Ir ao conteúdo

Função Turbo dos CPU Intel

Roberto91

Posts recomendados

Postado

Apareceu a oportunidade de um upgrade para os Sandy-Bridge ou Ivy-Bridge da Intel, visto que consegui uma placa-mãe boa e barata, meu Phenom II é muito bom (supre minhas necessidades e quando preciso de mais desempenho faço um over), porém gostaria de ter a mesma liberdade com esses CPUs Intel, mas como sei que eles são bloqueados para over (exceto os modelos K) gostaria de saber se esse modo Turbo (over automático) é ativado durante baixos períodos de tempo (frações de segundo) ou ele fica direto dependendo da atividade? Ex.: Vou jogar um jogo e quando eu abro o mesmo, o CPU automaticamente sabe que com maior frequência o mesmo irá rodar melhor, então ele passa de 3,1GHz para 3,4GHz e quando eu volto pro ambiente do sistema operacional ele volta para 3,1GHz. Se puderem me responder, isso será crucial na minha escolha do meu novo processador.

Postado

Ele ativa o turbo quando tem necessidade e quando ativado ele fica por ex: de 3.4GHz p/ 3.8GHz até o fim do aplicativo ( quando tiver pedindo mais "potência" ), quando não tiver mais necessidade ele volta p/ o clock base.

Com os processadores sem K vem bloqueados p/ não ultrapassar o clock do turbo. Se quiser pode deixar ele rodando sempre na frequência do turbo, basta setar na BIOS, seria vamos dizer um "overclock capado", pelo fato de ir até somente a freq do turbo.

Por ex: o meu i5 2300 é de 2.8GHz, e chega até 3.1 em turbo, mas eu já deixo setado na BIOS p/ ficar em 3.1GHz 24/7.

• Membro VIP
Postado
Ele ativa o turbo quando tem necessidade e quando ativado ele fica por ex: de 3.4GHz p/ 3.8GHz até o fim do aplicativo ( quando tiver pedindo mais "potência" ), quando não tiver mais necessidade ele volta p/ o clock base.

Com os processadores sem K vem bloqueados p/ não ultrapassar o clock do turbo. Se quiser pode deixar ele rodando sempre na frequência do turbo, basta setar na BIOS, seria vamos dizer um "overclock capado", pelo fato de ir até somente a freq do turbo.

Por ex: o meu i5 2300 é de 2.8GHz, e chega até 3.1 em turbo, mas eu já deixo setado na BIOS p/ ficar em 3.1GHz 24/7.

Completamente sem sentido sua informação.

O turbo sobe ao máximo quando usa menos treads. Quando as treads preenchem a capacidade do processador (4 para modelos sem HT e 8 para modelos com HT), o over automático é menor por que eleva a frequência de todos os núcleos.

Outro detalhe é que o turbo boost não é uma tecnologia em que você define o tamanho de aumento da frequência. Ele vem de fábrica setado a única manipulação que se pode fazer é desativá-lo.

Processadores com K podem ter suas frequências modificadas da forma como quiser, desde que tenha placa mãe que suporte isto e desative a função "turbo boost".

Postado
Completamente sem sentido sua informação.

O turbo sobe ao máximo quando usa menos treads. Quando as treads preenchem a capacidade do processador (4 para modelos sem HT e 8 para modelos com HT), o over automático é menor por que eleva a frequência de todos os núcleos.

Outro detalhe é que o turbo boost não é uma tecnologia em que você define o tamanho de aumento da frequência. Ele vem de fábrica setado a única manipulação que se pode fazer é desativá-lo.

Processadores com K podem ter suas frequências modificadas da forma como quiser, desde que tenha placa mãe que suporte isto e desative a função "turbo boost".

Processadores sem K, pode sim fazer este "over capado", i5 2300 trabalha a 2.8GHz correto? você pode muito bem ir na BIOS e setar p/ trabalhar a 3.1GHz direto aumentando apenas o multiplicador, se quer videos ou prints posso disponibilizar.

Postado
Processadores sem K, pode sim fazer este "over capado", i5 2300 trabalha a 2.8GHz correto? você pode muito bem ir na BIOS e setar p/ trabalhar a 3.1GHz direto aumentando apenas o multiplicador, se quer videos ou prints posso disponibilizar.

Se sua mobo conseguir fazer isso mesmo deve ser por causa do chipset P67, já no meu caso (estou com uma Asus P8H67-M PRO), acho que não tenho essa vantagem com o H67. Mas disponibilize sim esses prints ou vídeos, conhecimento nunca é demais e deve ser compartilhado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!