Ir ao conteúdo

Recuperação UEFI

honorio55

Posts recomendados

Postado

Salve Galera, preciso de uma ajudinha com um problema cabeludo que me ocorreu aqui.

Há pouco tempo, adquiri um notebook acer aspire e1-571, ele veio com windows 8, mas como eu nunca havia utilizado e eu precisava do note para trabalho, resolvi meter a borracha e instalar o windows 7, no meu trabalho utilizo muitos programas específicos para programação de centrais telefônicas da siemens, fiquei com medo de dar alguma incompatibilidade dos programas e principalmente com a versão do java, então passei o rodo no windows 8.

Depois da poeira baixar, eu comecei a utilizar o win8 e percebi que não tinha tanta incompatibilidade como eu pensava. Resumindo, com a formatação, lá se foi o UEFI também, agora adquiri o windows 8 novamente e quero instalá-lo como UEFI e não na Legacy-BIOS. Alguém pode me dar alguma informação de como eu faço isso? Um passo-a-passo seria legal.

Infos Adicionais:

Quando entro na bios e mudo para UEFI o sistema me informa que não há dispositivos UEFI, é uma partição do HD que tem que ser com um sistema de arquivos diferente? Não entendo muito desse assunto, qualquer ajuda é bem vinda.

Obrigado.

Postado

Bom eu fiz esta instalação em desktop para aproveitar melhor os recursos do fast boot e secure boot, mas deve ser a mesmo no note. Depois de acertar a UEFI basta colocar uma mídia compatível para ser reconhecida - no caso o DVD do Windows 8, mas é bom colocar a mídia antes de entrar no UEFI. Depois acho que é mais ou menos a mesma coisa. No meu caso:

- inicialmente instalei sem saber muito dessas coisas, então foi com o CSM em auto, e meu SSD foi formatado com MBR.

- não foi possível desativar totalmente o CSM aqui, então alterei de auto para enable e configurei as opções disponíveis para dar prioridade a drivers UEFI (vídeo, rede, etc). De quebra ativei o fast boot e o secure boot.

- com o UEFI devidamente configurado, durante a instalação avançada o Windows 8 já formatou o SSD em GPT (fiquei meio na dúvida na hora pois não apareceu nenhuma opção de formato). E o resto da instalação correu sem diferenças com relação ao CSM em auto.

A única coisa é que com o secure boot parece não ser possível inicializar a partir de um DVD ou pendrive que não esteja em GPT (ou um formato compatível). Isso impede o uso de programas como o Norton Ghost - que usava para fazer a imagem do HD. Agora estou usando o programa nativo do Windows para fazer isso...

[]s Daniel

Postado

Show de bola Daniel, sua ajuda foi de grande valia. Na verdade foi mais fácil que eu estava pensando, peguei o gerenciador de instalação do windows 8, quando executado ele pegunta se você quer instalar direto, gravar em uma unidade flash ou DVD, escolhi a opção de flash e ele montou certinho, ativei o UEFI na bios e quando reiniciou ele já reconheceu o pendrive.

O único porém é que minha licença do windows 8 é apenas para atualização, então quando tentei instalar com o pendrive, a instalação já me reportou um erro dizendo que a minha licença está incorreta para o tipo de instalação.

Então, se eu quiser instalar com UEFI vou ter que fazer isso com o windows 7 e depois atualizar para o windows 8, estou correto?

Creio que não tenha mais nenhuma forma de fazer este procedimento muito diferente disso...

Alguém se habilita?

Postado

Você está instalando a partir do seven? Neste caso não deveria dar este tipo de problema pois mesmo na versão de atualização é possível fazer uma instalação do zero (se bem que eu não testei nessa situação, mbr para uefi).

Se você estiver instalando o pro a partir do 8 pré instalado no notebook, o certo seria fazer a atualização de dentro do próprio Windows. Eu fiz assim no meu vaio duo e paguei uns R$140, mais caro que a versão download, mas mais barato que a versão "na caixinha".

[]s Daniel

Postado
Você está instalando a partir do seven? Neste caso não deveria dar este tipo de problema pois mesmo na versão de atualização é possível fazer uma instalação do zero (se bem que eu não testei nessa situação, mbr para uefi).

Se você estiver instalando o pro a partir do 8 pré instalado no notebook, o certo seria fazer a atualização de dentro do próprio Windows. Eu fiz assim no meu vaio duo e paguei uns R$140, mais caro que a versão download, mas mais barato que a versão "na caixinha".

[]s Daniel

Pois é, isso é o correto, porém, não consigo alterar a opção de MBR pra UEFI, porque para isso, preciso ativar a opção dentro da bios, e se eu ativar eu não consigo entrar no sistema... vou tentar fazer o procedimento de instalação do windows 7 com UEFI e depois atualizar pro win 8 pro pra ver se rola, aproveitar que não tenho muita coisa pesada no note ainda aí não preciso esquentar a cabeça com backup. Hj à noite vou fazer isso, depois posto se deu certo....

valeu.

Postado

Bom povo, não querendo floodar mas já floodando,,,

Consegui fazer o procedimento, não fiz com o Windows 7 porque não consegui, o que eu fiz foi instalar um Windows 8 genérico que não precisa de key para instalação, joguei ele para um pendrive e instalei em UEFI, já dentro do Windows 8 genérico rodei a atualização do Windows 8 pro referente à minha chave de ativação...

Daniel, valeu mesmo pela ajuda...

Moderadores, se quiserem trancar o tópico fiquem à vontade.

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!