Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I²C no PIC, RTC e LCD gráfico. Como proceder?


Danilo.Andrade

Posts recomendados

Eu, a pouco tempo atrás, encontrava uma dificuldade imensa para conseguir domar o LCD gráfico que tenho em mãos, reaproveitado de um celular antigo da Nokia, mas precisamente do modelo 1100. Até agora, consegui o pinout e escrever um driver específico para o que eu quero deste LCD. Inclusive, ainda estou em dúvidas se este funciona com I²C. Bem, o ponto: Para trabalhar com horas e minutos, sem perder a contagem jamais, irei trabalhar com RTC, mais precisamente o DS1307, que é fácil de encontrar e barato, e trabalha com protocolo I²C. Gostaria de saber mais sobre o I²C nos PIC's, como trabalhar com mais de um dispositivo usando o mesmo bus de dados do I²C e principalmente se posso usar o LCD e o RTC sem problemas na mesma linha do I²C do PIC. Estou utilizando um 16F876. Desde já, agradeço a ajuda. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou te dar uma dica.

Leia sobre o protocolo e saberá que cada dispositivo na linha tem um 'ID'.

Logo,é só mandar o comando para o ID correspondente.

Todo dispositivo I2C tem uma interface interna(transparente ao usuário)que responde quando seu 'ID' é igual ao do comando no barramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Logo,é só mandar o comando para o ID correspondente.

Todo dispositivo I2C tem uma interface interna(transparente ao usuário)que responde quando seu 'ID' é igual ao do comando no barramento.

Então, posso utilizar de vários dispositivos, que no meu caso são um LCD gráfico, uma memória serial e o ds1307. A questão agora é aprender mais sobre o protocolo do I²C. Aonde posso conseguir um bom material, principalmente voltado para escrita e leitura nas memórias seriais, e como trabalhar com esses ID's de que você fala? Sei que no datasheet do PIC tem muitos detalhamentos do barramento, mas pra mim facilitaria se houvesse algum tutorial voltado para as memórias 24cXX, por exemplo. Obrigado pela dica. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixe o datasheet da memória que vai usar.

Nele tem o protocolo com detalhes.

Existe muita coisa na net.

-> Ache um bom para voce,tente clickar aqui <-

Um detalhe é sobre as memória I2C.

Existe as memórias com 7 ou 10(24C01..16 e 24C32..1024) bits de endereçamento,onde o protocolo é um pouco diferente na inicialização dos endereços.

Caso tenha um código,poste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso tenha um código,poste.

Já baixei o datasheet de todos os componentes que quero utilizar, e neles tem, sim, tudo detalhado, mas não compreendia muito bem do próprio barramento. O link que enviaste me tirou qualquer dúvida, mesmo.:lol: Foi de enorme ajuda.

No caso do desenvolvimento do código, ainda nem comecei. Ainda estou no desenvolvimento do hardware do meu circuito, e encontrando algumas dificuldades no desenvolvimento.-_- Entretanto, quanto ao barramento I²C, não há mais dúvidas! ^_^

Assim que desenvolver o driver para os dispositivos no I²C, eu posto aqui os arquivos do main e dos drivers. Não demorará tanto. fique no aguardo, que postarei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!