Ir ao conteúdo

GTX 550Ti abaixo do esperado

Hell_Forever

Posts recomendados

Postado

Bom meus caros, venho aqui compartilhar um santo probleminha incomodo.

Eu tenho uma GTX 550Ti, e ela apresenta quase que o mesmo desempenho de uma gt 240 gddr5 que tenho aqui parada.. Sei que não é problema de gargalo, pois possuo um core 2 quad q8400 @ 3.2ghz, e este mesmo em default, já suportaria sem problemas um sli de duas 570!

Verifiquei as temperaturas , e estão ok.

A fonte utilizada também suporta o sistema utilizado. (Seventeam ST-420BKV-03F) Ela consegue fornecer no máximo 450w, segundo um teste do próprio CdH.

Gostaria de sugestões sobre como posso resolver este impecilho, e se existe a possibilidade de estar utilizando um driver mal otimizado para a mesma. Se for o caso, qual a recomendação da própria galera aqui!

Grato

Mobo : P5k-e Wifi

Memória: 2x2gb ddr2 800mhz @ 881mhz Markvision

Hd: 3 x 250GB in Raid-0 Mode ( Stripe 128k)

Fonte : Seventeam ST-420BKV-03F

Processador : Core 2 Quad Q8400 2.66ghz @ 3.2ghz

VGA: ZotaC GTX 550Ti (Non-AMP edition)

Postado
Defina "o mesmo desempenho".

Se a GT240 tava segurando a onda dos jogos que você jogava e nas configurações que você usava, de fato não faria diferença com a 550Ti.

Defino. As configurações dos games se comparadas no máximo deles, se equivalem em fps para as duas placas. E mesmo em resoluções baixas, essa diferença de desempenhos entre as duas já deveria ser sentida, o que não ocorre. Por exemplo: No Dota 2, uso as configs no máximo, em 1280x720 ( Resolução máxima do meu monitor) e os fps para ambos, se equivalem, ou seja, ficam na casa dos 50fps ( Average ).

Postado

Cara tem como dar especificações da sua 550? Tive dois amigos que por falta de informação compraram uma gtx 550 ti ZOTAC que realmente apresenta desempenho abaixo das demais, por se tratar de uma banda de 128 bits apenas e não 192 bits encontrado nas demais gtx 550 de outras marcas. Mas de qualquer forma, dê-nos um exemplo de jogo que ela aprensentou mesmo desempenho que sua GT240.

Postado
Defino. As configurações dos games se comparadas no máximo deles, se equivalem em fps para as duas placas. E mesmo em resoluções baixas, essa diferença de desempenhos entre as duas já deveria ser sentida, o que não ocorre. Por exemplo: No Dota 2, uso as configs no máximo, em 1280x720 ( Resolução máxima do meu monitor) e os fps para ambos, se equivalem, ou seja, ficam na casa dos 50fps ( Average ).

Se o jogo rodasse nativamente a uma determinada quantidade de FPS, a diferença de desempenho inexistiria, mesmo que você usasse uma VGA mais potente. Não sei se é o caso de DOTA2, não jogo esse game. Ademais, alguns jogos são mais dependentes do desempenho de CPU do que de GPU, e mudar de VGA também não faria diferença suficiente pra ser notada.

Testou algum outro jogo com resultados semelhantes?

Postado
Cara tem como dar especificações da sua 550? Tive dois amigos que por falta de informação compraram uma gtx 550 ti ZOTAC que realmente apresenta desempenho abaixo das demais, por se tratar de uma banda de 128 bits apenas e não 192 bits encontrado nas demais gtx 550 de outras marcas. Mas de qualquer forma, dê-nos um exemplo de jogo que ela aprensentou mesmo desempenho que sua GT240.

Vamos as definições do GPU-Z :

http://gpuz.techpowerup.com/12/05/05/80z.png

Detalhe, este foi um print que tirei quando usava o Windows XP, no momento estou utilizando o Win 7 x64 Ultimate. E o mesmo ocorre.

Se o jogo rodasse nativamente a uma determinada quantidade de FPS, a diferença de desempenho inexistiria, mesmo que você usasse uma VGA mais potente. Não sei se é o caso de DOTA2, não jogo esse game. Ademais, alguns jogos são mais dependentes do desempenho de CPU do que de GPU, e mudar de VGA também não faria diferença suficiente pra ser notada.

Testou algum outro jogo com resultados semelhantes?

Sim, acontece a mesma coisa em outros games e benchmarks.

Postado

Pelo o que eu olhei aqui nas especificações sua placa está conectava via um barramento PCI express 1.0. Se isso realmente acontece, pelo meu ver é o que pode estar causando essa limitação de processamento à sua 550, a deixando com desempenho similar a gt240.

Postado

Jonatas, isso é recurso de economia de energia da VGA. Quando fora de uso, ela diminui a velocidade do barramento pra poupar energia e aquecer menos.

Pelo GPU-Z, tá tudo certo. Estranho.

O último driver, em todo caso, é o 306.02 BETA. No Guru3D, tem.

Mas é um beta, enfim, pode apresentar problemas em alguns jogos.

Postado
Jonatas, isso é recurso de economia de energia da VGA. Quando fora de uso, ela diminui a velocidade do barramento pra poupar energia e aquecer menos.

Não conhecia esse recurso, e como pelas especificações o pc dele não é de geração atual, logo pensei que a placa mãe pudesse não suportar PCI 2.0, mas valeu pela correção.

Eu jogo DOTA 2 e sei do desempenho do jogo, eu com minha antiga geforce 9500GT jogava em alta textura com exceção das sombras à 40 FPS. Hoje com minha GTX 550 TI ASUS, jogo com tudo no máximo a cerca de 80 FPS com o FRAPS ativado.

Postado

Mas você deve observar que o barramento pci-ex da p5k-e , é a versão 1.0, e não a 2.0 ( 2.0, seria apenas para o chipset x38, o p35 utiliza versões de 1.0)

Postado
Mas você deve observar que o barramento pci-ex da p5k-e , é a versão 1.0, e não a 2.0 ( 2.0, seria apenas para o chipset x38, o p35 utiliza versões de 1.0)

Realmente quando eu tirei minha conclusão sobre o barramento, foi em função das especificações do pc dele que até comentei acima, essa MOBA não é atual e tende a limitar o desempenho da placa de vídeo.

Postado

Só que mesmo assim, a diferença de performance entre as versões 1.0 e 2.0, não DEVERIA ser tão gritante. Naão mesmo!

Você joga o Dota 2 com a oclusão ambiente ligada? Em qual resolução, qual a config você utiliza?

Postado
Só que mesmo assim, a diferença de performance entre as versões 1.0 e 2.0, não DEVERIA ser tão gritante. Naão mesmo!

Você joga o Dota 2 com a oclusão ambiente ligada? Em qual resolução, qual a config você utiliza?

Sim jogo no TALO, tudo no máximo, meu pc: MOBA ASUS p8h67-m le, Core i5 2500k, 4 giga de RAM 1600 mhz Corsair Vengeance, HD WD 500 SATA 6 gb/s, ASUS GTX 550 ti (fermi), Cooler corsair A50, gabinete Aerocool X-warrior red.

Não só o DOTA 2 como battlefield 3 eu jogo no máximo, meu monitor:

Samsung 19' resolução usada é de 1440x900.

Postado

Fiz os testes Luciano, não há diferença significativa (2 ~ 3%) .. ;/

Cara, uma coisa que eu observei, é que vendo o gráfico do msi afterburner, vejo que a gpu só fica em torno de 50 ~ 55% de uso. É normal?

Postado

você tentou limpar o slot de memoria.. Parece *****.. mas no meu pc isso aconteceu uma vez com gta 4 que rodava bem... e tempos depois fui instalar e os fps estavam quase parando...troquei a pasta termica.. (não creio que senha sido o caso pois foram em dias diferentes) e limpei os slots de memoria (troquei elas de slot inclusive) e voltou a rodar bem na hora...

Postado

Eu cheguei a limpar sim, mas de qualquer forma acredito que não seria o problema, pois sem a placa de vídeo meu computador funciona normalmente, somente com a placa de vídeo ele congela aleatoriamente ao início do windows ou depois de alguns poucos minutos.

• Membro VIP
Postado

Isso não seria devido a baixa resolução do seu monitor? Pois devido a baixa resolução, até mesmo a GT240 poderia estar sobrando. :confused:

Postado

Olha que curioso, com a cpu em stock, nesse jogo, o gpu usage fica em torno de 40~35%... Quando faço overclock pra pelo menos 3.2ghz, ela sobe pra 50~60%, quando subo mais um pouco, fica na faixa de 60%~72%. Gargalo? porque diabos uma gtx 550ti iria gargalar um core 2 quad q8400.. que é dito aguentar um sli de gtx 570? ...... Ridículo!

Postado

Hell_Forever beleza cara?

Tem algo estranho no seu GPUz pois seu Pixel Fillrate está marcando 7.2 Gpixel/s, enquanto deveria marcar 21.6. Já o Texture Fillrate está normal com 28.8 Gtexel/s, assim como todas as outras características. Se fosse por economia de energia a sua largura de banda também estaria bem menor pela redução do clock das memorias o que não ocorre. Só não sei se poderia ser algum problema no driver ou um problema físico mesmo. Agora com um Pixel Fillrate de 7.2 não me estranha esse desempenho bem abaixo do esperado!

A placa apresentou este desempenho desde quando você comprou?

Postado

Não, é impressão sua. No Aida64, a taxa de preenchimento , consta como 21914mb/s , o que estaria correto.. visto que está sem overclock. Gpu-z se mostra bugado para esse valor.

E sim, ela sempre apresentou esse desempenho. Mas tem aquele detalhe curioso, que mencionei ali em cima. Quando faço overclock neste processador, o ganho de fps.. é proporcional a taxa de overclock efetuada. Mas isso não deveria fazer sentido, pois esse processador aguenta com folga um sli de gtx 570!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...