Ir ao conteúdo

Como determinar resistor de carga

marcelo.br

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Estou aqui com uma fonte de saída de 9V a 1,2 Amperes, é um circuito retificador de onda completa em ponte.

No circuito dafonte, tem um capacitor de 3300uF 16V e em seguida vem um resistor de 750 ohms.

Gostaria de saber como foi calculado o capacitor e o resistor até achar os 750 ohms e 3300 uF.

Fazendo medições com um multimetro, o secundario do trafo sai uma tensão de 12,5V, com uma corrente de 1,5 amperes.

Alguem pode me explicar como foram calculados, a partir desses valores do secundario?

Postado

750ohms não é um valor comercial. Normalmente, quando uso resistor de carga, calculo ele em 10% da corrente total da fonte. Com ele, melhora um pouco a regulação.

Postado

ok, mas como você faz esse cálculo?

Pode escrever para mim as formulas?

Me dá um exemplo para ficar mais claro.

Agora, por que a fonte que eu tenho aqui usou um de 750ohms? eu medi com multimetro e deu foi esse valor mesmo.

Postado
ok, mas como você faz esse cálculo?

Pode escrever para mim as formulas?

Me dá um exemplo para ficar mais claro.

Agora, por que a fonte que eu tenho aqui usou um de 750ohms? eu medi com multimetro e deu foi esse valor mesmo.

Veja o código de cores dele, se ele tiver. Se não estiver alterado, pode ser 750 ohms mesmo. 10% de 1,2A, é 120mA ou 0,12A. Por exemplo, sua fonte é 12v, e sobre o resistor tem esses 12v, R=V / A:

R= 12/0,12

R= 100 ohms

P= V x A

P= 1,44W

Como a energia vai ser desperdiçada em forma de calor, podes aumentar o valor do resistor.

Postado
Veja o código de cores dele, se ele tiver. Se não estiver alterado, pode ser 750 ohms mesmo. 10% de 1,2A, é 120mA ou 0,12A. Por exemplo, sua fonte é 12v, e sobre o resistor tem esses 12v, R=V / A:

R= 12/0,12

R= 100 ohms

P= V x A

P= 1,44W

Como a energia vai ser desperdiçada em forma de calor, podes aumentar o valor do resistor.

O resistor aqui tem as cores 1ª violeta, 2ª verde, 3ª marrom e 4ª dourada.

Seguindo o código de cores, é 750 ohms mesmo.

O multimetro leu 12,5V no secundario do trafo, é um trafo sem o center tap, então a tensão é uns12V mesmo.

Agora eu tenho uma dúvida: não é a tensão de pico Vp que cai sobre o resistor? ou são os 12V eficazes mesmo?

se eu for calcular a Vp do secundario vai dar 16,96V. E no circuito retificador de onda completa a tensão de pico do secundario é igual a tensão de pico sobre a carga, pelo menos é o que eu li até agora.

Postado

Então o resistor está bom.

O bom também seria, você desenhar o circuito e postar ele pra gente. com certeza, se no trafo tem 12,5 Vac, sobre o capacitor de filtro da fonte, terá +- 17,7 Vdc (12,5/0,707). Sua fonte é 9 volts mesmo?

Postado
Então o resistor está bom.

O bom também seria, você desenhar o circuito e postar ele pra gente. com certeza, se no trafo tem 12,5 Vac, sobre o capacitor de filtro da fonte, terá +- 17,7 Vdc (12,5/0,707). Sua fonte é 9 volts mesmo?

Anexei uma imagem em anexo, vamos ver se vai sair.

Usei o photoshop e escrevi os valores do capacitor (3300 uF 16V) e do ressitor (750 ohms). Veja que a fonte aqui é um retificador em ponte , já que tem os 4 diodos. A fonte é 9V mesmo, 1,2A, consta na especificação dela.

Esses 17,7V são a tensão de pico?

Sobre a corrente, eu acredito que a corrente que sai do secundario é 1,5A, estimei esse valor seguindo o que o Faller aqui do forum me ensinou:

colocar resistência de chuveiro ou usar resistores ligados ao secundario, e medir a queda de tensão no resistor até que essa queda seja de 10% da tensão de saida do trafo. Nesse momento, pego o valor da queda de tensão e aplico a lei de ohm.com um resistor de 8 ohms 5W de potencia achei uma corrente esbarrando em 1,5A.

Fui diminuindo o valor dos resistoes até dar a queda de 10%.

post-991784-13884963805965_thumb.jpg

Postado

Oi Marcelo.BR, desculpe a intromissão, pois sou iniciante.

No secundário do trafo do esquema, está indicado 12,5V. Lí que ao se fazer uma

retificação em ponte, Vdc será = Vac x raiz qadrada de 2 ou seja:

12,5 x 1,4142 = 17,67 Vdc,

Se assim for, me parece que tuas medidas são coerentes.

AtéMais

Postado

Se o trafo tem 12,5 Vac, sua fonte, que pelo esquema não é regulada, não pode ser de 9 volts, mas sim de 12,5 volts. Essa tensão de 16,67 que aparece no capacitor tende a cair à 12 volts, conforme a carga.

Postado

Opa dihund!! intromissão que nada, valeu pela sua colocação!!

Realmente o secundário indica os 12,5V.

Na verdade o calculo que você fez foi da tensão de pico Vp, Vp = Vac . 1,414

que vai dar os 17,67V, é + ou - esse valor encontrado na saída da minha fonte.

Pelo que eu pesquisei até agora, Vdc, também conhecido como Vcc, é a tensão média (média dos valores instantâneos de tensão em cada ciclo).

Na retificação com center tap e em ponte, Vcc = 2Vp/pi pi=3,14

No meu caso, vai dar Vcc = 2x17,67/3,14 = 11,25V (é esse valor que o multimetro vai ler no resistor do circuito).

Se o trafo tem 12,5 Vac, sua fonte, que pelo esquema não é regulada, não pode ser de 9 volts, mas sim de 12,5 volts. Essa tensão de 16,67 que aparece no capacitor tende a cair à 12 volts, conforme a carga.

É, realmente minha fonte não é regulada por não ter regulador de tensão no circuito. Trata-se de uma fonte não estabilizada.

Consultando outras pessoas com experiência em eletrônica, desvendei o mistério do resistor de 750 ohms.

Esse resistor de 750 não é a "carga", ele é para descarregar o capacitor de filtro quando desligar a fonte.

E como uma fonte não estabilizada, a tensão medida na saída da fonte, sem haver consumo, será a tensão de pico (12,5 x 1,414 = 17,67).

Já abri o mega drive e próximo à entrada da fonte tem dois reguladores de tensão acoplados em um dissipador de calor, só não sei quais reguladores são.

Então concluo que quem vai ficar por conta de regular e estabilizar a tensão e corrente para 9Vcc/1,2A necessários para fazer o console funcionar é o próprio circuito regulador que está dentro do video game, e não a fonte.

Agora, eu queria entender como eu faria para calcular o valor desse resistor e achar 750 ohms? Por que não é um resistor maior, ou menor que isso? Tem alguma fórmula? Como pode ser visto, o circuito tem um capacitor de 3300 uF 16V.

Postado

marcelo.br, é sim um ''resistor de carga'', e não uma carga (que pode ser um resistor também). ''Resistor de carga'' serve para garantir um carga constante na fonte, e melhorar a regulação. Também proporciona um caminho para descarga do capacitor de filtro da fonte.

Não confunda com, ''Resistor como carga''. Esse sim serve para determinar quanto de corrente que a fonte fornece. Se seu trafo fornece 12v com um resistor de 10 ohms usando COMO CARGA, ele seria atravessado por uma corrente de 1,2A.

Resistor de carga: fixo na fonte, melhora regulação e descarrega o capacitor. O calculo é como lhe disse, aproximadamente 10% da corrente da fonte, mas nada impede que se use outros valores.

Resistor como carga: Resistor que usamos para medir quanto de corrente a fonte fornece, e é removido depois dos testes.

Com um 7809 você regula para 9 volts, porém apenas 1 ampere.

Postado

ok JRtobe, acho que agora está esclarecido.

acho que não vai ser necessário conectar o ci na propria fonte, o circuito interno do aparelho já regula. vou abrir o console e conferir quais os reguladores, acredito que seja o ci 7809, aí eu posto aqui.

no mais agradeço por tudo, ajudou pra caramba! :)

Postado

JRtobe, pelo teste com os resistores que eu descrevi para encontrar a corrente que sai do secundário do trafo, encontrei uma corrente em torno de 1,5A, então vamos considerar que ela seja os 1,5A mesmo.

Agora, no resistor de carga da fonte, são esses mesmos 1,5A que saem do trafo que irão percorrer o resistor ou são os 1,2A da especificação da fonte e que são necessários para o video game?

Qualquer cálculo que eu quiser fazer no resistor carga e que precisa do valor da corrente, qual valor eu uso, 1,5 ou 1,2?

Postado

JRtobe, eu abri o console e os dois reguladores de que eu falei tem a seguinte especificação, estão exatamente assim:

LM340T5

7805 P+

esse regulador é para 5v ou 9v?

então a fonte nem precisa de regulador, correto?

Postado

Os dois CI's são para 5 volts.

LM340T5 - O número final indica a tensão regulada, no caso: "5"

Da mesma forma, o 7805. - O número final diz respeito à tensão regulada.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...