em pequena comunidade do interior. A localidade é servida por alguns poucos serviços de provimento via rádio e tem também acessos por provedores maiores, via ADSL.

Como forneço o desenvolvimento agregado a hospedagem e manutenção do site, tenho experimentado um problema curioso... vez por outra, usuários reclamam que não conseguem acessar seus sites. Vou verificar e isto estaria ocorrendo apenas para usuários de determinado provedor local via rádio.

Fica difícil determinar se isto seria acidental ou intencional, mas é óbvio que gera prejuízos à imagem dos serviços que prestamos... daí minha necessidade em estabelecer se isto seria ou não possível de ser feito. Se há como constatar intencionalidade, é ação judicial na certa; e das boas!

Agradeço alguma orientação a respeito.

• 2 semanas depois...
Postado

Drusila, sem muito conhecimento vou dar meu pitaco:

Possível é, claro, com toda certeza. Tanto que considero o pior serviço para acessar a internet são estes, o tal "provedor a rádio"