Ir ao conteúdo

PWM e inversão do sentido de rotação motor cc

ThiagoFonseca

Posts recomendados

Postado

e aí galera sou novo aq no clube sera que tem como vocês me ajudarem?

eu estou querendo fazer um controle pwm pro meu motor cc mas eu quero também uma inversão no sentido de rotação.

roda pro lado direito e sua rotação e controlada pelo pwm.

roda pro lado esquerdo e sua rotação também e controlada pelo mesmo pwm.

Obrigado ^^:)

Postado
e aí galera sou novo aq no clube sera que tem como vocês me ajudarem?

eu estou querendo fazer um controle pwm pro meu motor cc mas eu quero também uma inversão no sentido de rotação.

roda pro lado direito e sua rotação e controlada pelo pwm.

roda pro lado esquerdo e sua rotação também e controlada pelo mesmo pwm.

Obrigado ^^:)

Modulação PWM em dois níveis modulando uma ponte inversora ful bridge (Famosa ponte H).

A frequência deverá ser de aproximadamente 10Khz.

O modulador PWM poderá ser feito com o velho CI bombril LM555.

Como o mesmo tem uma única saída, você terá que faze-lo oscilar a uns 20Khz aproximadamente e dividir esta frequência por meio de um CI flip-flop.

Cada saída do Flip-flop deverá ir para um par de drivers de mosfets canal N.

Os sinais PWM deverão chegar defasados em 180 graus em cada par de mosfet, isso o flip-flo já faz, ele só libera uma das saídas por vez, por cada pulso que recebe na entrada. Basta então você direcionar corretamente os sinais para cada par de driver de mosfets.

Dica de driver:

Pode usar o driver TLP250

Segue exemplo:

driverinversor.png

http://img99.imageshack.us/img99/3121/driverinversor.png

É uma ponte completa Full bridge, porém só coloquei metade da ponte no esquema, pois a outra metade é exatamente igual, apenas recebe o sinal defasado em 180 graus.

Outra ideia é usar o driver IR2110 que já vem um par inteiro em cada CI.

Observação:

O motor deverá ser alimentado através de um pequeno indutor na saída da ponte H. Este indutor deverá ser calculado em razão da freqüência.

Os cálculos são os mesmos usados nos filtros de amplificadores Classe D, basta fazer uma pesquisa em inglês que até acha calculadora online.

Funciona da seguinte forma:

Quando o tempo de cada pulso sobre o indutor de saída da ponte H (o que alimenta o motor) for exatamente igual para cada semi-ciclo da onda de 10Khz, a tensão em cima do motor será zero, e ele vai ficar parado.

quando você mover o potenciômetro do PWM com LM555, Isso vai alterar o tempo de ciclo ativo de cada semi-ciclo da onda, então um dos semi-ciclos da onda ficará com a forma de onda com largura maior que o outro.

Pro lado que a forma de onda ficar com largura maior, é que o motor irá começar a girar, pois neste sentido irá começar a crescer uma tensão nos terminais do motor.

O motor pode então girar para os dois lados em qualquer velocidade, e até mesmo ficar parado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...