Ir ao conteúdo

Ordem do Boot não permanece

Imortalpro

Posts recomendados

Postado

Seguinte gente, meu notebook estava normal, daí um dia eu coloquei meu hd portátil e estava mexendo tranquilo, daí coloquei o pc pra desligar e não tirei o hd portátil, até aí ok, daí quando eu liguei o notebook novamente ele deu book pelo USB no caso no meu hd portátil, como ele não tinha SO instalado deu aquele erro de que a mídia estava com problema e tal, daí eu simplesmente reiniciei o pc sem o hd, daí deu a mesma mensagem, eu fui no menu da BIOS e troquei a ordem de boot, coloquei para iniciar primeiramente no HD, porém toda vez que eu reinicio o pc a ordem volta e fica por padrão a do USB primeiro e dá esse erro, isso me intrigou, daí eu fui procurar o arquivo BOOT.INI, como de costume no "C:\BOOT.INI" mas não achei, pesquisei e descobri que o win7 mudou isso desde o win XP, agora ele usa um arquivo BCD, daí eu fui no executar e abri o MSCONFIG e fui em Inicialização do Sistema, porém não tinha nada lá e não dava pra editar, nem criar.. isso me deixou mais intrigado ainda, daí eu fui em Propriedades do Meu Computador, Configuração Avançada do Sistema, em Inicialização e Recuperação eu cliquei em Configurações e na dropbox Sistema Operacional Padrão não tinha nada, daí eu deduzi que meu windows estava com problemas de boot.

Agora eu não sei como resolvo, eu pesquisei um pouco e achei um programa chamado EasyBCD, mas não sei usar ele..

Então decidi, vou colocar o CD do win7 e ir no prompt de reparação e dar fixmbr e fixboot, porém antes de fazer isso eu gostaria da recomendação de vocês, o que vocês acham que eu devo fazer? Como consertar isso? Pelo que eu percebi é algo bem simples, me ajudem?

Eu pensei em resetar a BIOS, mas também não sei se vai resolver..

Bom, aguardo sugestões.

• Membro VIP
Postado

Ao alterar qualquer opção na BIOS, antes de sair, tem que salvar esta alteração. O 1º Boot tem ser o HD. Geralmente aperta tecla F10, aparece uma caixa, perguntando se deseja salvar, opte Y (sim) e enter. Cada placa mãe pela marca costuma ter pequenas diferenças nestes itens, mas, o padrão é sempre igual.

Pode tentar no caso reparar o sistema de arquivos e dados no HD principal: Em iniciar, executar, digite cmd e enter, na tela DOS digite chkdsk /f /r e enter (Espaço antes das letras). Escaneia e corrigi falhas. Abaixo costuma aparecer tipo: Este volume está sendo usado por outro programa, deseja agendar no próximo reiniciar ? Digite S (Sim) e enter. Reinicie o PC, aguarde a verificação.

Postado

Eu tenho dois hds externos conectados ao pc e não acontece nada ao desligar, verifique as configurações de boot, as prioridades de incialização, etc, se continuar ocorrendo isso, o melhor é resetar a bios, retirando a bateria da placa mãe, acho que não é o caso de refazer a mbr nem o setor de bios, isso normalmente é necessário em uma instalação mal sucedida ou abortada.

Ps: Se precisar dar boot por outro dispositivo que não seja o hd do pc, acione o gerenciador de boot, normalmente PF8 ou PF12, assim não precisa ficar mudando na bios.

Postado
Ao alterar qualquer opção na BIOS, antes de sair, tem que salvar esta alteração. O 1º Boot tem ser o HD. Geralmente aperta tecla F10, aparece uma caixa, perguntando se deseja salvar, opte Y (sim) e enter. Cada placa mãe pela marca costuma ter pequenas diferenças nestes itens, mas, o padrão é sempre igual.

Pode tentar no caso reparar o sistema de arquivos e dados no HD principal: Em iniciar, executar, digite cmd e enter, na tela DOS digite chkdsk /f /r e enter (Espaço antes das letras). Escaneia e corrigi falhas. Abaixo costuma aparecer tipo: Este volume está sendo usado por outro programa, deseja agendar no próximo reiniciar ? Digite S (Sim) e enter. Reinicie o PC, aguarde a verificação.

Cara, eu sei que tem que salvar, eu inseri o CD do windows e dei todos os comandos de reparo de boot e mesmo assim não resolveu, eu formatei o pc de novo, e mesmo depois disso ainda está com problema, eu não sei como editar o arquivo de boot do win7, eu estou querendo resetar a BIOS, dar um clearCMOLS mas não sei se vai resolver...

Eu tenho dois hds externos conectados ao pc e não acontece nada ao desligar, verifique as configurações de boot, as prioridades de incialização, etc, se continuar ocorrendo isso, o melhor é resetar a bios, retirando a bateria da placa mãe, acho que não é o caso de refazer a mbr nem o setor de bios, isso normalmente é necessário em uma instalação mal sucedida ou abortada.

Ps: Se precisar dar boot por outro dispositivo que não seja o hd do pc, acione o gerenciador de boot, normalmente PF8 ou PF12, assim não precisa ficar mudando na bios.

O problema é que quando eu aciono esse gerenciador, a opção do HD não aparece, eu tenho que ir no SETUP da BIOS e ativar o HD para a escolha, e depois que o pc é desligado isso se torna necessário novamente...

Obrigado pela ajuda

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!