Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ciências da Computação: Tenho que estudar por fora também?


Anderson27

Posts recomendados

Olá amigos, estou pensando em fazer faculdade para Ciencias da Computação, porém, pretendo a cada ano aprender pelo menos uma linguagem para poder pelo menos sair com uma base nas principais.. A pergunta é: A faculdade já é o suficiente ou é melhor estudar as linguagens por fora? obs: pretendo etudar na seguinte ordem: C, C++, Java, C#, PHP, Ruby..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá, bom, eu digo que estudar uma linguagem nova nunca é demais... e é sempre bom expandir seus conhecimentos.. mas vá com calma amigo.

se você for fazer a ciências da computação, talvez no primeiro semestre você só estude matemática(pura). depois estudam C e C++ até o fim do curso.

Uma dica que lhe dou, estude bem uma linguagem antes de começar a aprender outra... pois o melhor não é ser bom em várias linguagens.. mas sim ótimo em uma. depois que aprender bem uma aí sim depois estuda outra...

lembre-se de outra coisa também, a maioria (senão todas), usam a mesma lógica... e algumas até tem sintaxe parecida.. como é o caso de java e C....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A faculdade não é nem de perto suficiente pra você ser nem razoavel em nada. São todas um lixo. Quer ser um bom profissional? estude por conta própria.

Concordo com o amigo dif.. fique muito bom em uma antes de partir para outra.. não há razão em saber várias linguagens se não dominar nenhuma..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá caro amigo, como o ditador chinês já diz:

"O melhor programador não é aquele que sabe programar em trocentas linguagens, mas sim aquele que realmente sabe programar bem na sua linguagem".

Também sou estudante, a linguagem do meu curso (Análise e desenvolvimento de sistemas) é C#, Java, mas o foco é C#.

Me veio a mesma dúvida, mas concluí que não preciso de duas linguagem diferentes para fazer a mesma coisa. Não sei seu foco para o mercado de trabalho, seria bom saber diversas linguagem, sim. Mas não adianta saber infinitas formas de fazer uma coisa se todos os modos são ineficientes.

Deixo aqui a minha opnião, se aprofunde em uma ou duas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Mog, em partes eu discordo, sobre a faculdade, eu não diria que são um lixo, mas o que determina uma boa faculdade é a infraestrutura, professores qualificados... e etc. sim eu fiz faculdade, o senac.. é paga.. é sim, na época que estudei, já tinha uma infraestrutura boa, meus professores a maioria eram doutores com ótimos conhecimentos e boas metodologias de ensino... sim eu aprendi muito e sou grato.

Mas concordo contigo quando dizes que é estudar por fora é uma das melhores práticas. sim, todo meu tempo de faculdade eu estudei por fora também .. mas claro a linguagem que estava estudando na faculdade que no caso era php, e ainda hj vivo aprendendo coisas novas!

Enfim temos opiniões diferentes... mas em uma coisa somos iguais... o amor pela programação( pelo menos é o que eu acho :D )

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A faculdade não é nem de perto suficiente pra você ser nem razoavel em nada. São todas um lixo. Quer ser um bom profissional? estude por conta própria.

Concordo com o amigo dif.. fique muito bom em uma antes de partir para outra.. não há razão em saber várias linguagens se não dominar nenhuma..

Falou TUDO, porém é necessario fazer faculdade, e até fazer certificações da sua linguagem escolhida, se você foi competir com alguem e não tiver certificação, outro vai ter e é bem provavel que escolheram ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mog, em partes eu discordo, sobre a faculdade, eu não diria que são um lixo, mas o que determina uma boa faculdade é a infraestrutura, professores qualificados... e etc. sim eu fiz faculdade, o senac.. é paga.. é sim, na época que estudei, já tinha uma infraestrutura boa, meus professores a maioria eram doutores com ótimos conhecimentos e boas metodologias de ensino... sim eu aprendi muito e sou grato.

Mas concordo contigo quando dizes que é estudar por fora é uma das melhores práticas. sim, todo meu tempo de faculdade eu estudei por fora também .. mas claro a linguagem que estava estudando na faculdade que no caso era php, e ainda hj vivo aprendendo coisas novas!

Acredito que você deu sorte de cair com bons professores.. faço uma das maiores/populares faculdades particulares e garanto que nenhum dos professores - independente do seu grau de instrução - passa conteúdo com qualidade para formar PROFISSIONAIS DE VERDADE. Se formar é fácil.. dizer que sabe programar também.. outra coisa é ser um BOM programador..

Enquanto os cursos continuarem ensinando a criar estrutura de banco de dado com siglas e underlines, MVC utilizando Java applet só porque acham que Java é a melhor coisa do mundo, nenhuma faculdade tá nem perto de ensinar o básico.

Conheço vários programadores e você foi o primeiro que me disse bem da faculdade.. acredito que a sua foi exceção :)

Respeito sua opnião mas mantenho a minha.. faculdade é só pra chefe burro que acha que importa alguma coisa..

Edit: E só pra completar.. a informática e internet mudam rápido demais.. em 2 anos o número de mudanças é absurdo.. ou seja, para um curso de 4 anos, na metade dele boa parte do que você aprendeu já é obsoleto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tudo que você disse, faz sentido e realmente é verdade, agora não discordo nada de ti! :)

realmente, eu não tenho o que dizer de minha faculdade, eu sempre fui muito crítico em relação a isso..

meus professores, eles eram a maioria doutores, mas acima de tudo eles sabiam ensinar. tudo que sei hj, foi graças a eles, pois eles souberam me instruir de uma forma que nunca tinha visto..

Acredito que a função deles não é nos ensinar tudo, mas sim nos encorajar para buscas nossas próprias respostas. No caso em específico do meu curso, análise e desenvolvimento de sistemas, eles me ensinaram o básico até o intermediário.. ou digamos o suficiente para eu conseguir caminhar com minhas próprias pernas!

Tornar-se um BOM programador, é independente da faculdade, tudo depende de nós mesmos.. a faculdade só dá um empurrãozinho, ensina coisas básicas e etc. :)

Sua opinião é tão valiosa quanto a minha, é assim que nós crescemos, trocando ideias.. sempre aprendemos com os outros, contigo não é diferente!

um grande abraço meu amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Meu deus... desculpe ser franco... mas eles fizeram aquilo para testes né? só pode.. rsrsrs

Agora fiquei abismado... Um dos meus professores tinha um site. mas ele retirou do ar para reformular durante as férias dele. rsrsr

O resto nem se preocupava em ter um site.. rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A ideia do site era 'unir' os conteúdos das aulas/trabalhos/etc e mostrar pros alunos na prática um site HTML com um "bom" CSS validado. (Legal que eles usam <br />)

Esse site que postei foi me apresentado no meu primeiro semestre.. já estou indo para o 7° semestre (4º ano) e.. se naquela época o site deles já era defasado, o que dizer hoje em dia (3 anos depois - HTML5 no mercado, CSS3)..

Mas repito: isso NÃO é exclusividade da minha faculdade :P

Lamentável, né? :P

Edit: Lembrando que não estou julgando meus professores como pessoas. Mas, já que o mercado o faz, me sinto no direito de julgar o profissional deles. E, se dependesse de mim, não seriam professores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...