Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trabalhar com diferentes tensões no PIC (5 e 3.3V), como?


Danilo.Andrade

Posts recomendados

O meu problema: estou trabalhando com o PIC16F876, três periféricos(LCD + 24C512 + SD1307) na linha do I²C como slaves e um termômetro baseado num termistor com opamp variando a tensão numa entrada analógica do PIC. Por conta da obrigatoriedade do termômetro funcionar somente com 5V, não posso adaptar o resto do circuito a trabalhar diretamente com 3.3V. Entretanto, o LCD, reaproveitado de um antigo celular, obrigatoriamente é limitado a trabalhar com até 3.3V. :mellow:

Já pesquisei várias vezes, e entre diodos zeners, divisores resistivos de tensão e arranjos com transístores, a melhor opção pra mim ainda seria algum CI que realizasse essa redução de tensão para o LCD (5V -> 3.3V). Nas pesquisas, vez ou outra esbarrava com o CI 74VHC244, mas pouco encontrei sobre sua utilização. :goff:

Gostaria de saber se há algum CI que realize este trabalho, e uma utilização prática deste, para que eu possa adaptar à minha necessidade. Isto vale para o 74VHC244 também. :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não serve o LM7833?

Infelizmente, não. :( Ele dá sim uma saída fixa de 3.3V, o que é bom pra alimentação do aparelho em si, mas pra mim o problema não é esse... Acho que eu não expliquei direito, possivelmente. O meu problema principal é nas entradas digitais, as portas I/O do PIC. Elas têm a saída em 5V, como se sabe, e o LCD aceita exclusivamente apenas 3.3V nas 4 I/O dele. :dry: Preciso de alguma forma realizar a redução nestas linhas, principalmente porquê é necessário que se faça a conversão na ida e na volta do sinal, já que funciona pelo barramento do I²C... É por isso o meu grande problema, com estas portas em diferentes níveis de tensão.

Para o meu problema em si, não resolve o problema, mas me resolve outro problema: não sabia da existência deste regulador. Se achar este pra vender por um preço razoável, substituirei o LM317 por ele, garantindo a tensão que preciso com menos componentes... Obrigado pela dica!:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para as saídas talvez um simples resistor de 1K pode resolver (já vi muito circuitos com cartões de memória SD, que operam a 3.3V, usando esta técnica).

Eu vou testar com os resistores no proteus, e ver no que dá. Vou testar também com o CI 4051, e ver no que dá também. Qualquer uma que seja o resultado, venho postar no que deu. Obrigado pela dica.^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um aviso: o Proteus não simula essa parte das diferenças de tensões com componentes digitais. Pode testar de verdade, a corrente é muito pequena para danificar o controlador do dsiplay LCD.

Eu não vou simular no proteus com o PIC. Eu vou montar um circuito analógico, com fontes de tensão e corrente fixas, onde apenas as resistências irão mudar; pra consumir os 3,3V na outra ponta do circuito, posso usar algum Led, associações desses ou alguma outra ferramenta analógica. Talvez dê certo, testando algumas várias resistências.:unsure: Só farei estes testes no proteus por que não disponho de tanto material assim; a corrente pode não ser alta, mas se passar tensão demais, posso queimar o controlador do LCD.:goff:

Use um PIC16LF876, meu problema foi parecido.

Tinha uma memoria serial SPI 3v3 e um LCD 5v.

Alimente o PIC com 3v3 que suportará até 5v e o termometro com alimente com 5v

Pelo mesmo motivo de ter que testar no Proteus pra garantir a segurança do circuito, que não posso adquirir outro PIC: verbas curtas no final do mês, e a previsão não é melhorar ( :music: ) (risos). Comprei as peças que tenho do circuito aos poucos, dessoldando outras, e ainda assim, compro só as que sei que serão indispensáveis a qualquer versão que eu faça do mesmo. o resto, só comprarei quando tiver tudo pronto. Por conta disso, o meu interesse na dica do Projetos_afg: resistores são baratos, aonde quer que seja. :cool: Entretanto, se o jeito for gastar mais dinheiro, gastarei da maneira mais eficiente, e lidar com um integrado que já possua os ajustes do que quero internamente, me poupa periféricos e portanto também poupa dinheiro.^_^ Por isso, Moley, sua ideia não está descartada, apenas na fila de espera. :joia:

Pelo que vi até agora, e pelo que eu havia considerado antes, o CI 4051 é melhor de trabalhar que o buffer que eu tinha achado antes. Estes estão em terceiro plano, por enquanto.

Muito a testar por enquanto. :huh: Apressar o passo para trazer o retorno para vocês, em breve. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!