Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto organizador fila único com: PIC + PC + Controles RF


Posts recomendados

Olá a todos!

Estou precisando de uma orientação para fazer o seguinte:

projetovisual.png

Explicando um pouco:

É um sistema que usa um pc para mostrar qual caixa está livre ou mesmo uma mesa que precisa atendimento.

1- o controle é acionado

2- o receptor recebe o sinal

3- o microcontrolador identifica qual o controle chamou e envia o dado para o pc.

4- o pc recebe o dado e mostra na tela.

Acho que a imagem já mostra muito, não sei como materializar esse projeto, sei que é possível com esse estrutura. Gostaria de saber se alguém já viu algo assim, mesmo já fez um projeto parecido ou sabe quem poderia fazer.

A parte de programação eu me viro bem, mas essa parte de hardware não mexo desde que sai da faculdade então fica muito complicado e demorado para realizar sozinho um projeto deste.

Obrigado pela atenção,

Robert Gomes ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os controles já estão prontos ou você irá fazer do Zero também?

Pois se os controles já estiverem pontos, será um pouco mais difícil pois terá q decifrar o protocolo de envio do mesmo.

Caso você decida fazer os controles também, pode faezr do seu jeito o protocolo.

Mas esse projeto não é estão simples de fazer nao.

É bem interessante até.

Qual a linguagem de programação usada?

Falou

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Isso vai sair tudo do zero! Não tenho nada pronto. Esse pequeno exemplo que montei é a base que preciso! Sei que ainda vou precisar de uns 2 botões no mínimo, ou seja, um para armazenar o id do controle e outro para limpar a memória. Então o que sei que é possível! e a aplicação é muito ampla. Só que como falei não tenho mais intimidade com protoboard, pic entre outros componentes necessários para fazer sozinho. Mas a linguagem utilizada dentro do computador será Java ou ainda "Se possível prefiro" o Flex, mas não sei se ele tem bibliotecas para essa necessidade.

Obrigado pelo interesse,

Robert Gomes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá, posso te ajudar.

Os PICs podemos programar em C usando o CCS, sendo a linguegem q tenho mais contato. Usando um PIC pequeno sai bem barato.

E no caso do lado do PC, tenho experiencia com C#. Já tenho até 2 protocolos prontos q já usei.

Tenho dois pares de módulos RF, alguns PICs e o gravador.

Já dá para realizar alguns testes.

Vi que você é da minha cidade. Fica mais fácil até para testes práticos.

Só uma pergunta: Por que usar controle remoto e nao usar controles com cabo mesmo?

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O caso de usar controles remotos é simplesmente para avitar ficar passando fios pelos estabelecimentos, já que encontramos no mercado controles bem baratos.

Eu tinha pensado também em colocar conectores para fios, mas acho que o controle é uma opção legal, e também ganha outras funcionalidades. Como sistema de chamar garçons em mesas e outros.

Você é de Mariana que legal! muito bom mesmo! e valeu pela ajuda!

Já o material necessário eu compro! Pic, receptor e o que mais for necesários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que encontramos no mercado controles bem baratos.

... mas acho que o controle é uma opção legal, e também ganha outras funcionalidades. Como sistema de chamar garçons em mesas e outros.

O único problema de usar controles do mercado é decifrar o protocolo de comunicação dos mesmos.

Tem que usar um receptor e um osciloscópio para ver a forma de onda e encontrar um padrão.

A vantagem de criar o controle do zero é como eu disse anteriormente, criar seu próprio protocolo.

A desvantagem é realmente sair do zero. Mas nao seria tão complicado.

Estou de viagem no feriadao. Quando voltar vejo algumas possibilidades.

Falou

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 06/09/2012 às 21:45, MatheusLPS disse:

Os controles já estão prontos ou você irá fazer do Zero também?

Pois se os controles já estiverem pontos, será um pouco mais difícil pois terá q decifrar o protocolo de envio do mesmo.

Caso você decida fazer os controles também, pode faezr do seu jeito o protocolo.

Mas esse projeto não é estão simples de fazer nao.

É bem interessante até.

Qual a linguagem de programação usada?

Falou

MatheusLPS boa tarde, então, preciso montar um organizador de filas com pic e gostaria de algumas dicas caso pudesse me ajudar, desde ja obrigado Luiz Freitas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você encontra os módulos RF prontos http://www.autocorerobotica.com.br/modulo-rf-transmissor-receptor-433mhz-am.

Você também pode usar bluetooth, wifi, ethernet, enfim...

 

Isso pode ser facilmente resolvido com um arduino, ou mesmo o pic. Arduino tem uma biblioteca destinada ao uso de receptores RF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!