Ir ao conteúdo

Plug&Play com PIC

Danilo.Andrade

Posts recomendados

Postado

Estou fazendo uma aplicação do PIC18F2550, que possui suporte a USB 2.0, de modo a atualizar o firmware e exportar do PIC para o computador uma série de valores armazenados no PIC com sua operação.:lol: Além disso, também quero implementar a utilização de PenDrives, de modo a utiliza-lo para realizar armazenamento direto dos valores armazenados no PIC em formato '.txt' :huh:, e ler do PenDrive outros valores para melhorar os gráficos no meu LCD. A minha questão: como faço para reconhecer o PenDrive (Plug&Play)? Posso conectar os 5V provenientes do USB aos meus 5V que uso na alimentação da placa (minha ideia original era usar a tensão do USB no comparador do PIC, como um sensor de quando conectasse o USB)? Peço ajuda, pois ainda sou novo mexendo com USB, sei apenas o básico.:mellow:

Postado

para isso vai muito que estudar.

o usb nao e apenas um conjunto de 4 fios.

vai ter de estudar a norma usb muitobem ( e acredite nao e fácil) , a diferença entre host e client, etc etc etc.....

Postado
para isso vai muito que estudar.

Por onde começo? Sei que há muito material, muito mesmo, mas não sei exatamente por onde começar, aonde olhar:mellow:. Nos datasheets dos PIC's existe apenas explicações genéricas, apontando mais para o hardware do ucontrolador do que do próprio barramento. Qual a direção?:confused:

Postado

comece pela norma usb , e neste ponto e para ja deve perceber a diferença entre host e cliente.

repare por exemplo no seu pc e numa pen .

o seu pc funciona como host e controla todo o processo de inicio,protocolo,velocidade e ate a corrente max que os +5v pode fornecer.

a pen (cliente ) limita-se a "obedecer" aos comandos do pc (host) .

ora o que pretende e fazer e exactamente um sistema host e aqui esta o Problema.

a maioia os controladores esta preparado para funcionar como cliente.

para fazer um host vai ter de escrever um software de host, sistema de ficheiros,etc.

e isso nao e simples.

Postado

Quanto a ser complicado, não há problemas^_^. Sempre de início se vê como complicado, só porquê tem muito que não se conhece. Vou começar a estudar sim, Obrigado por apontar a direção:lol:. A minha esperança é ver que talvez, pela simplicidade do circuito maior (que não tem nada a ver com o USB), não precise quebrar tanto a cabeça criando um host muito complicado-_-. É esperar para ver.:)

Postado

Use o compilador C30 e pics 24 para cima.

Em relaçaõ ao PC/USB,realmente é chato.

Eu só não tive dificuldades e se comunicar com o PC porque programo para sistemas operacionais a alguns anos.

Postado
Use o compilador C30 e pics 24 para cima.

Qual PIC24 você me recomenda usar para este caso? Vi que realmente é melhor usar um PIC24, mas nunca me envolvi com nenhum PIC de 16bits...:mellow: Além disso, a gravação destes, dá para ser feita usando um PICKit3, ou tem um recurso específico para os da família 24?:huh: Vi que há uma gama enorme quanto a esta família de PIC's, e gostaria de saber mais sobre ela. Estou dando uma olhada no site da Microchip, e aprendendo bastante sore o protocolo USB, entretanto, para isto também preciso de um ponto de partida.^_^

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!