Ir ao conteúdo

Preciso de algumas dicas para o início de meu projeto

vitorfernandesli

Posts recomendados

Postado

Estou iniciando dois projetos que deverão andar paralelamente, por isso venho a vocês, solicitar ajuda no sentido de escolha de linguagem a se usar e de outras dúvidas que julgo serem simples para vocês.

Sou um analista financeiro, e tenho dois projetos em fase inicial. Na verdade dois WebSites.

- Um deles funcionará como uma agenda, para diversos estabelecimentos diferentes, onde o cliente marca o horário desejado e a área desejada (dentre outras opções)...

- O outro, será como um intermediador, o cliente terá um cadastro (a princípio anônimo) onde exporá suas intenções de compra; O vendedor poderá ver os clientes em potencial e dar início a negociação. Seria como uma licitação online.

A algum tempo, comecei a trabalhar em websites, apenas por hobby. Fiz um site simples para a igreja que frequentava, nada de mais, apenas textos, imagens e um simples formulário de envio de e-mail e busca no site. Usei apenas HTML, os formulários havia copiado de sites didáticos sobre o assunto e revistas do gênero.

Não pretendo me tornar um programador, mas como em meu orçamento não cabe o salário de um programador, pretendo estudar um pouco de PHP ou outra linguagem que poderia ser melhor na minha situação, para dar continuidade a meus projetos.

Gostaria de saber se consigo em pouco tempo e com a ajuda de programas, colocar em atividade esses dois sites. Pensando apenas no lado da programação (visto que o design já tenho dado uns pequenos passos), quais programas devo usar para me auxiliar??

Postado

Olá Vitor, tudo bem?

Bom, é uma pena que não tenha no orçamento recurso suficiente para contratar alguém da área. Isso com certeza evitaria muita dor de cabeça futura com seus sistemas.

Pois bem, como você diz que não pretende gastar com isso, tem algumas coisas que pode fazer. Para a programação do seu sistema, você pode estudar PHP. Veja, não se engane com essa linguagem! Apesar de mal vista (já foi pior, acredite) devido aos programadores "sobrinhos" que soltam muita porcaria por aí, é uma linguagem muito poderosa, com recursos avançados de orientação a objetos, entre outros. O problema é que você não vai conseguir evoluir muito se não entrar a fundo em conceitos de programação. Você vai ficar no copy/paste de códigos da internet, e seu sistema dificilmente atenderá o cliente a contento caso você não saiba o que está fazendo.

Tem que dar uma estudada em Javascript também, para fazer a programação no lado cliente. Para facilitar um pouco sua vida, pode estudar uma biblioteca como jQuery, que vai abstrair muita coisa pra você (como compatibilidade entre browsers, etc) e vai proporcionar muita coisa pronta (plugin jQuery fullCalendar ajuda muito com o item 1 do seu sistema).

Provavelmente terá que dar uma estudada em algum Banco de Dados que será utilizado pela aplicação, entre outras coisas.

Infelizmente, como havia dito, se não estudar bastante e não souber bem o que está fazendo, seu sistema dificilmente será finalizado, e caso for vai ser muito difícil evoluí-lo e dar manutenção no mesmo. Se quiser um conselho, veja pelo lado do custo/benefício: compensa pagar para alguém da área desenvolver o sistema de acordo com o que você quer do que ter um programa meia-boca, que deixará seus clientes insatisfeitos.

Abraços.

• 4 semanas depois...
Postado

Cara lhe recomendo o Visual Basic.

Você aprende fácil e tem bastante tutoriais na internet. Esta linguagem tem poder, você nem vai precisar ficar programando interface gráfica e tudo com arrastar os componentes. E também tem um menu de propriedades e eventos que facilita muito as coisas.

E cm esta linguagem que são feito a maioria dos programas com banco de dados

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!