Ir ao conteúdo

Qual seria o cooler ideal?

danillooli

Posts recomendados

Postado

Boa noite/dia, galerinha...

Dei uma olhada por aqui, mas minha duvida é mais especifica...

A configuração do PC que montei é a seguinte:

Intel core i5 3570

Gigabyte GA-H77-DS3H

GeForce GTX 680 SC

Fonte Corsair ATX 500W(CX500v2)

Corsair Vengeance 8GB (2X4GB) 1600MHz

SSD Samsung 830 - 128 Gb Sata III

Gabinete Corsair Obsidian 550D

A duvida é se o pc desse jeito é bem refrigerado e não irá apresentar nenhum problema de aquecimento :/

o Processador vai vim com cooler, mas não sei se é suficiente. Comprando tudo isso, nem sobrou grana, mas caso precise, faço um esforcinho kkk

Obrigado desde já.

Postado

Obrigado, adcarvalho, mas o cooler que vem com o i5 3570 não é suficiente por em quanto? Acho que não vai dar pra comprar o Hyper 212 EVO até perto do dia 15/12 :/

Postado

Se não fizer Overclock o que vem nele é suficiente, mas é barulhento, porém não adianta ter o cooler se colocar ele num forno... rsrs Você tem que aliar sempre um bom cooler com bons fans no gabinete fazendo uma bela refrigeração. ;)

Postado

Entendo, mas realmente agora não posso gastar nada, mas em breve melhoro a questão dorefrigeração.

Saberia me informar a temperatura ideal? Há algum risco de estragar os componentes do PC?

Outra coisa, o gabinete obsidian 550D vem com dois FAN frontal e um traseiro e mesmo assim seria melhor colocar mais? Ainda posso colocar 2(120/140) na parte de cima e na lateral.

Se sim, tem como me indicar alguns?(sem led)

Postado

1) Na verdade o seu gabinete permite também colocar fans em outros locais interessantes: 2 fans nas gaiolas dos discos rígidos para ajudar na ventilação do interior do gabinete e 1 fan no assoalho para ajudar na ventilação da placa de vídeo.

2) Creio que não seja simples te responder se vai ser necessário colocar mais fans ou não, principalmente se o custo das fans exigirá um esforço financeiro de sua parte.

O meu gabinete é o Corsair 300R e comecei a usá-lo com somente duas fans e o cooler Hyper 212.

Acrescentei mais fans posteriormente, porém as temperaturas do processador, placa mãe, HD e a placa de vídeo já eram boas mesmo com poucas fans.

Mas pode não ser assim para qualquer pessoa ou configuração da máquina.

O processador e a placa de vídeo são os componentes que mais geram calor dentro do gabinete.

Assim, um pouco mais de fans contribuiriam para melhorar a ventilação interna do gabinete.

3) No caso do processador pode ser que um cooler de melhor desempenho compense mais do que ter um gabinete com todas as fans instaladas.

O cooler box do processador pode não atender as necessidades de qualquer pessoa.

Eu pessoalmente não me sinto a vontade em usar o cooler box, mesmo que as pessoas me digam que temperaturas até 70C sejam aceitáveis para o processador.

O cooler box geralmente tem desempenho limitado voltado para aplicações mais simples e não para jogos ou programas mais pesados.

4) A placa de vídeo normalmente tem temperaturas altas em jogos mais pesados.

Em jogos, a minha placa de vídeo geralmente fica entre 50C a 60C.

Mas já vi relatos de placas de vídeo passando dos 70C ou 80C em jogos.

Uma fan na região da placa de vídeo contribui injetando um pouco de ar frio para que seja utilizada por ela.

5) Creio que você pode optar em usar a computador sem acrescentar novas fans.

Recomendo você pelo menos monitorar as temperaturas com utilitários como o HWMonitor.

Conforme for a necessidade você pode optar em acrescentar novas fans e até substituir o cooler box por outro cooler de melhor desempenho.

Postado

Muito obrigado pela ajuda, Edson!

Assim que as peças chegarem, faço todos os testes e temperatura e posto aqui(2~3 dias no máximo).

Espero que dê tudo certo, obrigado

Postado
O processador chegou hoje e não vem com pasta térmica... tenho que comprar ou é normal cooler box não usar pasta?

É um i5 3570!

Curioso isso he he he, geralmente a "pasta térmica" já vem aplicada no Cooler para CPU que acompanha o processador!!!

processador-intel-core-i5-3570k-34ghz38ghz-ivy-bridge_MLB-F-3389635588_112012.jpg

No "unboxing" do vídeo abaixo, voce pode reparar também que a pasta térmica está aplicada no Cooler he he he:

Postado

Obrigado, Herculoides...

Foi vacilo meu mesmo, pois pensei que vinha separado kkkk

Tá tudo certo, agora espero que ele dê conta do recado por em quanto.

Amanhã, quando chegar o resto dos componentes, faço os testes de temperatura e posto aqui.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!