Ir ao conteúdo

Como polarizar um transistor pnp

arh

Posts recomendados

Postado

acho que vocês não entenderam, o funcionamento eu sei, eu nao sei como fazer o calculo, por exemplo, digamos que fosse um npn, o resistor de base seria assim:

Rb= (vcc - Vbe)/ Ib

Vrb= Ib * Rb (ou seguindo a malha, ficaria... vcc - Vbe)

mas como o pnp a tensão é negativa me complica todo.

Postado

isso ta dando um nó no meu cérebro.

ainda nao to conseguindo entender, montei o circuito na protoboard mas ta osso, segue os dados que tive.

http://imageshack.us/photo/my-images/191/transistorpnp.jpg/

Imagine as tensões em módulo.. Sem sinal, e faça o cálculo Rb= (vcc - Vbe)/ Ib para qualquer polaridade, PNP ou NPN

não entendi

----------------------------

putz, passei a carga pro coletor, e os valores mudaram brutalmente

to começando a entender, na foto do mateus ai mostra que a base do npn fornece corrente, e a base do pnp drena certo?

• Membro VIP
Postado

Os dados estão corretos... Ai nesse seu projeto, do modo como montastes, o resistor de base de pouco interessa. Poderia ser de 10K, como é, ou de zero ohms, sim um curto do fio, que o led acenderia com somente 0,1 mA de diferença com resistor de base de 10k e com um curto... Você entende por que???

Essa dai não é a topologia geralmente usada. Se vê muito mais por ai o emissor direto no +VCC e o led e o resistor do coletor a massa.. Ai sim o resistor de base influi bastante..

Postado
Você entende por que???

ainda não

a polarização correta do transistor pnp é com a carga no coletor?

• Membro VIP
Postado
ainda não

a polarização correta do transistor pnp é com a carga no coletor?

Não, não deduza erroneamente...

Quando fazes um chaveador para acendimento de um led, com um transistor NPN, geralmente usas esse tipo de config dai:

Acenderledcomtransistor_zps64a464a8.jpg

Para se fazer com PNP, somente inverta tudo ai, a alimentação, o sentido do led, mas conserve emissor e coletor de igual modo, mantenha o led e resistor no coletor..

Ai o transistor age como chave.. Ou conduz ou não conduz...

Se não conduz, estará fora e corrente de base será igual a zero...

Se conduz se quer a menor perda possível entre coletor e emissor, ou seja, transistor saturado, que significa corrente de base cerca de 10 vezes maior que a corrente de base para condução linear...

Ai é só calcular... Fica muito mais simples..

Imagine só...

Fosse a alimentação de 12 Volts:

Imagine se queira corrente no led de 20 mA com Vled@20 mA = 2,7 Volts

Então a tensão sobre o resistor do led, se o transistor saturar será de 12-2,7-0,2 onde 0,2 é a tensão de saturação, VCE do transistor.

Vres= 9,1 Volts. Para uma corrente de 20 mA R = 9,1/0,020 = 455 Ohms => use valor comercial de 470 Ohms..

Para saturar esse transistor de ganho tipico de 180 (hfe) se deve calcular uma corrente de base como se o ganho fosse 10 vezes menor, de 18 portanto..

IC será igual a (12-2,7-0,2)/470= 19,4 mA..

Corrente de base segura para garantia de saturação do transistor seria de 19,4 mA/18 = 1,08 mA..

A resistor de base para garantia dessa corrente deverá ser de (12-0,6)/0,00108 = 10.555 ohms => use um valor comercial arredondado para baixo para garantia = 10k..

Simples..

Para a polarização de um transistor PNP tudo se passa de igual modo, só que com as tensões em modulo (sem sinal). Não muda absolutamente nada...

Aquele dado de cálculo da corrente de base assumir um valor 10 vezes maior que a corrente de base do transistor na região linear, é um dado macetoso.. Iso garante a condução a pleno do transistor, satura o mesmo..

Poderia ser menor, coisa de 5 vezes ainda seria garantido. Ai vai da necessidade da diminuição ou não da corrente de base para poupar energia ou para nãp sobrecarregar quem controla esse transistor. Ai entra o bom senso, ai entra o jogo de cintura.. Projetar trasnistores como chave é muito mais fácil do que os projetar para uso na região linear. A chance de erro projetando como chave é bem pequena se comparado com a chance de errar uma polarização em região linear..

Postado

to conseguindo entender agora, hahaha, nossa é tudo igual mesmo que doidera.

so mais algumas perguntas que me apareceu

1- (pergunta *****) No npn seria Vce, Vbe, no pnp vai ser Vec, Veb ou continua, visto que se mudar muda o sinal.

2- no transistor npn parece que na configuração emissor comum o sinal sai defasado 180°, no pnp é a mesma coisa? tudo vai ser igual?

Postado
to conseguindo entender agora, hahaha, nossa é tudo igual mesmo que doidera.

so mais algumas perguntas que me apareceu

1- (pergunta *****) No npn seria Vce, Vbe, no pnp vai ser Vec, Veb ou continua, visto que se mudar muda o sinal.

2- no transistor npn parece que na configuração emissor comum o sinal sai defasado 180°, no pnp é a mesma coisa? tudo vai ser igual?

ainda bem que conseguiu ver isso.

e tudo semelhante.

e note que se vir nos datasheets dos pnp as tensoes e correntes aparecem com valores negativos para indicar as diferenças relativamente aos npn.

1-a notaçao permanece a mesma, Vce, Vbe.

2-no pnp é a mesma coisa, o sinal sai defasado 180°.

Postado

to tentando agora polarizar o pnp com divisor de tensão na base e com resistor no emissor, e me veio mais duvidas.

1) no npn o resistor no emissor indo pro terra é chamado de (realimentação negativa), no caso do pnp que o emissor e no +, o nome ficaria realimentação positiva?

2) to tentando polarizar esse circuito aqui no caderno, e quando passo pra protoboard nao ta batendo nada rs.

http://imageshack.us/photo/my-images/713/transistorpnpcomdivisor.jpg/

o transistor que to usando é um bc557

Postado

consegui fazer aqui, so falta agora saber

1) no npn o resistor no emissor indo pro terra é chamado de (realimentação negativa), no caso do pnp que o emissor e no +, o nome ficaria realimentação positiva?

esses conceitos estão me deixando doido

Postado
to tentando agora polarizar o pnp com divisor de tensão na base e com resistor no emissor, e me veio mais duvidas.

nao, a realimentaçao continua a ser negativa.

a realimentaçao nada tem a ver com a alimentaçao, nestes circuitos.

tem a ver com as variaçoes das condiçoes do circuito ou com os sinais.

2) to tentando polarizar esse circuito aqui no caderno, e quando passo pra protoboard nao ta batendo nada rs.

http://imageshack.us/photo/my-images/713/transistorpnpcomdivisor.jpg/

na sua imagem nao tem valores.

explique melhor a duvida.

o transistor que to usando é um bc557

julgo que o seu problema e mais da forma de representar o circuito do que de calculo.

veja a figura abaixo .

tem o desenho com npn e pnp.

qual a diferença para o calculo? ----- nenhuma.

apenas tem a bateria invertida, o resto e perfeitamente identico(com a troca do trnsistor e led, claro).

note que esta a calcular os valores estaticos das tensoes e corrente desse circuito.

no caso de estar a desenhar um andar amplificador , por exemplo, o circuito que colocou teria problemas.

.

Postado

oi oceano, beleza?

então, consegui ja polarizar os transistores e tal, eu olhando o circuito com a bateria invertida eu fico doido, talvez no futuro eu possa "enxergar" ele direito.

acho que so tem uma coisa que muda, por exemplo:

no transistor npn ai, o divisor de tensão, a corrente de Rb2 é IRb2 = IRb1 -Ibq

ja no pnp fica IRb2 = IRb1 + Ibq.

pelo menos aqui, as coisas so batem quando faço assim.

abraço

Postado
oi oceano, beleza?

então, consegui ja polarizar os transistores e tal, eu olhando o circuito com a bateria invertida eu fico doido, talvez no futuro eu possa "enxergar" ele direito.

acho que so tem uma coisa que muda, por exemplo:

no transistor npn ai, o divisor de tensão, a corrente de Rb2 é IRb2 = IRb1 -Ibq

ja no pnp fica IRb2 = IRb1 + Ibq.

pelo menos aqui, as coisas so batem quando faço assim.

abraço

ok ainda bem que conseguiu.

note que isso depende do sentido escolhido para as correntes.

esta a usar o sentido convencional , correntes a fluir do + para o - .

se usar o sentido do movimento dos electroes, como fazem alguns autores, as expressoes seriam ao contrario.

o que e importante e que siga as leis correctas.

neste caso " a soma das correntes que entam num no e igual a soma das correntes que saem"

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...