Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
mts123456

Como Fazer Essa Macro No Excel?

Recommended Posts

daí galera, tenho um arquivo feito no Excel que tem os seguintes

campos.

Nome_Empresa |CNPJ |Valor |Data

Teste1 | 34590315001 |100,00 |12/06/1999

Teste1 | 34590315001 |200,00 |06/06/1999

Teste1 | 34590315001 |250,00 |08/08/1999

Teste3 | 98765432198 |300,00 |01/10/2000

Teste3 | 98765432198 |400,00 |05/10/2000

Teste3 | 98765432198 |300,00 |12/09/2000

Teste5 | 98765789876 |500,00 |12/12/2001

.

.

.

Minha duvida: tem como fazer alguma macro ou função do Excel para

calcular a soma do campo "Valor" sendo que só sera aplicado a soma se o

CNPJ e os meses forem iguais ???

No exemplo ficaria:

Teste1 ==>Soma=300,00 já que são do mesmo mês 06 (Junho)

Teste3 ==>Soma=700,00 já que são do mesmo mês 10 (Outubro)

Se puderem me ajudar a criar uma macro dessse tipo ou algo parecido já

me ajudaria muito.. Agradeço... Marcos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

voce pode usar duas funções a "SE" e a "SOMASE"......

voce tambem pode usar subtotais, Filtros e Tabela dinamica para ter o resultado que deseja....

Sao muitas as opções....

Se não souber usar poste novamente.....

:bye:

Compartilhar este post

Link para o post

Se puder me indicar como eu devo proceder p/ fazer me ajudaria muito. não faco a minima ideia de como comparar 2 campos e colocar a soma do jeito que esta especificado em minha pergunta. :(

Compartilhar este post

Link para o post

A função "SOMASE" até que funcionaria, se você não precisasse passar dois critérios (Nome a Data).

Para ver como funciona a função "SOMASE", faça o seguinte:

1) Pegue esses mesmos dados que você passou na primeira mensagem e cole numa planilha, de modo que os dados do campo Nome_Empresa fiquem na coluna A, o campo CNPJ fique na B, o campo Valor fique na C e o campo Data fique na D.

2) Clique na célula D9 e digite exatamente assim: =SOMASE(A1:A7;A9;C1:C7). Vai aparecer o valor 0 nesta célula.

3) Agora, clique na célula A9 e digite qualquer nome contido na coluna Nome_Empresa, por exemplo: Teste1. A soma dos valores deste nome vai aparecer.

A função "SOMASE" funciona da seguinte maneira:

SOMASE(Intervalo, Critérios, IntervaloSoma)

Intervalo: são as células que contém os nomes ou valores que servirão de parâmetro para filtrar e somar. Neste exemplo, nós separamos o intervalo A1:A7, ou seja, o campo Nome_Empresa.

Critérios: pode ser uma célula ou um valor informado diretamente, que é o parâmetro para o filtro dentro do intervalo. Neste exemplo, nós escolhemos a célula A9, pois é nela que digitaremos um dos nomes da lista do intervalo A1:A7, afim de filtrar e fazer a soma pelo campo Nome_Empresa.

IntervaloSoma: são as células que contém os valores que serão somados, conforme o parâmetro para filtrar e somar (que por acaso digitamos na célula A9. Neste exemplo, nós separamos o intervalo C1:C7, ou seja, o campo Valor.

...

Agora para filtrar também pelo campo "Data", acho que só fazendo um AutoFiltro, ou tentar usar alguma outra função em conjunto com esse exemplo.

Mas esse já é um começo, o resto é com você!

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Clemente, quase você completa a resolução, mas pelos cálculos pedidos na minha pergunta não poderia dar 550 pra empresa Teste1 já que tem mes 08 na tabela e esse não deveria ser contabilizado na soma. A resposta certa seria 300 já que ambas tem o mesmo CNPJ e o meses são iguais.

Vejo q entendeu bem o que eu disse mas faltou esse pequeno detalhe, e ainda to quebrando a cuca pra resolver isso :muro:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais