Ir ao conteúdo

Trabalhar com diferentes tensões no PIC (5 e 3.3V), como?

Danilo.Andrade

Posts recomendados

Postado

O meu problema: estou trabalhando com o PIC16F876, três periféricos(LCD + 24C512 + SD1307) na linha do I²C como slaves e um termômetro baseado num termistor com opamp variando a tensão numa entrada analógica do PIC. Por conta da obrigatoriedade do termômetro funcionar somente com 5V, não posso adaptar o resto do circuito a trabalhar diretamente com 3.3V. Entretanto, o LCD, reaproveitado de um antigo celular, obrigatoriamente é limitado a trabalhar com até 3.3V. :mellow:

Já pesquisei várias vezes, e entre diodos zeners, divisores resistivos de tensão e arranjos com transístores, a melhor opção pra mim ainda seria algum CI que realizasse essa redução de tensão para o LCD (5V -> 3.3V). Nas pesquisas, vez ou outra esbarrava com o CI 74VHC244, mas pouco encontrei sobre sua utilização. :goff:

Gostaria de saber se há algum CI que realize este trabalho, e uma utilização prática deste, para que eu possa adaptar à minha necessidade. Isto vale para o 74VHC244 também. :unsure:

Postado
Não serve o LM7833?

Infelizmente, não. :( Ele dá sim uma saída fixa de 3.3V, o que é bom pra alimentação do aparelho em si, mas pra mim o problema não é esse... Acho que eu não expliquei direito, possivelmente. O meu problema principal é nas entradas digitais, as portas I/O do PIC. Elas têm a saída em 5V, como se sabe, e o LCD aceita exclusivamente apenas 3.3V nas 4 I/O dele. :dry: Preciso de alguma forma realizar a redução nestas linhas, principalmente porquê é necessário que se faça a conversão na ida e na volta do sinal, já que funciona pelo barramento do I²C... É por isso o meu grande problema, com estas portas em diferentes níveis de tensão.

Para o meu problema em si, não resolve o problema, mas me resolve outro problema: não sabia da existência deste regulador. Se achar este pra vender por um preço razoável, substituirei o LM317 por ele, garantindo a tensão que preciso com menos componentes... Obrigado pela dica!:lol:

Postado

Na parte de entrada você não terá problemas (o PIC mesmo alimentado com 5V interpreta 3.3V como estado lógico 1). Para as saídas talvez um simples resistor de 1K pode resolver (já vi muito circuitos com cartões de memória SD, que operam a 3.3V, usando esta técnica).

Postado
Para as saídas talvez um simples resistor de 1K pode resolver (já vi muito circuitos com cartões de memória SD, que operam a 3.3V, usando esta técnica).

Eu vou testar com os resistores no proteus, e ver no que dá. Vou testar também com o CI 4051, e ver no que dá também. Qualquer uma que seja o resultado, venho postar no que deu. Obrigado pela dica.^_^

Postado

Um aviso: o Proteus não simula essa parte das diferenças de tensões com componentes digitais. Pode testar de verdade, a corrente é muito pequena para danificar o controlador do dsiplay LCD.

Postado

Use um PIC16LF876, meu problema foi parecido.

Tinha uma memoria serial SPI 3v3 e um LCD 5v.

Alimente o PIC com 3v3 que suportará até 5v e o termometro com alimente com 5v

Postado
Um aviso: o Proteus não simula essa parte das diferenças de tensões com componentes digitais. Pode testar de verdade, a corrente é muito pequena para danificar o controlador do dsiplay LCD.

Eu não vou simular no proteus com o PIC. Eu vou montar um circuito analógico, com fontes de tensão e corrente fixas, onde apenas as resistências irão mudar; pra consumir os 3,3V na outra ponta do circuito, posso usar algum Led, associações desses ou alguma outra ferramenta analógica. Talvez dê certo, testando algumas várias resistências.:unsure: Só farei estes testes no proteus por que não disponho de tanto material assim; a corrente pode não ser alta, mas se passar tensão demais, posso queimar o controlador do LCD.:goff:

Use um PIC16LF876, meu problema foi parecido.

Tinha uma memoria serial SPI 3v3 e um LCD 5v.

Alimente o PIC com 3v3 que suportará até 5v e o termometro com alimente com 5v

Pelo mesmo motivo de ter que testar no Proteus pra garantir a segurança do circuito, que não posso adquirir outro PIC: verbas curtas no final do mês, e a previsão não é melhorar ( :music: ) (risos). Comprei as peças que tenho do circuito aos poucos, dessoldando outras, e ainda assim, compro só as que sei que serão indispensáveis a qualquer versão que eu faça do mesmo. o resto, só comprarei quando tiver tudo pronto. Por conta disso, o meu interesse na dica do Projetos_afg: resistores são baratos, aonde quer que seja. :cool: Entretanto, se o jeito for gastar mais dinheiro, gastarei da maneira mais eficiente, e lidar com um integrado que já possua os ajustes do que quero internamente, me poupa periféricos e portanto também poupa dinheiro.^_^ Por isso, Moley, sua ideia não está descartada, apenas na fila de espera. :joia:

Pelo que vi até agora, e pelo que eu havia considerado antes, o CI 4051 é melhor de trabalhar que o buffer que eu tinha achado antes. Estes estão em terceiro plano, por enquanto.

Muito a testar por enquanto. :huh: Apressar o passo para trazer o retorno para vocês, em breve. ^_^

• 3 meses depois...
Postado

Danilo, desculpe tentar te ajudar tão tardiamente :-)

Já precisei realizar este tipo de tarefa anteriormente com microcontrolador, e resolvi fazendo um divisor de tensão, foi bem eficaz...

Espero ajudar!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!