Ir ao conteúdo

duvidas melhor memoria para A890GXM-AU (V1.0)

Felipe Augusto

Posts recomendados

Postado

Boa pessoal

Estou fazendo um upgrade no pc, minha placa-mãe é A890GXM-AU (V1.0)

onde as especificações sobre memoria são:

º Dual-channel DDR3 memory architecture

º 4 x 240-pin DDR3 DIMM socket support up to 32 GB

º Support DDR3 up to 1800(OC)/1600(OC)/1333/1066 DDR3 SDRAM

º *(Due to the DRAM maximum size is 4GB at present, the memory maximum size we have tested is 16GB)

º *(Due to AMD CPU spec limitation, memory OC figure (1600+) is not guaranteed, please refer to Memory QVL for more information)

Due to the operating system limitation, the actual memory size may be less than 4GB for the reservation for system usage under Windows® 32-bit OS.

For Windows® 64-bit OS with 64-bit CPU, there is no such limitation

posso gastar até R$ 250,00 em memoria, minha unica preocupação é que,

É comum encontrar boas memorias que sejam 1600 e nessa placa só funcionaria com OC, se eu utilizar essas memorias elas teriam um tempo de vida muito reduzido?

para utilizar memorias 1600 seria necessário alguma configuração avançada ou apenas encaixar as memorias?

o pc é para jogos, alguma recomendação de memoria ram? trocar placa-mãe não encaixa no orçamento do momento

obs: como o valor max é de até R$ 250,00 espero uma recomendação de 8gb de ram

Postado

Boa tarde!

1° Se a placa suporta tal velocidade e as memórias também, eu diria que não, não diminiu a vida útil de ambas.

2° Não basta encaixar! voce vai precisar fazer alterações no BIOS. Ao encaixar ela vai rodar a 1333Mhz. Agora não posso te mandar imagens, mais é simples. Você tem que verificar também a tensão em que ela trabalha(as memórias), e dependendo do caso precisará aumentar a mesma.

Qualquer coisa te mando imagens quando chegar em casa.

3º IMPORTANTE: como você pode ver em minha assinatura tenho a mesma mobo que você, e apesar de eu não ter especificado, aminha também é 1.0.

Então por pior que possa ser eu aconselho a comprar memórias "homologadas" pela ECS, testadas na placa mãe. Aconselho isso pois adquiri a memória KHX1600C8AD3K2/4GX

HyperX da kingston e infelizmente não ficou estavel rodando a 1600Mhz, nem com as latências 8-8-8-24 que a memória suporta e nem a 9-9-9-X(não lembro o ultimo valor) das memórias genéricas.

Postado

muito obrigado por sua ajuda, ja estamos acabando, com base nesse link "lista"

encontrei essa memoria que me chamou atenção

Memória Kingston Hyper X 8GB (2X4GB) 1600Mhz DDR3 PC12800 CL9 DIMM KHX1600C9D3T1K2/8GX

ela é 1600 então significa que vou ter q fazer um oc, será q você pode me ensinar como eu vou fazer isso? ( fazendo esse oc minha memoria ram vai durar pelo menos 2 anos xD ? quando fiz um curso de informatica sempre colocaram muito medo sobre OC)

obs: eu posso comprar 2 dessa que funciona? tenho 4slots de 240pin

Postado

Memória Kingston Hyper X 8GB (2X4GB) 1600Mhz DDR3 PC12800 CL9 DIMM KHX1600C9D3T1K2/8GX

ela é 1600 então significa que vou ter q fazer um oc, será q você pode me ensinar como eu vou fazer isso? ( fazendo esse oc minha memoria ram vai durar pelo menos 2 anos xD ? quando fiz um curso de informatica sempre colocaram muito medo sobre OC)

Memória de 1333MHz, veja as especificações do fabricante:

http://www.kingston.com/datasheets/KHX1600C9D3T1K2_8GX.pdf

As listadas acima realmente são de 1600MHz.

Postado

Vamos lá, sim terá que fazer OC. Peço desculpas, pois não tive tempo de postar imagens do BIOS, vou tentar fazer isso hoje. A respeito da vida util não é possivel saber o tempo de vida da memória. Mais Pode durar muitos anos sim! As minhas, que a pesar de não terem ficado estáveis a 1600Mhz estão ai até hoje. (comprei elas com a mobo em 2010).

Pode sim, pode utilizar os 4 slots de memória sem problemas.

De fato o OC não deve ser feito sem nenhum conhecimento! Mais nesse caso é diferente, é um overclock "autorizado" se é que me entende. Tando a memória quanto a mobo já foram testadas trabalhando desta forma.....

Postado

Controlador de Memórias AMD já são projetados para rodar a 1600MHz, não fora acionado tal velocidade por não ter módulos DDR3 1600MHz homologados pela JEDEC na época do lançamento. O mesmo ocorre hoje com a linha FX, apesar de o controlador suportar 1866MHz nativamente, não encontramos módulos com tal velocidade homologados pela JEDEC.

Postado
Controlador de Memórias AMD já são projetados para rodar a 1600MHz, não fora acionado tal velocidade por não ter módulos DDR3 1600MHz homologados pela JEDEC na época do lançamento. O mesmo ocorre hoje com a linha FX, apesar de o controlador suportar 1866MHz nativamente, não encontramos módulos com tal velocidade homologados pela JEDEC.

Fala Jonny! Essa informação está correta? Não muda muito para o amigo Felipe. Mais eu sempre soube que esta limitação "1333Mhz" se deve por conta do controlador... Após ver esas informações busquei até bisquei na AMD, mais não achei nada. Só informa que o controlador de memória dos phenom II x4 trabalham a 1333.... Gostaria que você publicasse alguma fonte dessa informação até para que eu me atualize! Grato!

Postado
Fala Jonny! Essa informação está correta?

Essa pergunta não dar pra ser respondida sem ser má criado:D

Não muda muito para o amigo Felipe. Mais eu sempre soube que esta limitação "1333Mhz" se deve por conta do controlador... Após ver esas informações busquei até bisquei na AMD, mais não achei nada. Só informa que o controlador de memória dos phenom II x4 trabalham a 1333.... Gostaria que você publicasse alguma fonte dessa informação até para que eu me atualize! Grato!

Todo AM3 já vem com o multiplicador "x8" desbloqueado pela própria AMD, veja mais neste tópico.

A formação de clock para as memórias no AM3 ocorrem da seguinte forma:

É preciso um chip(PLL) gerado de clock pra impulsionar o sistema.

Este chip eleva o "clock base" antigamente conhecido por FSB, para 200MHz

Com o Clock Base em 200MHz (Nativo) o post lerá o SPD (chip EPROM que guarda as tabelas de tempo e a informação da tensão, além da frequência de operação da célula), e depois ajusta o multiplicador de clock do Controlador de Memórias para frequência máxima que o módulo trabalha, se esse trabalhar numa frequência acima dos 1333MHz, o Controlador de Memórias passa a ser o limitante e quem ditará a frequência que o módulo deve funcionar. Se o módulo não aguentar 1333MHz, este passa a ser o limitante e o Controlador é que passa a trabalhar em Down-Clock.

As frequências de operação dos módulos vão de 100 a pouco mais de 200MHz, segundo a JEDEC.

No caso dos AM3, se todos os clock estiverem em Stock, Clock Base, Controlador e Memórias, teremos 200 x 6,66 = 166,66MHz ou 1333MHz de clock nas Memórias.

Como disse, todo AM3 pode trabalhar em Stock em 1600MHz, ou seja ( 200 x 8 = 200MHz ou 1600MHz) "Porém, é preciso ajustar o multiplicador do Controlador, manualmente via Setup"

Módulos como os citados acima, se ajustado o controlador para "x8", todo o sistema continuará em Stock, sem Overclock.

Postado

obrigado os 2 pela ajuda

vou pegar 2 Memória Kingston Hyper X 8GB (2X4GB) 1600Mhz DDR3 PC12800 CL9 DIMM KHX1600C9D3T1K2/8GX

só vou esperar um poquinho pra comprar porque pedi 1 placa de video na ka*bum e está 3 dias atrasados =/ fui o sortudo a me f*der

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...