Ir ao conteúdo

Formatando um PC sem o driver de DVD nem Pen Drive

Posts recomendados

Postado

Boa tarde caros colegas. Venho através deste fórum pedir o auxílio de vocês.

Meu Notebook está lento, penso que nele seria melhor estar instalado o Windows 7 64 bits, ao invés do 32 bits.

Porém enfrento um grande problema, meu driver de DVD não ler os DVD que tenho para formatar e instalar o S.O. W7 64bits.

Aí recebi conselhos para formatá-lo a partir de um pen drive bootável, porém não sei o porquê meu Note não dar boot pelo pen drive, já acionei a BIOS dele para priorizar o boot pelo pen drive (Floppy - ou algo assim), mas não adianta.

Desconfio que minha unidade de DVD não está quebrada, pois antigamente meu Note era 64bits, só que precisei formatar por causa de um erro dado no Windows, e nesse tempo ele lia DVD sim.

Tenho um gravador de DVD externo, mas tenho receio de instalar o S.O. assim e quando chegar em um determinado processo da instalação que ele pedir para reiniciar ele não leia mais o DVD que está no gravador externo (pois não dar boot pelo USB) e eu perca meu Windows - eu não tentei esse processo, pois eu tenha QUASE certeza que ocorrerá isso.

E agora, o que é que eu faço? Tirar o HD e instalar em outra máquina não dar certo, não é verdade?

alguém pode me ajudar, sou grato a todos que indicarem soluções pertinentes.

Postado

Você ta fazendo algo errado na hora de configurar o boot pelo pendrive, floppy não é pendrive, é disquete.

Tirar o HD e formatar em outra maquina da certo sim, ja que você nem vai precisar abrir o windows. (se precisar, usa o windows da propia maquina que você usar como "formatador", pra fazer backup por exemplo).

Procure algum guia no google e veja se você ta fazendo tudo certinho, tem que configurar o pendrive de um jeito especial pelo CMD e também configurar a BIOS certa.

A, e qual é seu notebook? Se for um ATOM da vida formatar não vai resolver nada, ele é lento de qualquer jeito. E se tiver pouca RAM vai ficar pior quando você colocar o 64 bits...

Postado

Boa noite Jamesdsc. Poxa cara, eu jurava que floppy era pendrive pelo fato dele estar marcado com um *, onde isso indicava um driver externo, ao qual nós podemos escolher se deixamos ele "enable" ou não.

Bem, meu Note não é tão velho, ele é um Sony Vaio Core2Duo, um VGN-FE770G com 4Gb de memória.

Quanto ao retirar o HD, não sei, pois fui formatar o PC de um amigo recentemente, por não estar conseguindo eu retirei o HD dele e trouxe para casa. Lá eu formatei e instalei tudo bem direitinho, quando ele levei novamente o HD para o PC dele...nada, quando o Windows iniciava - no momento em que vai se formar a bandeirinha - ele travava. Será que não dar a mesma coisa não?

Eu tenho uma "case" para eu tirar meu HD e deixá-lo como HD externo (com uma entrada USB). Só que tenho receio de instalá-lo fora e não prestar ou até mesmo corromper o Windows de um colega ao qual eu pediria emprestado o Note.

Não teria como dar boot por uma porta USB? O problema é que quando o sistema quase instala e reinicia, é nesse momento que tenho problemas, pois nunca ele continua a instalação.

Agradeço a ajuda.

Postado

Esse * no floppy significa que seu computador não tem disquete. Onde tiver * quer dizer que seu PC não tem (ou a BIOS não reconhece).

Formatar fora do PC não tem problema cara. O HD não "sabe" que esta fora de um PC, não vai dar problema por causa disso.

Pense um pouco.

Imagine que eu tenho um HD e comprei um PC todo novo e quero usar esse HD antigo. Pela sua lógica era pa dar problema na hora que eu fosse formatar o HD para usar o PC novo, porque estou usando ele num PC diferente.

Ve que não faz sentido?

Falando sobre experiência propia, eu ja peguei um HD de um amigo em que o PC dele não ligava. Liguei na minha placa-mãe, acessei os dados do HD pelo meu Windows (rodando o windows do MEU hd), fiz backup de dados, formatei dando boot pelo DVD do windows e entreguei o HD novinho em folha com Windows funcionando. Tudo isso sem alterar nada no meu HD.

Não tente formatar com o HD pelo USB, somente pelo cabo SATA interno da placa-mãe, é mais difícil dar problema com reconhecimento do HD...

Siga esse guia aqui que não tem erro:

http://www.tecmundo.com.br/pendrive/7692-como-instalar-o-windows-7-direto-de-um-pendrive-video-.htm

Unica coisa importante que eles não falam ai porque varia de pessoa pra pessoa, é a configuração da BIOS.

Normalmente vai haver um lugar para habilitar o boots por dispositivos externos (seu pendrive se encaixa nisso), pode tar escrito Removable Device, USB DVD, coisas do tipo. Ai depende da sua placa-mãe... Dai é so alterar a ordem de Boot pro USB DVD, ou USB Device (de novo, depende da placa-mãe) e pronto.

É fácil saber qual é a opção, vai por eliminação.

Postado
Boa noite James.

Olha como é o SETUP da BIOS do NoteBook.

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

Imagem 4

Imagem 5

E aí, tem como criar um pendrive de Boot para formatar esse PC? Qual devo colocar como primeiro?

As imagens estão muito pequenas, não da pa ler nada, você fez upload delas selecionado pra redimensionar para 160x120 parece...

Postado

Esse bios não tem a opção de boot pela usb. Coloque o Internal Optical Drive como opção1 e tente novamente com o DVD do Windows. Veja antes se o DVD não está riscado e se é lido em outro computador.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!