Ir ao conteúdo

EXCEL: Somar apenas as últimas X vezes que um critério aparece?

Clubedaposta

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Boa noite.

Vamos supor uma planilha muito simples, de apenas 3 colunas. Na primeira coluna: o dia de venda; na segunda coluna: o vendedor; e na terceira: a quantidade do produto vendido.

Vamos dizer que essa coluna tenha ao todo 20 dias de vendas. E preciso da soma de vendas dos últimos 5 dias de cada vendedor. Como posso fazer?

Obs: Tentei utilizar o SOMASE com intervalo descongelado, mas não ajuda. Precisaria de uma formula que fosse mais direta, que somasse apenas a quantidade X de vezes de cada vendedor.

Para ilustrar melhor, deixo o link de download da planilha:

www.clubedaposta.com/download/planilha_teste.xlsx

Notem que na coluna D fiz uma Somase com intervalo descongelado, mas preciso de uma formula diferente da dessa.

Desde já, agradeço.

Abraços

Postado

Bom dia Clubedaposta

me tire so uma duvida pra eu tentar te ajudar...

na coluna dos dias vai estar sempre daquele jeito, 1 2 3 4 5 ou vai ter é as datas dos dias?

e mesmo se o vendedor nao vender o nome dele vai estar na lista do dia! ex:

4 Juca 10

4 Maria 15

4 Zeca 20

4 Afonso 30

4 Luiz 20

4 Clodoaldo 15

5 Juca 10

5 Maria 15

5 Zeca -

5 Afonso 30

5 Luiz 20

5 Clodoaldo 15

:rolleyes:

Postado

Coloque em 'E2' o nome a pesquisar, ex. Juca.

Coloque em 'F2' a qtde de dias a pesquisar, ex. 5.

A fórmula retorna a soma dos valores da coluna 'C' que correspondam a 'Juca', nos últimos 5 dias.

Trata-se de fórmula matricial, então deve ser inserida via 'Ctrl+Shift+Enter', assim:

1. copie a fórmula daqui

2. cole em qualquer célula vazia da planilha que contém os dados

3. aperte 'F2' para editar a fórmula, em seguida mantenha apertadas 'Ctrl+Shift' e aperte 'Enter'; feito!

=SOMA(SE(A2:A120>=MAIOR(SE(B2:B120=E2;A2:A120);F2);SE(B2:B120=E2;C2:C120)))

Postado

Olá pessoal,

Antes de tudo, muito obrigado pela disposição em me ajudar. Eu consegui fazer exatamente o que eu queria, fazendo outras pesquisas.

Estou com o tempo bem contado agora, então não poderei apresentar a formula completa.

Mas utilizei SOMASE, DESLOC e INDIRETO. Para conseguir fazer.

Depois, irei atualizar o arquivo para lhes mostrar como ficou e ajudar outros que tenham a mesma dúvida.

Grande abraço e, novamente, muito obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...