Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitores perto do processador fervendo!


johnnie fapper

Posts recomendados

Estou com um problema chato de reinicialização/travamento/tela azul. Já pedi ajuda meses atrás em outras partes do forum, mas não obtive sucesso. Eu venho conseguindo usar o pc deixando ele aberto, limpando cooler todo mês, trocando pasta térmica sempre, etc... Senão fica impossível.

Citarei algumas coisas relevantes que já aconteceram:

*90% das vezes acontece quando estou jogando.

*já aconteceu isso mesmo sem a placa de vídeo.

*já usei drivers diferentes da placa de vídeo.

*já fiz uma limpeza total e reconectei tudo no pc.

*nenhum capacitor está estufado.

A tela travada é essa: https://dl.dropbox.com/u/26905821/2012-04-28_19-32-31_219.jpg

também faz um barulho estranho antes de dar a tela azul e reiniciar. As vezes essa tela riscada acontece tão rápido que quase parece até que foi tela azul direto.

O que me fez postar nesta parte do forum é que notei que os capacitores do lado esquerdo do processador estão muito quentes quando o processador é forçado. Procurei no google e não obtive resposta. É normal aqueles capacitores esquentarem tanto? Os outros espalhados pela placa estão só "mornos".

Os capacitores em questão são esses:

https://dl.dropbox.com/u/26905821/IMAGE00006.jpg

No momento estou usando sem a placa de vídeo para ver se o negócio fica mais estável, sem falar que a placa de vídeo estava fazendo um barulho muito chato dependendo da tela que eu estou. É tipo aqueles barulhos em alta frequência que pessoas mais velhas não conseguem ouvir, um barulho bem chatinho.

Minhas configs. são:

Asus M4A785TD-M Evo

QuadCore AMD Phenom II X4 Black Edition 955, 3200 MHz (16 x 200)

8GB ram (2gb+2gb+4gb Kingston)

Radeon 5770

Fonte CoolerMaster RS-500-PCAR-A3

Desculpe se mesmo se tratando de uma dúvida de algo da placa-mãe eu tenha postado no lugar errado.

Valeu o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me diz dessa fonte?É produto bomba,ruido na linha 12v,que alimenta o processador,porém só em carga acima de 80%,o que não é seu caso.

Testa da mesma: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Cooler-Master-eXtreme-Power-Plus-500-W/1671

Sobre o barulho da placa de vídeo,é defeito em algum componente dela,tenho uma hd 7850 que faz um barulho(as vezes mudava de frequência,cantarolando..) apenas em situações específicas,as vezes a tela pisca e dá artefatos do nada!Alias acabou de acontecer isso enquanto escrevia,bela coincidência.

Você usa ela direto na tomada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, acabei de ver na página 7 desse review. Produto bomba mesmo. Sem falar que mês passado a ventoinha dela foi pro pau, parou do nada... antes a fonte tivesse queimado então. Eu abri ela e troquei só a ventoinha.

E você vai me xingar, mas atualmente estou usando ela ligado em um estabilizador Force line 800. É um inteiro de metal e bem antigo. Eu comprei aquele filtro de linha F8, mas os buraquinhos lá são muito grandes, vou precisar de adaptadores que ainda não arrumei.

Valeu aí pelo link do review, eu já tinha visto um... ela tinha ficado na média, mas agora vou levar esse em consideração.

O problema que não tenho como testar com outra fonte e o orçamento aqui está baixo. Se eu troco a fonte não vou poder trocar a placa de video :(

Ou ainda a placa-mãe, ou sei lá o que. Cada hora parece que o problema é em um lugar diferente.

Foto do pavio da bomba: https://dl.dropbox.com/u/26905821/IMAGE00008.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está me parecendo que é só temperatura o teu problema já que sem a tampa do gabinete o teu PC fica normal.

Percebi que o cooler do processador é do tipo torre e que há um fan exaustor na traseira do teu gabinete.

Ponha um fan exaustor na frente do teu gabinete puxando ar frio de fora para dentro dele.

Espero que o fan exaustor da traseira do teu gabinete esteja botando o ar quente interno do gabinete para fora.

Também espero que o sentido do fluxo de ar do cooler do processador seja em direção ao fan exaustor da traseira do teu gabinete.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, já tenho um exaustor puxando ar para dentro e está localizado na frente. (inclusive é daqueles que posso controlar a velocidade manualmente)

O exaustor de trás está funcionando bem e jogando o ar para fora.

A ventoinha do processador também está na posição correta.

E sobre a tampa aberta, ela ajuda bastante, mas não resolve 100%, tanto é que ontem jogando gta iv deu isso de volta e perdi a paciência. Foi aí que torrei o dedo nos capacitores perto do processador xD.

Sim, a pasta térmica é de prata da Akasa 450. A bios está atualizada e o windows também :(

Bom, agora sem a placa de video os testes de stress da cpu não passam de 50°C mesmo depois de 1 hora de teste. Com a placa chegava em 57 em 3 min.

Parece estar tudo ok, por isso que vim agora desconfiar desses capacitores, pois não sei mais onde achar defeito.

Valeu aí pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez seja a fonte a causadora desse super aquecimento dos capacitores.

Ela foi considerada produto "bomba" pelos testes feitos pelo Clube do Hardware:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Cooler-Master-eXtreme-Power-Plus-500-W/1671/7

Seria o caso de testar outra fonte forte e de qualidade para ver o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, limpei tudo aqui e parece que ficou pior. Coloquei a placa de vídeo novamente, e essa desgraçada ta a quase 70ºC sem estar usando um jogo ou algo do tipo, somente com o navegador aqui. Nisso o processador fica em 45ºC sem estar usando nada.

O difícil é saber agora se o problema é a fonte que não aguenta quando coloco a placa de vídeo ou se a placa de vídeo que está com algum defeito. Ou se ainda é o processador, mobo, o gravador de dvd, a pilha, mouse, monitor, tv da sala, privada do banheiro! ***!

Vou ter que levar o pc na casa de alguém aqui pra testar com outra fonte e ver no que dá.

Juro que não sei mais o que fazer, se eu tivesse uns R$ 2.400 aqui, metia uma marretada nesse lixo e comprava outro.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, limpei tudo aqui e parece que ficou pior. Coloquei a placa de vídeo novamente, e essa desgraçada ta a quase 70ºC sem estar usando um jogo ou algo do tipo, somente com o navegador aqui. Nisso o processador fica em 45ºC sem estar usando nada.

O difícil é saber agora se o problema é a fonte que não aguenta quando coloco a placa de vídeo ou se a placa de vídeo que está com algum defeito. Ou se ainda é o processador, mobo, o gravador de dvd, a pilha, mouse, monitor, tv da sala, privada do banheiro! ***!

Vou ter que levar o pc na casa de alguém aqui pra testar com outra fonte e ver no que dá.

Juro que não sei mais o que fazer, se eu tivesse uns R$ 2.400 aqui, metia uma marretada nesse lixo e comprava outro.

Valeu

Bem eu não sei se você ainda está utilizando o estabilizador,esse forceline.Mas tire dai e ligue a fonte direto na tomada.

Vou te contar uma história:Em 2009 quando eu ainda usava um estabilizador de 300va + uma fonte c3tech 5060 queimaram minha 9800gt,a placa de vídeo puxava muito da fonte de lixo,que puxava mais do que o estabilizador podia entregar,então os 3 fritavam mutuamente,a 9800 ia a 90ºC,quase queimei a mão encostando na fonte e o pobre estabilizador não ia nada bem,até que puf,a tela do nada ficou totalmente riscada multicolorida(muito parecida com sua foto inclusive) e não rodava nenhum aplicativo 3d(nem sequer o aero do windows),se rodasse a tela congelava e se distorcia.Assim quando ela queimou,larguei estabilizador e c3tech,só que eu era burro,e acabei com uma casemall powerex 500w,ou seja PIOROU,ai um dia ela explodiu do nada e ainda comprei uma iceage 500w por pesquisar mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem eu não sei se você ainda está utilizando o estabilizador,esse forceline.Mas tire dai e ligue a fonte direto na tomada.

Vou te contar uma história:Em 2009 quando eu ainda usava um estabilizador de 300va + uma fonte c3tech 5060 queimaram minha 9800gt,a placa de vídeo puxava muito da fonte de lixo,que puxava mais do que o estabilizador podia entregar,então os 3 fritavam mutuamente,a 9800 ia a 90ºC,quase queimei a mão encostando na fonte e o pobre estabilizador não ia nada bem,até que puf,a tela do nada ficou totalmente riscada multicolorida(muito parecida com sua foto inclusive) e não rodava nenhum aplicativo 3d(nem sequer o aero do windows),se rodasse a tela congelava e se distorcia.Assim quando ela queimou,larguei estabilizador e c3tech,só que eu era burro,e acabei com uma casemall powerex 500w,ou seja PIOROU,ai um dia ela explodiu do nada e ainda comprei uma iceage 500w por pesquisar mal.

É, eu fiquei sabendo a pouco tempo mesmo que estabilizador não é uma boa. O problema que ainda não estou podendo usar o F8 da clone que comprei.

Liguei aqui na tomada e parece que diminuiu um pouco mesmo (processador 35ºC, placa de video 63~66ºC, placa-mãe 43ºC )

Vou deixar assim e ir fazendo uns testes aqui.

Ah, e deixar a camada bem fina de pasta térmica é realmente o correto? Quando eu deixava uma camada levemente mais grossa parece que a temperatura ficava mais baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eu fiquei sabendo a pouco tempo mesmo que estabilizador não é uma boa. O problema que ainda não estou podendo usar o F8 da clone que comprei.

Liguei aqui na tomada e parece que diminuiu um pouco mesmo (processador 35ºC, placa de video 63~66ºC, placa-mãe 43ºC )

Vou deixar assim e ir fazendo uns testes aqui.

Ah, e deixar a camada bem fina de pasta térmica é realmente o correto? Quando eu deixava uma camada levemente mais grossa parece que a temperatura ficava mais baixa.

Na verdade o cooler vai eliminar qualquer pasta termica em excesso empurrando ela para os lados,alguns coolers vem com a base circular outras quadradas..sempre coloco um pontinho no centro,o ato de espalhar com algo é muito ruim sempre que tentei a temperatura aumentou uns 5~10ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primeiro passo ja foi dado, que foi se livrar do estabilizador.

O próximo é arranjar uma fonte que preste, antes de trocar a placa de video.

Quanto ao zumbido da placa de video, não se assuste, na maioria das vezes é normal, principalmente se sua placa for uma Radeon (a minha é uma 6850 da Sapphire e faz estes zumbidos) Geralmente é alguma bobina ou outro componente que está sobre uma alta frequencia, varia sempre que muda a taxa de quadros por segundo na tela.

De uma olhada nos capacitores da sua 5770, e veja se não há nenhum estourado. Eu tinha uma 8600GT que sempre antes de estourar algum capacitor, dava artefatos estranhos como o da foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primeiro passo ja foi dado, que foi se livrar do estabilizador.

O próximo é arranjar uma fonte que preste, antes de trocar a placa de video.

Quanto ao zumbido da placa de video, não se assuste, na maioria das vezes é normal, principalmente se sua placa for uma Radeon (a minha é uma 6850 da Sapphire e faz estes zumbidos) Geralmente é alguma bobina ou outro componente que está sobre uma alta frequencia, varia sempre que muda a taxa de quadros por segundo na tela.

De uma olhada nos capacitores da sua 5770, e veja se não há nenhum estourado. Eu tinha uma 8600GT que sempre antes de estourar algum capacitor, dava artefatos estranhos como o da foto.

Farei isso na medida que o orçamento for permitindo. A fonte de qualquer forma é uma boa ideia trocar, mesmo que ela não seja o problema atual.

Parece que essas coisas escolhem dar pau quando acaba o contrato de estágio e você fica zerado no dinheiro xD

Mas no resumo, os capacitores não deveriam esquentar tanto, certo? Tem 4 cubos pretos que ficam entre os capacitores que também esquentam inf.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!