Ir ao conteúdo

Duvida em Pascal

victorangra

Posts recomendados

Postado

Estou estudando para a minha prova de programação e me deparei com essa questão de uma prova antiga:

4a Questão: Considere as declarações a seguir e implemente os subprogramas.

Const
Max = 10;
Type
T_Dominio = 1..Max;
T_Vetor = array[T_Dominio] of real;
... {subprogramas}
Var
V: T_Vetor;
M: real;
Begin
ler_vetor(V);
escrever_vetor(V);
M:= media(V);
digitaliza(V, M);
escrever_vetor(V);
End.
Program Digitalizador(Input{teclado}, Output {Vídeo});

Onde os subprogramas:

ler_vetor: faz a leitura do teclado de todos os números do vetor recebido como parâmetro;

escrever_vetor: escreve todos os números do vetor, recebido como parâmetro, no vídeo.

media: calcula a média dos números contidos dentro do vetor recebido como parâmetro; e

digitaliza: modifica o conteúdo de cada uma das células do vetor recebido como

parâmetro. O novo conteúdo de cada célula será 0 (zero) se for menor que a

média (recebida como parâmetro) e 1 (um), caso contrário.

Eu fiz assim:

const
max=10;
type
t_dominio= 1..max;
t_vetor= array[t_dominio] of real;
procedure ler_vetor(var v: t_vetor);
var
i: integer;
begin
for i:= 1 to max do
begin
writeln(output, 'Digite o valor de v');
readln(input, v[i]);
end;
end;
procedure escrever_vetor (v: t_vetor);
var
begin
write(output, v[i]:2:2, ' ')
end;
function media(v:t_vetor):real;
var
d: real;
begin
writeln('d e ', d); {nesse ponto que deu um erro que eu não consigo entender, d está valendo 8}
d:= d+v[i];
media:= d/max;
end;
procedure digitaliza (var v: t_vetor; m: real);
var
begin
if v[i]<m then
v[i]:= 0
else
v[i]:= 1
end;
var
v: t_vetor;
m: real;
begin
ler_vetor(v);
escrever_vetor(v);
m:=media(v);
writeln(output, 'A media é ', m);
digitaliza(v,m);
escrever_vetor(v);
readln()
end.
program Digitalizador(input{teclado}, output {video});