Ir ao conteúdo

Como usar 74HC164 com PIC

chacalgbi

Posts recomendados

Postado

Programo em C. Compilador CCS.

Pessoal, vi um projeto com PIC12F675 (8 pinos) que era um termometro com LM35 e 3 displays com catodo comum.

termometro.jpg

Isso me interessou, fazer funcionar 3 displays usando apenas 2 pinos do PIC, como o pic manda essa informação para o CI 74HC164?

Pelo que eu vi no datasheet ele recebe serial e exibe em paralela.

Alguém tem algum exemplo ai em C para CCS?

O código do cara que eu vi isso vem com o .hex pra gravar, não tem o fonte para eu estudar, queria ver como funcionava direito pra usar em outras aplicações.

Quem puder me ajudar, o datasheet tá aqui para ajudar na explicação

Postado

Se ninguem te preparar algo,vou ver se consigo te ensinar.

Se conseguir tempó,monto um projeto no proteus com o CCS e um 16F628.

O algorítimo é mais ou menos assim;

voce desativa o transistor '1,2 e 3' e eniva serialmente o byte do dígito para o 74HC164,então ativa o transistor '1' .

Depois desativa os 3,envia novo byte e ativa o transistor '2',desativa todos ,envia o terceiro byte e ativa o transistor 3,e assim vai...

voce precisa desativar os 3 transistores pois o 74HC não tem um pino 'gate',ele serializa os bytes enquanto recebe.

Postado

http://forum.clubedohardware.com.br/teste-variavel-bit/962092?p=5178682

esse CI converte um dado que voce transmite de forma serial para paralela para formar um byte completo.

amigo olha esse topico

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-leds-pic/1015706

substitua o ci 4094 pelo seu

o funcionamento dos dois é identico

na vdd eles são "os mesmos CI's" mas um da linha ttl e outro da cmos

Postado

Dei uma olhada nos tópicos, tava vendo um outro projeto aqui... o 4011 tb tem a mesma função?

qual a diferença dele para o 4094 e para o 74HC164?

VTRX, quando puder irmão, tô no aguardo! Vou procurando mais coisa aqui.

Falou

• 2 semanas depois...
  • Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!