Ir ao conteúdo

PC antigo não liga

BruceD

Posts recomendados

Postado

Uso o PC da minha assinatura (em vermelho) apenas para download de torrents, desliguei-o no sábado, e hoje ao religá-lo ele não dá sinal de vida. Não liga nada, nem fans, nem o HD. A placa tem um led nela que indica a alimentação, e ele está aceso.

Tentei ligar colocando os terminais da placa em curto, não funcionou.

Testei ligar a fonte desconectada da mobo, funcionou, ligou o fan da fonte e o HD.

Há mais algum teste que eu possa fazer antes de condenar o conjunto?

Postado

Amigo BruceD estou também com o mesmo problema. Estou com um pc aqui que tinha feito alguns reparos no gabinete, troquei leds do power, reset etc. Reinstalei Windows e ficou tudo ok. O cliente levou funcionando perfeitamente. Um mes depois ele me ligou dizendo que o pc nao liga mais. Fiz testes na bancada, a placa-mãe está alimentada normalmente, o led acende normal. quando você liga o interruptor da fonte o cooler da uma girada mas quando você faz o curto nos pinos do Power ela nao da sinal. Troquei fonte e nda. Alguem ai tem algum teste a mais a ser feito aleém dos componentes separados?

Config pc sitado:

Asus P4vp4 Socket PGA478

Intel Pentium4 478 1.6Ghz

2 DIM DDR 256

HD 160Gb Western Digital

Som, LAN, Video Onboard

Postado

Os capacitores do regulador de tensão do processador são os mais suspeitos quando a placa-mãe se recusa a ligar.

Seria o caso de trocá-los ( procedimento simples ) por novos e testar.

Isso depois de se testar outra memória, outro processador, outra fonte etc

Postado

Sim, já efetuei os testes lógicos, ja troquei memorias. Testei somente mother, memoria e processador. Sem memoria ou com memoria ela não starta. Nem sinal, mas quando você liga a fonte na tomada ou liga o interruptor da fonte ela alimenta a placa, o led de power da placa acende... tanto é que teclado e mouse são alimentados também, o teclado pisca os tres leds que nele existem quando a placa é alimentada. Ouvi falar de algumas placas terem proteção na BIOS pra algum tipo de surto, tipo trava e não liga. Somente depois de um reset da cmos ela volta. O que ocorre eé que o cliente eé muito impacitente. Ele abriu o gabinete e tentou fazer o curto nos pinos de Power sem saber qual era qual e naão virou nada e mandou o pc de volta. Creio que o problema dessa mobo não seria nem memoria nem processador, haja vista que quando estão danificados o pc starta, não da video nem entra no setup da BIOS mas liga.

Já tentei até o curto de Hardman.

Postado

Olha... como diria aquele cachorro do pica pau... "Em todos esses anos nessa industria vital, essa é a primeira vez que isso me acontece." kkk

Brunão como isso velho? faz muito tempo que ele tem esse comportamento? você mudou alguma configuração recentemente? Existe sim o Quick boot, que ignora os mostrar o carregamento inicial mostrando assim somente um logo, mas não mostrar nda é a primeira vez que vejo. Será que sua mobo na opção de Quick boot ignora exibir algum logo e parte direto pro S.O?

Postado

Bruno

Pode ser teu HD começando a apresentar defeito de "spin-up time" isto é, ele estar tendo dificuldade de dar a partida e por isso há o retardamento no boot.

Use a garantia caso esteja no prazo por que tem que fazer testes e talvez substituições de peças.

----------------------------------------

Marginal

Está parecendo defeito na placa-mãe mesmo. A troca dos capacitores do regulador é tão fácil e tão barato que não vejo porque não fazer nem que seja só para testar.

Postado

Ok Henrique, irei fazer a substituição dos capacitores, não estou evitando troca-los, só procurei me informar antes de procurar a solução na eletronica. Ja fiz esse serviço uma vez, a mobo ligava sim, startava mas não dava video. TODOS os capacitores do regulador de tensão do processador estavam estufados. Troquei os mesmos e o pc voltou ao normal. Bom creio que irei demorar um pouco pra voltar aqui no topico, pois na cidade em que eu moro, não tem nenhuma loja de componentes, ou vou comprar pelo ML ou vou dar um pulo aqui na cidade do lado. O cliente não quer gastar muito no computador, ja que o mesmo nao é muito atualizado, certo? rs mas prometo em breve retornar. Agradeço ao colega Henrique pelo toque.

• 3 semanas depois...
Postado

Esse CI deve ficar do lado do conjunto do regulador de tensão ( capacitores, mosfets e bobinas ) do processador.

Mas veja que ele andou testando, talvez com multímetro, os mosfets e percebeu que não havia tensão.

Perceba também que ele tinha um CI igual para repor no lugar do outro além de ter condições e conhecimento para fazer o serviço.

Postado

Encontrei o Ci, é o RT9241b. Sim, não tenho experiencia na substituição desse tipo de componente pois é smd, mas irei pedir à um amigo téc. em eletronica que trabalha na area para substitui-lo pra mim. Vamos ver no que dá. rsrs :wacko:

Postado

Henrique, fizemos testes e realmente o problema é com o CI RT9241B. O problema é que na unica loja de componentes aqui na região eles não o tem.

E agora? tem algum site de venda desses componentes?:wacko:

Postado

Acho que só em sites do exterior e em dólar. Você poderia perguntar onde encontrar esse CI na sala de eletrônica para ver se alguém sabe onde comprar e como.

Pode também falar pro seu cliente que o problema está na placa-mãe e se ele aceitaria mandá-la para alguma empresa que a conserte ou comprar uma nova.

Sabe que consertar essa mobo é um risco de não dar certo e assim perder mais tempo e dinheiro.

Postado

Então, encontrei no ML o mesmo modelo, usada mesmo com processador e memorias. Fica mais barato fazer a substituição. Mas não irei desistir dessa placa aqui, ficarei com ela e irei saber mais a fundo. Ja pensou você cm uma Mother Asus P8z77-v Pro, sei que seria muito difícil um defeito desses mas nao impossivel, velho. Mas fica assim então qualquer informação sobre onde encontrar o CI nos avise.

Obrigado por tudo

Postado

tive uma vez um problema parecido ao trocar de gabinete, a placa mãe tava "encostada" no novo gabinete, e assim criou um tipo de aterramento.... ajustei ela e voltou norlmalmente....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!