Ir ao conteúdo

Controlador para fans

ropesca

Posts recomendados

Postado

você quer um pra controla a velocidade do fan?

tipo pra aumentar você tem q ligar um potenciometro em paralelo para diminuir a resistência q a corrente elétrica encontra e para diminuir a velocidade você tem q ligar um potenciômetro em série pra ele aumentar a resistência elétrica, é +/- isso. mas espere a opinião dos outros membros, posso estar errado ok.

• Membro VIP
Postado

Alex, é o contrário.

você tem que ligar em série para aumentar a resistência e ai diminuir a tensão que vai para o motor da ventoinha.

ropesca, use um potenciometro de fio de 50 Ohms de 4W que se ajusta a quase todos os coolers barulhentos. Já fiz para Volcano 6Cu+ e GlobalWin WBK38 (com ventoinha Delta Black). Fica muito bom.

Postado

Eu não usaria o potenciômetro de fio por um motivo simples: preço. Da última vez que procurei, me pediram os olhos da cara. Mas se quiser usar, use o que o Sledgehammer recomendou. Um detalhe, você pode comprar um com dissipação maior (10W, por exemplo), mas não menor, porque ele irá aquecer prá burro (afinal, o potenciômetro que dissipar em forma de calor a potência que o cooler não irá receber).

Eu acho que sai mais barato (e é mais confiável) montar o controlador que o outro moço indicou.

E ele tem razão, NÃO aterre o dissipador do CI, porque ele é ligado internamente ao pino central.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...