Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como "transformar" um código java para uma aplicação android


roberta.fl

Posts recomendados

Olá, colegas de fórum!

Hoje trago uma dúvida simples, mas que para mim é um pouco complexa, pois não sou muito "amiga" de programação e por conta da faculdade tenho que me virar neste quesito.

Sei que algum dos senhores saberia resolver, por não me aparentar tamanha dificuldade e se pudessem eu seria extremamente grata.

Minha questão engloba java e android no eclipse, mesmo.

Meu trabalho do bimestre envolve "trazer" 15 questões do "java puro" para uma aplicação android, envio no corpo da mensagem um exemplo para que a explicação me seja mais clara, tanto como a minha exposição à vocês.

A baixo duas classes desenvolvidas no eclipse, como projeto java:


package modulo01.exemplosbasicos;

public class Apolice {

String nome;

int idade;

double valorPremio;

public void imprimir() {

System.out.println("Nome:" + this.nome);

System.out.println("Idade:" + this.idade);

System.out.println("Valor Prêmio:" + this.valorPremio);

}

public void calcularPremioApolice() {

if ((this.idade >= 18) && (this.idade <= 25)) {

this.valorPremio += (this.valorPremio * 20) / 100;

}

if ((this.idade > 25) && (this.idade <= 36)) {

this.valorPremio += (this.valorPremio * 15) / 100;

}

if (this.idade > 36) {

this.valorPremio += (this.valorPremio * 10) / 100;

}

}

public void oferecerDesconto(String nomeCidade) {

if (nomeCidade.equals("Curitiba")) {

this.valorPremio -= (this.valorPremio * 20) / 100;

}

if (nomeCidade.equals("Rio de Janeiro")) {

this.valorPremio -= (this.valorPremio * 15) / 100;

}

if (nomeCidade.equals("São Paulo")) {

this.valorPremio -= (this.valorPremio * 10) / 100;

}

if (nomeCidade.equals("Belo Horizonte")) {

this.valorPremio -= (this.valorPremio * 5) / 100;

}

}

}

e


package modulo01.exemplosbasicos;

// Resposta do exercício 02

public class PrincipalApolice {

public static void main(String[] args) {

Apolice novoObj = new Apolice();

novoObj.idade = 25;

novoObj.nome = "Gustavo Baravieira Costa";

novoObj.valorPremio = 500;

System.out.println();

System.out.println("Imprimindo os dados inicializados");

novoObj.imprimir();

novoObj.calcularPremioApolice();

System.out.println();

System.out.println("Imprimindo os dados após a execução do método calcularPremioApolice");

novoObj.imprimir();

novoObj.oferecerDesconto("Curitiba");

System.out.println();

System.out.println("Imprimindo os dados após a execução do método oferecerDesconto");

novoObj.imprimir();

}

}

cujo resultado sae no console do eclipse da seguinte forma (ou semelhante):


Imprimindo os dados inicializados

Nome:Gustavo Baravieira Costa

Idade:25

Valor Premio:500.0


Imprimindo os dados após a execução do método calcularPremioApolice

Nome:Gustavo Baravieira Costa

Idade:25

Valor Premio:600.0


Imprimindo os dados após a execução do método oferecerDesconto

Nome:Gustavo Baravieira Costa

Idade:25

Valor Premio:480.0

até aí, tudo bem. Mas como eu "traria" esse código para um projeto android? Quais seriam as modificações necessárias, tanto de código quanto de interface e afins?

Aguardo resposta e obrigada desde já. :confused:

Ps: Desculpem-me se o tópico é repetido, porém não consegui achar nenhum semelhante com as palavras-chave.

Ps²: Sim, eu sei que as aplicações android são em escritas em java também, mas eu gostaria de saber as modificações que seriam necessárias para o código se adaptar ao app, no caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja dei uma olhada, há um tempo, sobre programação em Android, achei que poderia criar algo já sabendo Java.

Mas ...o nome das classes, métodos, das coisas em geral, que se usa são bem diferentes do Java 'normal'.

Então não tem uma 'dica' fácil de como converter manualmente, é um processo mais complicado. Até porque os recursos de um aparelho que usa android são bem diferentes de um computador.

http://carloseduardoxp.wordpress.com/2011/10/14/convertendo-aplicacoes-java-me-para-android/

http://stackoverflow.com/questions/7171327/convert-java-project-into-android-project-on-eclipse

Se for coisa de faculdade e quiser mesmo aprender Android, esquece esses convertores, infelizmente não basta só saber Java, tem que estudar mesmo, é um curso à parte.

http://www.rlsystem.com.br/curso-android-gratis/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja dei uma olhada, há um tempo, sobre programação em Android, achei que poderia criar algo já sabendo Java.

Mas ...o nome das classes, métodos, das coisas em geral, que se usa são bem diferentes do Java 'normal'.

Então não tem uma 'dica' fácil de como converter manualmente, é um processo mais complicado. Até porque os recursos de um aparelho que usa android são bem diferentes de um computador.

http://carloseduardoxp.wordpress.com/2011/10/14/convertendo-aplicacoes-java-me-para-android/

http://stackoverflow.com/questions/7171327/convert-java-project-into-android-project-on-eclipse

Se for coisa de faculdade e quiser mesmo aprender Android, esquece esses convertores, infelizmente não basta só saber Java, tem que estudar mesmo, é um curso à parte.

http://www.rlsystem.com.br/curso-android-gratis/

Primeiramente, boa noite !

Querido Jarlisson, você se equivocou dizendo "Mas ...o nome das classes, métodos, das coisas em geral, que se usa são bem diferentes do Java 'normal'." O que seria o java normal pra você, com todo respeito claro ?

Assinaturas de métodos, nome de classes, o conceito de orientação a objeto,etc ... não muda nada, você só vai trabalhar com classes, bibliotecas A MAIS, dentro outros quesitos, que se faz NECESSÁRIOS para que rode em um aparelho móvel que contenha o OS Android.

O que se deve observar aqui é que estamos falando de dispositivos diferentes. Esse programa da roberta ai roda em console, não usa certas coisas que usaria se fosse rodar em um aparelho com android, e é feito em java assim como seria feito para android. Ja como ela quer que rode em dispositivo móvel, ALÉM DA LINGUAGEM JAVA, vai usar sdk para desenvolvimento, etc etc etc !!! Em fim, não tem diferença a linguagem, ok ? Aplicativos que rodam em desktop por exemplo, que são feitos em java podem ter o formato .jar que é para ficheiro dentro outras, e .apk que é para aplicações android que são desenvolvidas EM JAVA normalmente.

Respondendo a RobertaF ...

Você tem a sdk do android instalada no seu eclipse ? Realmente você precisará de um certo conhecimento a mais, além da linguagem java, para desenvolver para o OS. Você terá que saber além de alguns conceitos do próprio OS que utiliza a linguagem JAVA, bibliotecas necessárias para funcionamento da aplicação, também trabalhar com as ferramentas da sdk ... arquivos xml para interface,etc,etc.

O seu caso ta beem fácil de se resolver !!!!

Você tem alguma pressa nesse trabalho ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, obrigada pelo retorno. :D

Na realidade tenho pressa, pois tenho que entregar mais 14 exercicios semelhantes à esse em 26 de novembro e gostaria de começar agora, pois além disso, tenho muito a fazer.

O ambiente já está pronto, com a sdk do android instalada e todas as versões. Uso o eclipse helios, não sei se fará alguma diferença mas caso faça...

Só falta "colocar a mão na massa" e começar a fazer, o problema é que estou perdida para COMO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!