Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ciências da Computação: Tenho que estudar por fora também?

Anderson27

Posts recomendados

Olá amigos, estou pensando em fazer faculdade para Ciencias da Computação, porém, pretendo a cada ano aprender pelo menos uma linguagem para poder pelo menos sair com uma base nas principais.. A pergunta é: A faculdade já é o suficiente ou é melhor estudar as linguagens por fora? obs: pretendo etudar na seguinte ordem: C, C++, Java, C#, PHP, Ruby..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bom, eu digo que estudar uma linguagem nova nunca é demais... e é sempre bom expandir seus conhecimentos.. mas vá com calma amigo.

se você for fazer a ciências da computação, talvez no primeiro semestre você só estude matemática(pura). depois estudam C e C++ até o fim do curso.

Uma dica que lhe dou, estude bem uma linguagem antes de começar a aprender outra... pois o melhor não é ser bom em várias linguagens.. mas sim ótimo em uma. depois que aprender bem uma aí sim depois estuda outra...

lembre-se de outra coisa também, a maioria (senão todas), usam a mesma lógica... e algumas até tem sintaxe parecida.. como é o caso de java e C....

Link para o comentário

A faculdade não é nem de perto suficiente pra você ser nem razoavel em nada. São todas um lixo. Quer ser um bom profissional? estude por conta própria.

Concordo com o amigo dif.. fique muito bom em uma antes de partir para outra.. não há razão em saber várias linguagens se não dominar nenhuma..

Link para o comentário

Olá caro amigo, como o ditador chinês já diz:

"O melhor programador não é aquele que sabe programar em trocentas linguagens, mas sim aquele que realmente sabe programar bem na sua linguagem".

Também sou estudante, a linguagem do meu curso (Análise e desenvolvimento de sistemas) é C#, Java, mas o foco é C#.

Me veio a mesma dúvida, mas concluí que não preciso de duas linguagem diferentes para fazer a mesma coisa. Não sei seu foco para o mercado de trabalho, seria bom saber diversas linguagem, sim. Mas não adianta saber infinitas formas de fazer uma coisa se todos os modos são ineficientes.

Deixo aqui a minha opnião, se aprofunde em uma ou duas.

Link para o comentário

Mog, em partes eu discordo, sobre a faculdade, eu não diria que são um lixo, mas o que determina uma boa faculdade é a infraestrutura, professores qualificados... e etc. sim eu fiz faculdade, o senac.. é paga.. é sim, na época que estudei, já tinha uma infraestrutura boa, meus professores a maioria eram doutores com ótimos conhecimentos e boas metodologias de ensino... sim eu aprendi muito e sou grato.

Mas concordo contigo quando dizes que é estudar por fora é uma das melhores práticas. sim, todo meu tempo de faculdade eu estudei por fora também .. mas claro a linguagem que estava estudando na faculdade que no caso era php, e ainda hj vivo aprendendo coisas novas!

Enfim temos opiniões diferentes... mas em uma coisa somos iguais... o amor pela programação( pelo menos é o que eu acho :D )

abraço!

Link para o comentário

A faculdade não é nem de perto suficiente pra você ser nem razoavel em nada. São todas um lixo. Quer ser um bom profissional? estude por conta própria.

Concordo com o amigo dif.. fique muito bom em uma antes de partir para outra.. não há razão em saber várias linguagens se não dominar nenhuma..

Falou TUDO, porém é necessario fazer faculdade, e até fazer certificações da sua linguagem escolhida, se você foi competir com alguem e não tiver certificação, outro vai ter e é bem provavel que escolheram ele.

Link para o comentário

Mog, em partes eu discordo, sobre a faculdade, eu não diria que são um lixo, mas o que determina uma boa faculdade é a infraestrutura, professores qualificados... e etc. sim eu fiz faculdade, o senac.. é paga.. é sim, na época que estudei, já tinha uma infraestrutura boa, meus professores a maioria eram doutores com ótimos conhecimentos e boas metodologias de ensino... sim eu aprendi muito e sou grato.

Mas concordo contigo quando dizes que é estudar por fora é uma das melhores práticas. sim, todo meu tempo de faculdade eu estudei por fora também .. mas claro a linguagem que estava estudando na faculdade que no caso era php, e ainda hj vivo aprendendo coisas novas!

Acredito que você deu sorte de cair com bons professores.. faço uma das maiores/populares faculdades particulares e garanto que nenhum dos professores - independente do seu grau de instrução - passa conteúdo com qualidade para formar PROFISSIONAIS DE VERDADE. Se formar é fácil.. dizer que sabe programar também.. outra coisa é ser um BOM programador..

Enquanto os cursos continuarem ensinando a criar estrutura de banco de dado com siglas e underlines, MVC utilizando Java applet só porque acham que Java é a melhor coisa do mundo, nenhuma faculdade tá nem perto de ensinar o básico.

Conheço vários programadores e você foi o primeiro que me disse bem da faculdade.. acredito que a sua foi exceção :)

Respeito sua opnião mas mantenho a minha.. faculdade é só pra chefe burro que acha que importa alguma coisa..

Edit: E só pra completar.. a informática e internet mudam rápido demais.. em 2 anos o número de mudanças é absurdo.. ou seja, para um curso de 4 anos, na metade dele boa parte do que você aprendeu já é obsoleto..

Link para o comentário

Tudo que você disse, faz sentido e realmente é verdade, agora não discordo nada de ti! :)

realmente, eu não tenho o que dizer de minha faculdade, eu sempre fui muito crítico em relação a isso..

meus professores, eles eram a maioria doutores, mas acima de tudo eles sabiam ensinar. tudo que sei hj, foi graças a eles, pois eles souberam me instruir de uma forma que nunca tinha visto..

Acredito que a função deles não é nos ensinar tudo, mas sim nos encorajar para buscas nossas próprias respostas. No caso em específico do meu curso, análise e desenvolvimento de sistemas, eles me ensinaram o básico até o intermediário.. ou digamos o suficiente para eu conseguir caminhar com minhas próprias pernas!

Tornar-se um BOM programador, é independente da faculdade, tudo depende de nós mesmos.. a faculdade só dá um empurrãozinho, ensina coisas básicas e etc. :)

Sua opinião é tão valiosa quanto a minha, é assim que nós crescemos, trocando ideias.. sempre aprendemos com os outros, contigo não é diferente!

um grande abraço meu amigo!

Link para o comentário

A ideia do site era 'unir' os conteúdos das aulas/trabalhos/etc e mostrar pros alunos na prática um site HTML com um "bom" CSS validado. (Legal que eles usam <br />)

Esse site que postei foi me apresentado no meu primeiro semestre.. já estou indo para o 7° semestre (4º ano) e.. se naquela época o site deles já era defasado, o que dizer hoje em dia (3 anos depois - HTML5 no mercado, CSS3)..

Mas repito: isso NÃO é exclusividade da minha faculdade :P

Lamentável, né? :P

Edit: Lembrando que não estou julgando meus professores como pessoas. Mas, já que o mercado o faz, me sinto no direito de julgar o profissional deles. E, se dependesse de mim, não seriam professores.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...