Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multi-boot com Windows 8 To Go + syslinux ou grub4dos


stuard

Posts recomendados

Salve galera!

Primeiro explicarei o que estou fazendo, depois direi o quero e como quero:

O que estou fazendo:

Estou montando um HDD USB com varias ferramentas para rodar no boot. Estou usando o SARDU, o XBOOT e o YUMI simultaneamente. Uso-os juntos pois algumas ferramentas não funcionam o boot em um programa, mas no outro sim. Dessa forma, como todos eles me dão a opção de usar o syslinux e o grub4dos como bootloader, apenas copio as linhas do arquivo .lst ou .cfg de um HDD e colo no outro e vou juntanto tudo ate ficar ok.

Tenho ferramentas diversas, como Partion Wizard, Hirens Boot CD 15.1 Restored, Dr. Web Rescue, Redo Backup Live CD e tambem a instalação do XP PRO SP3, Win 7 AIO e Win 8 AIO.

Tenho sepadaramente um outro HDD USB com um Windows 8 Pro "To go" instalado e bootando via VHD que, depois de varios testes, vi que o 8 em versão To go (Para USB) ficou muito rápido.

O que eu quero:

Quero unir esse boot do 8 PRO em VHD no meu HDD de ferramentas.

O modo "fácil" e seu Problema:

A principio seria fácil, bastaria copiar os arquivos de um hd para outro e dentro do arquivo do syslinux colocar uma linha com label "Win 8 To Go" e mandar bootar o bootmgr, mas como ja tenho a instalação do 8 e do 7 nessa usb, ja tenho um, bootmgr da qual não posso deletar/renomear.

Algumas ideias:

Ja tive ideias do tipo:

1. Editar o bootmgr e o arquivo BCD que já tenho na usb (do install do 7 e do 8) e adicionar o boot do 8 via VHD. Mas não sei como faria isso...

2. Adicionar um arquivo do syslinux ou do grub4dos que fizesse o boot direto do VHD, ou de um segundo bootmgr (com outro nome), mas tambem não sei como fazer isso;

3. Bootar o 8 do VHD e usar o bcdedit para editar o boot e adicionar a linha que chamasse o meu menu principal do syslinux, assim na hora do boot eu escolheria bootar o 8 logo de cara ou bootar o menu princial. Tambem não sei como fazer, e até duvido que o bcdedit tenha um recurso de chamar um arquivo do syslinux ou do grub.

4. Usar um software que tenha algo parecido. Apesar de crer que não há tal maravilha.

Para esclarecer, é simplesmente um projeto pessoal meu. O meu HDD USB está pronto, ja faço o uso dele no meu trabalho como Helpdesk. Meu Win 8 "To go" tambem está pronto, gosto dele pela flexibilidade de bootar na maioria das maquinas, reconhcer os drivers e poder instalar programas e mudar configs sem o problema desses Live CD's que apenas as armazena na RAM e no prox boot são perdidas.

Conto com o conhecimento de alguem que se não poder me dar a solução, pelo menos me coloque num rumo.

Agradeço e perdão pelo testamento ^_^

Ate+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Tenho um HD Externo de 1Tera com duas partições. Na primeira está instalado o Windows 8 ToGo funcionando perfeitamente. Na outra partição tenho meus arquivos pessoais. Coloquei na primeira partição o Grub4dos e agora consigo escolher na hora do BOOT inicializar o Windows8 ToGo e outras opções que relato abaixo:

Aquivo ISO do Ubuntu-12.10-desktop-amd64 (Não consegui)

Aquivo ISO do Android-x86-4.0-RC2-tx2500 (Não consegui)

Aquivo ISO do Kaspersky Antivirus (Não consegui)

Aquivo ISO do Disco de Reparo do Windows 8 (Já consegui)

Aquivo ISO do Boot It Next Generation (Já consegui)

Aquivo ISO do TrueCrypt (Já consegui)

Aquivo ISO do Macrium Reflect (Já consegui, mas não reconhece o HD físico na restauração)

Aquivo ISO do Disco de Reparo do Windows 7 (Já consegui, mas não reconhece o sistema instalado na máquina, só o Windows8ToGo)

Aquivo ISO do Disco de Reparo do Windows Vista (Já consegui, mas não reconhece o sistema instalado na máquina, só o Windows8ToGo)

Criei uma terceira partição e instalei nela o Ubuntu 12.10 mas não consigo inicializar o sistema.

Tenho o Android-x86-4.0-RC2-tx2500 instalado no VirtualBox funcionando perfeitamente e já tentei inicializar o arquivo Android.vmdk mas não consegui.

Coloco abaixo o meu arquivo menu.lst na esperança de receber ajuda:

gfxmenu /message

timeout 0

default 0

configfile (bd)/menu.lst

title Windows To Go

find --set-root /bootmgr

chainloader /bootmgr

title Ubuntu ISO

find --set-root /Programas/Sistemas/Ubuntu-12.iso

map /Programas/Sistemas/Ubuntu-12.iso (0xff)

map --hook

root (0xff)

kernel /casper/vmlinuz file=/cdrom/preseed/ubuntu.seed boot=casper persistent iso-scan/filename=/Ubuntu-12.iso floppy.allowed_drive_mask=0 splash

initrd /casper/initrd.lz

title Ubuntu HD

root (hd0,2)

kernel /vmlinuz ro root=/dev/hda2

initrd /initrd.img

title Ubuntu IMG

map (hd0,1)/Programas/Sistemas/Ubuntu.vmdk (hd0)

map --hook

chainloader (hd0,0)+1

rootnoverify (hd0,0)

title Android

find --set-root /images/android.iso

map /images/android.iso (0xff)

map --hook

root (0xff)

chainloader (0xff)

title TrueCrypt

find --set-root /Programas/Ferramentas/TrueCrypt.iso

map /Programas/Ferramentas/TrueCrypt.iso (0xff)

map --hook

root (0xff)

chainloader (0xff)

title Macrium Reflect

find --set-root /Programas/Ferramentas/Macrium-Reflect-Rescue-Disc.iso

map /Programas/Ferramentas/Macrium-Reflect-Rescue-Disc.iso (0xff)

map --hook

root (0xff)

chainloader (0xff)

title Kaspersky Antivirus

find --set-root /Programas/Ferramentas/Kaspersky-Antivirus.iso

map /Programas/Ferramentas/Kaspersky-Antivirus.iso (hd32)

map --hook

root (hd32)

chainloader (hd32)

title Boot It Next Generation

find --set-root /Programas/Ferramentas/Boot-It-Next-Generation.iso

map /Programas/Ferramentas/Boot-It-Next-Generation.iso (0xff)

map --hook

root (0xff)

chainloader (0xff)

title Disco de Reparo do Windows 8

find --set-root /Programas/Ferramentas/Disco-de-Reparo-do-Windows-8.iso

map /Programas/Ferramentas/Disco-de-Reparo-do-Windows-8.iso (0xff)

map --hook

root (0xff)

chainloader (0xff)

title Disco de Reparo do Windows 7

find --set-root /Programas/Ferramentas/Disco-de-Reparo-Windows-7.iso

map /Programas/Ferramentas/Disco-de-Reparo-Windows-7.iso (0xff)

map --hook

root (0xff)

chainloader (0xff)

title Disco de Reparo do Windows Vista

find --set-root /Programas/Ferramentas/Disco-de-Reparo-Windows-Vista.iso

map /Programas/Ferramentas/Disco-de-Reparo-Windows-Vista.iso (0xff)

map --hook

root (0xff)

chainloader (0xff)

title Linha de Comando do Grub

commandline

title Desligar

halt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!