Ir ao conteúdo

As proteções em boas fontes atuais já não bastam?

R0g3rynh0

Posts recomendados

Postado

Pessoal,minha dúvida é bem simples

com todas as proteções contidas nas boas fontes atuais,

como essa que comprei:D

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Corsair-GS500/2587

ainda é aconselhável o uso de um bom filtro de linha,se for por quê?

Essa proteção que me refiro é axclusiva pro PC,ví em algum lugar aqui no forum a importancia de um bom aterramento pro usuário más meu foco é na máquina.

Valewww

Postado

Uma boa fonte basta e é tudo que o PC precisa para alimentação, por isso mesmo publiquei o texto abaixo:

http://forum.clubedohardware.com.br/existe-risco-ligar/1066380

Mas ainda é aconselhável um filtro de linha com proteção? Sim. A proteção do filtro é para a fonte e não para o PC em si.

Eis aí uma amostra de filtros salvando computadores ou mais precisamente as respectivas fontes:

http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/o-filtro-de-linha-me-salvou.116208/

http://www.hardware.com.br/comunidade/aterramento-filtro/1200899/

http://forum.clubedohardware.com.br/voce-ja-viu/812030?p=5467534#post5467534

http://forum.clubedohardware.com.br/problema-filtro-sms/1079631

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5748771&postcount=13

É provável que também tenham salvo monitores, roteadores, impressoras, etc.

• Membro VIP
Postado

Toda fonte que se possa classificar como decente conta com uma série de proteções:

OVP => sobretensão

UVP => subtensão

OCP => sobrecorrente

E outra mais quem sabe..

Todas elas se referem às saídas de tensão, corrente contínua, para seu PC. Nenhuma delas se refere a tensão de entrada AC, a tensão de alimentação da fonte..

Todo e qualquer equipamento eletro/eletrônico é elaborado para se ligar direto na tomada. Entretanto a adoção de um bom filtro de linha pode trazer alguns benefícios, reconhecidos, validados ou não por cada usuário. Veja ai para ter uma ideia de 10 deles: As 10 vantagens de se adotar um bom filtro de linha

Postado
Toda fonte que se possa classificar como decente conta com uma série de proteções:

OVP => sobretensão

UVP => subtensão

OCP => sobrecorrente

E outra mais quem sabe..

Todas elas se referem às saídas de tensão, corrente contínua, para seu PC. Nenhuma delas se refere a tensão de entrada AC, a tensão de alimentação da fonte..

Todo e qualquer equipamento eletro/eletrônico é elaborado para se ligar direto na tomada. Entretanto a adoção de um bom filtro de linha pode trazer alguns benefícios, reconhecidos, validados ou não por cada usuário. Veja ai para ter uma ideia de 10 deles: As 10 vantagens de se adotar um bom filtro de linha

É essa Corsair GS500 tem isso aí que tu mostrou

OVP => sobretensão

UVP => subtensão

OCP => sobrecorrente

+ a sobrecarga do pot.(OPP) e curto-circuito(SCP)

más se vê que isso não basta,como tu lembrou são proteções PC e a única coisa que essa Corsair possui com relação a entrada de tensão e ser Bivolt(isso salva a péle de alguns),fóra isso realmente...

Como ví ali na 2° ou 3°linha o Filtro adianta o lado de quem quér mais tomadas(meu caso)e acima disso proteção extra,então o filtro de linha será minha próxima compra:cool:!

E valeww pelas respostas...fui

Postado
É essa Corsair GS500 tem isso aí que tu mostrou

OVP => sobretensão

UVP => subtensão

OCP => sobrecorrente

+ a sobrecarga do pot.(OPP) e curto-circuito(SCP)

más se vê que isso não basta,como tu lembrou são proteções PC e a única coisa que essa Corsair possui com relação a entrada de tensão e ser Bivolt(isso salva a péle de alguns),fóra isso realmente...

Como ví ali na 2° ou 3°linha o Filtro adianta o lado de quem quér mais tomadas(meu caso)e acima disso proteção extra,então o filtro de linha será minha próxima compra:cool:!

E valeww pelas respostas...fui

Essa fonte não é bivolt. Ela é capaz de trabalhar com qualquer tensão entre 100 e 240 V. O termo correto aí é "full range".

É importante lembrar que a especificação ATX torna obrigatória o uso de componentes de filtragem de transientes da fonte. São duas bobinas de ferrite, um capacitor X, um par de capacitores Y e um varistor. Como você pode ver aqui, esta fonte cumpre integralmente com essa especificação.

Esses componentes têm justamente a função de proteger a fonte contra problemas vindos da rede elétrica, como surtos de tensão e ruídos.

Filtros de linha operam aí como uma proteção adicional às essas proteções de entrada da fonte, sem serem de caráter obrigatório, porém recomendados.

• Membro VIP
Postado

A maior funcão de um filtro de linha em uma fonte é não deixar que a imensa quantidade de harmônicos gerados dentro dessa fonte saia para a rede elétrica. Note que são harmônicos derivados de uma fundamental que é a frequência de chaveamento da fonte, em torno dos 40 a 50 KHz, de onda quadrada, riquíssima em harmônicos, e com uma imensa tensão de pico a pico, coisa de 310 Volts (isso define a alta potência desses harmônicos). A fonte é um poderosíssimo gerador de ruído..

Não é por nada que se vê por ai as fontes dentro de gabinetes metálicos que agem como blindagem para que esse alto ruído elétrico não saia de dentro delas sob a forma de radio frequência. Com o preço de um gabinete plástico não lhe parece que seria muito mais barato para a elaboração de uma fonte se ele assim fosse feito, de plástico.. Mas você ainda não viu nenhuma fonte desse modo, viu??? Não são assim embaladas pois esse ruído elétrico + a radio frequência gerada e não bloqueada por um gabinete plástico poderia "trancar", "congelar" facilmente o PC..

Proteção contra surtos não se faz com filtros, se faz é com varistores, e/ou dispersores a gás, nem sempre integrantes da etapa de entrada de uma fonte e sim integrantes dos bons filtros de linha..

Portanto, assim como a tomada no novo padrão, única no mundo, no Brasil, assim como o sistema de TV PAL-M adotado somente no Brasil, assim como a tomada telefônica padrão TELEBRÁS, com contatos forte o bastante para ser usada em chuveiros elétricos, essa é uma das coisas em que o Brasil é único. Também o tal de filtro de linha, aqui no Brasil, assim é chamado e tem sua maior função não na filtragem mas sim na proteção contra surtos de tensão..

No resto do mundo eles os chamam exato pelo nome de sua função, que é a de proteção contra surtos... (surge supressor ou surge protectors)...

Postado
Essa fonte não é bivolt. Ela é capaz de trabalhar com qualquer tensão entre 100 e 240 V. O termo correto aí é "full range".

É importante lembrar que a especificação ATX torna obrigatória o uso de componentes de filtragem de transientes da fonte. São duas bobinas de ferrite, um capacitor X, um par de capacitores Y e um varistor. Como você pode ver aqui, esta fonte cumpre integralmente com essa especificação.

Esses componentes têm justamente a função de proteger a fonte contra problemas vindos da rede elétrica, como surtos de tensão e ruídos.

Filtros de linha operam aí como uma proteção adicional às essas proteções de entrada da fonte, sem serem de caráter obrigatório, porém recomendados.

Já que você pôs aí "porém recomendados",creio que por casos,em que depois

de usados os protetores(OVP/UVP/OCP/OPP ou SCP)ficam inutilizáveis.

Quero dizer,vi na resposta do Kayke,casos assim:

o filtro de linha livra a fonte más vai pro beleléu:cry:

http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/o-filtro-de-linha-me-salvou.116208/

Então digamos que o filtro de linha salve a fonte de um curto-circuito,caso o filtro não estivesse lá e a fonte com seu SCP tivesse atuado,ela(a fonte)

também poderia ficar estragada como o filtro de linha as vezes fica?

E se ficasse teria que ser substituída?

Toda essa insistência tem nome...curiosidade!

• Membro VIP
Postado
Já que você pôs aí "porém recomendados",creio que por casos,em que depois

de usados os protetores(OVP/UVP/OCP/OPP ou SCP)ficam inutilizáveis.

Qualquer um desses protetores que monitoram as variáveis de saída da fonte (OVP/UVP/OCP/OPP ou SCP) tem a finalidade de desarmar a fonte, nenhum deles se estraga necessariamente se acionado, simplesmente desligam a fonte. Tire a mesma da tomada e insira novamente e ela se armará novamente..

Postado
nenhum deles se estraga necessariamente se acionado

E vendo o que você escreveu penso que a resposta pra minha pergunta é sim,a fonte se ligada direto na tomada pode ao proteger o PC contra um curto-circuito ficar inutilizável no sentido de proteção.

E por isso melhor ter um bom filtro de linha pra que se preciso o mesmo se sacrifique deixando minha fontinha em paz:ZZZ:...é isso?

• Membro VIP
Postado

Amigo... Surto de tensão é uma elevação repentina da tensão da rede, e de curtíssima duração, coisa de 0,001 segundos ou menos.. Você jamais a notará. Isso é um surto de tensão.

Como ele aparece, como ele nasce???

Ele é gerado por uma manobra nos equipamentos de uma subestação de energia, ele pode ser gerado pelo desligamento de uma máquina elétrica, um motor pesado, o elevador do prédio ao lado do seu, pela máquina de solda da serralheria da esquina, ou até mesmo pela indução de um raio, numa tempestade elétrica.. Ou seja, a rede elétrica é sujeita a esse tipo de acontecimento...

As proteções das fontes ficam lá na saída das mesmas e não na entrada, junto a rede elétrica... Em nada ajudam na proteção de uma fonte na hora de um surto de tensão..

Um curto circuito na rede elétrica, do qual você parece ter medo, é excelente para uma fonte. Se houver um curto circuito na rede a tensão baixa, cai, diminui violentamente, podendo até mesmo chegar a zero Volts... Não tem fonte que queime se nela colocares zero Volts. É o mesmo que uma fonte desligada..

Dentro de uma regua de proteção, ou filtro de linha, se tem varistores, que, se por acaso a tensão da rede resolver em um surto, subir desesperadamente, acima de 1.000 Volts até, eles, numa rapidez incrível, num tempo da ordem de 0,00000001 segundo, provocam um curto circuito na rede elétrica absorvendo esse surto de tensão, não deixando que o mesmo chegue nem prejudique a sua fonte..

Portanto, não seja contra os curtos pois é exatamente esse o mecanismo que faz com que um varistor proteja sua fonte..

As proteções da saída da mesma (OVP/UVP/OCP/OPP ou SCP) sequer vão tomar conhecimento desse surto que se dissipará, no curto circuito provocado pelo varistor...

Sem uma boa proteção para absorver essa energia do surto de tensão ele poderá romper a isolação dos componentes semicondutores da entrada da fonte, os diodos e os transistorrs de chaveamento, os transistores do PFC.. Danificando de vez a mesma..

Será que deu para ter uma melhor ideia de como um varistor protege uma fonte???

Vê se isso dai ajuda:

Rguadeproteoprincpiodefuncionamento.jpg

Note que o varistor, ai representado por aquela chave que dá um curto na linha de energia, tem uma ação muito muito rápida e tão logo ele oferece um caminho de curto circuito na rede, em um mesmo tempo muito curto ele abre novamente, dissipando somente o pico de energia de exceção, de tensão perigosamente elevada e com possibilidade de danificar o isolamento dos semicondutores da fonte..

Ai tudo volta ao normal e seu PC sequer sente que isso aconteceu.. Não desliga nem nada.. Jamais saberás que ele agiu até o dia em que sua capacidade de absorção se esgotar, quando ele rompe, fazendo muita fumaça.. Solução: Trocar os varistores, custam coisa de 1 a 2 Reais e tem a venda nas boas lojas de eletrônica. Podem duram um mes, podem durar anos a fio.. Imprevisível sua duração e sem condições de prever quando irá acontecer. Não tem como testar se ele está ou não próximo ao seu fim de vida..

Postado
Ai tudo volta ao normal e seu PC sequer sente que isso aconteceu.. Não desliga nem nada.. Jamais saberás que ele agiu até o dia em que sua capacidade de absorção se esgotar, quando ele rompe, fazendo muita fumaça.. Solução: Trocar os varistores, custam coisa de 1 a 2 Reais e tem a venda nas boas lojas de eletrônica. Podem duram um mes, podem durar anos a fio.. Imprevisível sua duração e sem condições de prever quando irá acontecer. Não tem como testar se ele está ou não próximo ao seu fim de vida..

Legal cara

Falta mesmo agora só eu comprar o filtro de linha,vou procurar um bom por aí...essa dúvida surgiu porque vou montar meu PC e estou reunindo o máximo de informação possível pra não fazer besteira.Já me disseram que é difícil más eu sou teimoso...acredito que pesquisando nos lugares certos,ouvindo diferentes opiniões e botando a mão na massa eu chego lá!

Então eu fico por aqui e considero minha dúvida esclarecida.

Obrigado pelas respostas...fui...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...