Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda para Formulas Excel


Marcos Conrado

Posts recomendados

Olá amigos,

Fiz uma planilha com varias abas com nome de mesa01, mesa02, mesa03, mesa04, mesa05 (abria varias abas conforme a necessidade de controlar e atender as mesas dos clientes) me servi de comando, não controlava nada, somente as despesas de cliente, onde ao lado ocultei uma tabela contendo o código do produto, a descrição do produto e o valor unitário do produto. Quando digitava um produto pelo código, o Excel buscava nesta tabela oculta, a descrição do produto e o valor. Bastava somente eu digitar o código e a quantidade e automaticamente aparecia à descrição do produto e o total.

Veja abaixo o comando, quando um cliente pagava a conta, simplesmente apagava o código e a quantidade e começava de novo. Nesta aba tem uma formula =SE no código e no preço unitário, para buscar informação da tabela oculta.

Usei as seguintes formulas

Para Descrição =SE(ÉERROS(PROCV(A9;N:P;2;FALSO));"";PROCV(A9;N:P;2;FALSO))

Para Preço Unitário =SE(ÉERROS(PROCV(A9;N:P;3;FALSO));"";PROCV(A9;N:P;3;FALSO))

Para Preço Total =SE(ÉERROS(G9*F9);"";G9*F9)

CODIGO DESCRIÇÃO PREÇO UNIT: QUANTIDADE PREÇO TOTAL

1 CERVEJA CRISTAL - GARRAFA 600 ml R$ 2,00 2 R$ 4,00

A tabela que ficava oculta tem mais de 100 itens cadastrado no código (Esses produtos e preços abaixo são fictícios somente para testar, sem prejudicar o original)

CODIGO DESCRIÇÃO PREÇO UNIT:

1 CERVEJA CRISTAL - GARRAFA 600 ml 2,00

2 CERVEJA CRISTAL - LATÃO 473 ml 2,00

3 CERVEJA CRISTAL - LATA 350 ml 2,50

4 CERVEJA CRISTAL - LATINHA - 269 ml 3,00

5 CERVEJA CRISTAL - LONG NECK - 355 ml 3,50

6 CERVEJA CRISTAL - LONG NECK - 250 ml 3,50

7 CERVEJA CRISTAL - MALZBIER GARRAFA - 600 ml 3,50

8 CERVEJA CRISTAL - MALZBIER LONG NECK - 355 ml 2,00

9 CERVEJA CRISTAL - MALZBIER LATA - 350 ml 2,00

10 CERVEJA ITAIPAVA - LITRÃO 1000 ml 2,00

Muito bem, resolvi querer controlar o estoque. Ai deu zebra... Criei uma aba com o nome de ENTRADA, na mesma planilha, na frente das abas mesa01, mesa02, etc. veja abaixo.

Nesta aba ENTRADA, não tem formula nenhuma, somente digito a quantidade em unidade das mercadorias que compro

Codigo Descrição do Produto Quantidade Data Documento

1 CERVEJA CRISTAL - GARRAFA 600 ml 120

2 CERVEJA CRISTAL - LATÃO 473 ml 100

3 CERVEJA CRISTAL - LATA 350 ml 100

4 CERVEJA CRISTAL - LATINHA - 269 ml 100

5 CERVEJA CRISTAL - LONG NECK - 355 ml 100

6 CERVEJA CRISTAL - LONG NECK - 250 ml 100

7 CERVEJA CRISTAL - MALZBIER GARRAFA - 600 ml 100

8 CERVEJA CRISTAL - MALZBIER LONG NECK - 355 ml 100

9 CERVEJA CRISTAL - MALZBIER LATA - 350 ml 100

10 CERVEJA ITAIPAVA - LITRÃO 1000 ml 100

.

Na aba seguinte dei o nome de ESTOQUE, basicamente são as mesmas colunas, só que com colunas com formulas. A coluna da ENTRADA busca informação da aba ENTRADA. A coluna da SAÍDA busca da aba mesa01, mesa02, quando digito a quantidade. E a coluna ATUAL é a subtração da coluna ENTRADA e SAÍDA, é o saldo do estoque.

Para Quantidade =SOMASE(ENTRADA!$A$3:$A$20;ESTOQUE!A3:A22;ENTRADA!$C$3:$C$20)

Para Saída =SOMASE(MESA01!$A$3:$A$22;ESTOQUE!A3:A22;MESA01!$G$3:$G$22)

Para Saldo Estoque =C3-D3

Controle de Estoque

Cod prod Descrição do Produto Entradas Saídas Saldo Estoque

1 CERVEJA CRISTAL - GARRAFA 600 ml 120 2 118

2 CERVEJA CRISTAL - LATÃO 473 ml 100 0 100

3 CERVEJA CRISTAL - LATA 350 ml 100 0 100

4 CERVEJA CRISTAL - LATINHA - 269 ml 100 0 100

5 CERVEJA CRISTAL - LONG NECK - 355 ml 100 0 100

6 CERVEJA CRISTAL - LONG NECK - 250 ml 100 0 100

7 CERVEJA CRISTAL - MALZBIER GARRAFA - 600 ml 100 0 100

8 CERVEJA CRISTAL - MALZBIER LONG NECK - 355 ml 100 0 100

9 CERVEJA CRISTAL - MALZBIER LATA - 350 ml 100 0 100

10 CERVEJA ITAIPAVA - LITRÃO 1000 ml 100 0 100

Amigos consegui chegar até aqui pesquisando na internet, não entendo muito de Excel e formula. Baseado neste pouco conhecimento, que deu zebra.

Não consigo fazer que a aba ESTOQUE de baixa nos produtos, quando digitado em todas as abas de mesa01, mesa02, mesa03, na coluna de quantidade das abas. Só consegui na aba mesa01, mas quando apago a quantidade, após o cliente pagar a conta, automaticamente retorna a quantidade para o estoque, não subtrai da coluna SAÍDA da aba ESTOQUE. Não consigo fazer a formula para subtrair das abas dos comandos e que automaticamente de baixa na aba ESTOQUE. Reparei de ultima hora, que quando lanço uma quantidade de produto na aba ENTRADA, ele não soma na aba ESTOQUE, faz é apagar o que estava e aparece o que digitei sem somar, o certo era pegar a entrada e somar com que já esta no estoque. Será que da para colocar senha na aba ENTRADA E ESTOQUE para ninguém alterar a quantidade dos produtos, somente eu ter acesso as abas.

Posso enviar a planilha para quem se interessar me ajudar, só enviar o e-mail.

Espero ter ajuda de turma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos, se quiser verificar um arquivo feito pelo 'Jeff' com a finalidade de efetuar lançamentos e apurar totais por mesas, veja no link abaixo. Me parece que o 'Jeff' tem algo pronto ou quase pronto para controle de estoque conjugado com entradas e saídas.

Se precisar algum ajuste, complemento no arquivo, sugiro que passe uma Mensagem Privada para ele. Clique no nome e escolha enviar mensagem privada. É sangue bom e vai te ajudar.

ESTÁDIO + LIBERTADORES + CHORA PORCO + MUNDIAL... ainda bem que o mundo vai acabar no próximo dia 21... não aguentamos mais tanta comemoração!... É nóis...VAI CORINTHIANS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pessoal,

Me desculpe, sou novo no clube e não sei quem é quem... estou meio perdido em usar o fórum... só sei que estou doido para ver essa planilha funcionando... Já fiz varias pesquisa na internet e o ultimo recurso é aqui no clube, preciso de uma luz... como enviar o tópico para o JEFFSILVEIRA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos.

Mandei uma mensagem privada aqui do fórum para o Jeff com o link para este seu tópico. Ele será notificado por e-mail e provavelmente entrará em contato amanhã ou terça. Faz alguns dias que ele não aparece aqui... com certeza foi a Yokohama, via Nova Iorque ...

Caso você ainda não tenha conseguido visualizar o arquivo que eu sugeri, faça o que o Patropi sugeriu acima para acessá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal!

Caramba, estou falado por aqui hein, kkk! Depois do Mundial fica difícil acessar o fórum, hehe.

Marcos, no link que o grande mestre Osvaldo passou tem uma planilha simples e funcional, tente baixar e ver se funciona.

Ainda assim, poste um exemplo de sua planilha. Upe em sendspace.com e poste o link aqui.

Hoje estou sem muito tempo, mas até amanhã de manhã dou a atenção devida.

Abração.

25 jeffs por aqui, ulalá!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia 26º Jeff,

Espero que seja o Jeff certo... Se esta falado, é por que você resolve...Acho que agora vai dar certo. Quando você analisar minha planilha, vai entender por que estou insistindo em fazer funcionar. Segue abaixo o link.. Ficarei na expectativa

http://www.sendspace.com/file/zmv2v1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos, você chegou a ver a planilha que fiz e o Osvaldo mencionou?

Link direto:

http://www.sendspace.com/file/geqooz

A única diferença é que não tem um controle de estoque como parece que você precisa. Veja se o layout é interessante para você e quais os ajustes que necessitam ser feitos.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeff, analisei a sua indicação da planilha, não me atende, é boa, mas vou tentar fazer rodar a minha planilha. Agradeço a todos, Osvaldo, Patropi e a você Jeff pela ajuda. O Clube do Hardware esta de parabéns pela atenção com aqueles que como eu, são leigo na informatica. Pode fechar esse tópico... e mais uma vez Parabéns e muito obrigado... Um Feliz Natal a Família Hardware... Até outra oportunidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos.

Sugeri o arquivo do Jeff porque ele apresenta alguns recursos bem interessantes. Mas precisaria adaptações para o seu caso.

Se você quiser e puder aguardar mais um pouco, hoje ainda ou amanhã cedo coloco o seu arquivo com algumas sugestões para resolver as suas pendências de controlar o estoque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!